-->
  • Análise e resultados dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014 - Classificatórias


    Hoje terminou a fase classificatória dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014. Nessa competição não acontece a final por equipes. Cada país é representado apenas por um ginasta em cada categoria. Portanto, temos apenas as finais individual geral e por aparelhos.

    Como todos sabem, os representantes brasileiros foram Lucas Cardoso e Flávia Saraiva. As classificatórias masculinas terminaram ontem e as femininas terminaram hoje. Flávia Saraiva conseguiu se classificar para três finais enquanto a participação de Lucas Cardoso já encerrou.

    A participação de Lucas reflete uma fase delicada dos ginastas juvenis do Brasil. O ginasta não se classificou para nenhuma final nessa edição dos Jogos. A última geração juvenil masculina revelou grandes destaques como Sérgio Sasaki, Petrix Barbosa e, por último, Caio Souza e Arthur Nory. A seleção, com esses quatro nomes, conquistou o Campeonato Pan-Americano Juvenil de 2009. Desde então, a seleção masculina juvenil subiu ao pódio do Pan apenas esse ano, ficando em segundo lugar mas 10 pontos atrás do primeiro colocado. Muito atenção está sendo dada aos ginastas adultos, que nunca estiveram tão bem, mas fica a impressão de que aos juvenis estão meio largados.

    Ao mesmo tempo, parece que a maturidade dos nossos juvenis está chegando um pouco mais tarde. O pico de rendimento dos ginastas é naturalmente um pouco mais tarde do que das ginastas.Se analisarmos Arthur Nory em sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, ele entrou apenas para a final de salto sobre a mesa. 3 anos depois ele foi finalista do individual geral do Campeonato Mundial de 2013, ficando em 17º lugar com queda no cavalo com alças. Outro bom exemplo é Lucas Bittencourt, que chegou na categoria adulta sem grande expressão e hoje é considerado fundamental na equipe adulta. Ângelo Assumpção também começou a mostrar resultados recentemente.

    Com isso fica a ideia de que os ginastas juvenis masculinos ainda podem ser trabalhados e alcançar bons resultados no futuro, mesmo sem bons resultados na categoria atual. Lucas Cardoso é um ginasta talentoso e com séries bem limpas. Com certeza ainda tem muito a aprender e melhorar.

    O destaque da competição masculina ficou com o ginasta britânico Giarnni Regini-Moran. A Grã-Bretanha está muito forte no cenário internacional da ginástica masculina, em todas as categorias. Um trabalho de base excelente está sendo feito e os juvenis estão conquistando a maioria dos títulos disputados na Europa. Moran se classificou para todas as finais, exceto argolas. Foi 1º no individual geral, salto, solo e paralela. O russo Nikita Nargonyy e o húngaro Botond Kardos também serão grandes destaques até o fim dos jogos.

    No feminino, Flávia Saraiva fez o que pode. Ao contrário do masculino, Flávia demonstrou a boa fase da ginástica juvenil feminina do Brasil. Na última edição dos Jogos contamos com Harumy de Freitas, que nem sequer tinha uma reserva. Esse ano, Rebeca Andrade era a selecionada para competir, e todos sabem que ela faria isso muito bem, com chances reais de trazer 3 ouros para o Brasil. Dada a lesão no dedinho do pé, Rebeca teve que ser substituída. E tinha uma substituta à altura!

    Flávia não mostrou todos os upgrades que vem treinando, mas mesmo assim ficou bem classificada. Conseguiu se classificar para a final do individual geral (6º), trave (5º, com uma queda) e solo (1º). A ginasta não apresentou dois saltos para tentar uma final e na paralela terminou em 9º, ficando como a primeira reserva. Flávia tem chances reais de conseguir uma medalha em todas as finais dos Jogos, mas para isso precisa acertar as séries: na trave ela teve uma queda e no solo teve sua nota de partida diminuída devido a pequenos erros de finalização de movimentos com giros.

    Em 2010, o grande nome dos Jogos Olímpicos foi Victoria Komova. Nesse ano as finais estão bem disputadas e não dá para prever quem irá ser a melhor ginasta dos Jogos. Cada ginasta que competiu apresenta suas particularidades, pontos altos e inconsistências. Vai vencer quem errar menos.

    Confira os resultados completos: http://gymnasticsresults.com/olympics/2014yog/nanjing.html
  • You might also like

    Um comentário:

    1. Uma pena a queda da Flávia, ela iria ser primeira e entraria com mais confiança. No mais, acho que ela precisa salta DTY pra poder garantir uma medalha, porque a paralela ta com uma nota bem fraca. Torcendo muito pra que ela brilhe !

      ResponderExcluir