-->
  • Flávia Saraiva faz história nos Jogos Olímpicos da Juventude


    O dia 20 de agosto ficará marcado na história da ginástica brasileira: Flávia Saraiva acaba de conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude! Essa é a primeira medalha olímpica da ginástica artística feminina do Brasil. Com uma pontuação de 54.700, que foi bem melhor que a pontuação obtida na fase classificatória, Flávia deixou China, Romênia, Japão, Grã-Bretanha e Itália pra trás.

    Quem acompanha a ginástica de perto sabe que Flávia não apresentou todas as dificuldades que possui. No salto, ela apresentou um yurchenko com dupla pirueta no último camping de treinamento que não foi utilizado nessa competição. Na paralela, onde tirou sua nota mais baixa, Flávia também já possui exercícios de maior grau de dificuldade. Na trave, a série de nota de partida 6.4 ainda não foi utilizada. Sabiamente a sequência de rondada + mortal esticado foi tirada da série na final. Apesar de executar o mortal lindamente, Flávia ainda não acerta a chegada do exercício com a frequência necessária e uma queda na final não traria essa medalha para o Brasil. No solo, a sequência de pirueta e meia de costas + dupla pirueta pra frente também não foi usada. Essa sequência tem bonificação de 0.2 e a nota D final contaria com mais um exercício de valor D.

    Um resumo disso tudo? Flávia Saraiva, sem contar com suas séries mais difíceis, foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude. Isso nos dá a entender que todo o seu potencial utilizado é certeza de sucesso. O atual código de pontuação valoriza muito a limpeza e artisticidade dos movimentos, e isso Flávia tem de sobra. A estratégia da competição que Flávia fez hoje foi exatamente esse: ser o mais limpa possível. E funcionou.

    A melhor parte é que ainda existe possibilidades reais de mais duas medalhas: Flávia conquistou hoje, pela segunda vez, a melhor nota no solo. E ainda teve a melhor nota na trave, que foi 8 décimos mais alta que nas classificatórias. Nossa ginasta pode não só fazer história como ser uma das ginastas mais premiadas das Olimpíadas.

    Hoje o Brasil esquece um pouco o gosto amargo da equipe feminina  nas Olimpíadas de 2012, quando nenhuma ginasta passou da fase classificatória e a equipe ficou em último lugar. O que se sente é a esperança de um futuro promissor. O que se vê são ginastas talentosas e bem treinadas, com chances reais de brigar por medalhas nos próximos mundiais e nas Olimpíadas de 2016. Com certeza esse é um ciclo bem mais leve e menos estressante do que ciclo passado.

    Parabéns Flávia Saraiva, parabéns treinador Alexandre Cuia, parabéns CBG e comissão técnica feminina, parabéns COB por trazer um treinador mais experiente para o Brasil. Hoje todas as peças foram fundamentais para que o sorriso de Flávia contagiasse o mundo inteiro!
  • You might also like

    11 comentários:

    1. Essa medalha de prata também ficará marcada na história como a primeira de muitas que ainda estão por vir. Parabéns Flávia!!!!!

      ResponderExcluir
    2. As notas de execução da Flávia foram ótimas:
      8.900 - Salto
      8.050 - Barras
      8.650 - Trave
      8.500 - Solo

      Parabéns Flavinha!

      ResponderExcluir
    3. Flávia Saraiva teve algumas das melhores notas do dia:
      1 no Solo: 13.800
      1 na Trave: 14.050
      4 nas Paralelas: 12.950
      6 no Salto: 13.900
      Isso mostra a consistência e a regularidade da ginasta.

      ResponderExcluir
    4. Essa garota que já uma grande atleta merece todos os adjetivos cabíveis,é um nato talento,esplendorosa!Esbanja graciosidade e elegância,tem movimentos plásticos.Parabéns Flavinha e toda equipe por trás,o blog e nós fãs da ginástica já sabíamos de todo seu potencial. Como me deixa feliz sabermos que temos atletas de tanta qualidade como ela e Rebeca! É bom que dessa forma Jade Barbosa fique esperta e melhore seu rendimento,pois pra mim hoje nossas representantes do AA seria as duas novatas. Estamos no caminho certo para 2016 e de longe esse ciclo olímpico está sendo infinitamente superior ao anterior.

      ResponderExcluir
    5. Simplesmente fantástica. Solo lindo, trave firme e salto que a gente sabe que poderia ser bem melhor. Foi uma prata com gosto de ouro, sabemos que aquela nota de trave foi bem abaixo do normal e que o solo merecia mais, apesar da tripla incompleta. Espero que nas próximas finais ela mantenha a mesma calma e continue fazendo esse brilhante trabalho.
      Fico imaginando como será a Olimpíada. Teremos ótimas notas de trave e solo, temos ótimas ginasticas nesses aparelhos, como: Jade, Daniele, Rebeca e Fláxia, além da Mariana Oliveira. No salto, teremos 1 amanar e 3 DTY, isso se o DTY da Flávia ou da Jade não evoluir e virar uma dulpa e meia. A paralela eu acredito que até lá as meninas estarão regulares na casa dos 13. Prevejo um futuro brilhante pra essa seleção.

      ResponderExcluir
    6. Flávia e artística, carismática e tem uma execução muito boa!

      Mostrou que sabe competir! Não apresentou tudo o que sabe na trave, as dificuldades que foram tiradas devem ser treinadas, e se Flávia ainda assim continuar errando, devem ser tiradas e substituídas por outras em que ela possa executa las com confiança

      ResponderExcluir
    7. Com certeza Flavia será um dos maiores nomes da Ginástica que o Brasil terá no futuro próximo,e já é o maior nome da Ginástica feminina HOJE.

      ResponderExcluir
    8. O Brasil tem que aproveitar os bons momentos das ginastas mais novas e explorar os potencias delas o máximo nesse momento porque depois quando ficam mais velhas elas perdem essa explosão na maioria das vezes e fica mais difícil alcançar resultados expressivos como esse.

      ResponderExcluir
    9. linda e maravilhosa!! não e a toa que todos amam ver a ginastica da flavinha, tem muito futuro essa menina.. keep going flavia!!

      ResponderExcluir
    10. Flávia foi a única a conseguir notas de execução acima de 8 em todos os aparelhos.
      Um feito a ser enaltecido.

      ResponderExcluir