-->
  • Resultados e análise Jogos Olímpicos da Juventude 2014 - 2º dia de finais por aparelhos


    As competições de ginástica artística dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014 terminaram ontem com o 2º dia de finais por aparelhos. O mundo conheceu os campeões olímpicos de salto, paralela e barra fixa, e as campeãs olímpicas de trave e solo. Nesse 2º dia de finais, o britânico Giarnni Regini-Moran foi o melhor entre os meninos, ficando com um ouro e dois bronzes, e a brasileira Flávia Saraiva foi a melhor entre as meninas, ficando com um ouro e uma prata.

    MASCULINO

    Salto

    O britânico Giarnni Regini-Moran executou dois saltos medianos mas com ótimas execuções. O tusukahara com dupla pirueta e meia foi quase perfeito e o yurchenko com dupla pirueta também foi ótimo mas pode dificultar mais no futuro. O chinês Yue Ma executou um tsukahara (ou foi um kasamatsu?) com dupla pirueta e uma reversão com pirueta e meia quase cravados que lhe rendeu a prata. O russo Nikita Nagornyy tinha as notas D mais difíceis da final e foi o único a executar com sucesso o duplo mortal pra frente. Apesar disso, teve falhas grandes exatamente na chegada desse salto e acabou terminando com o bronze.

    Resultados completos.

    Paralela

    Giarnni mostrou muito controle do aparelho nessa final e teve uma das maiores notas de dificuldade. Com uma série de boa nota D e ótima execução, Giarnni ficou com o bronze. Ele foi o ginasta a abrir a final e talvez pudesse ter tido uma nota maior se tivesse competido depois. O húngaro Botond Kardos ficou com a prata e pode ter feito a série mas bonita da competição. A série tinha uma nota D um pouco baixa, mas a execução limpíssima e a saída super cravada com certeza foram um colírio aos olhos de quem assistiu. Aumentando a nota de dificuldade, Kardos pode estar entre os melhores na categoria adulta. Nagornyy acabou ficando com o ouro, com a série mais difícil da final. Pouquíssimos décimos á frente de Kardos, o russo impressionou fazendo uma das saídas mais difíceis do código de pontuação: um duplo mortal para frente com meia volta.

    Resultados completos.

    Barra fixa

    Finalmente uma medalha de ouro para o Japão: Kenya Yuasa ficou em primeiro nessa prova, que é uma das  mais tradicionais dos japoneses. Lavou a alma na última chance que tinha e acabou levando o mínimo que se espera de um japonês. Kenya teve um probleminha na saída mas não foi suficiente para atrapalhá-lo no resultado final. O belga Luka Van Den Keybus ficou com a prata. O resultado não era esperado, já que Keybus se classificou em último lugar para essa prova. Giarnni continuou o sucesso do dia, terminando com o bronze conquistado com uma série muito limpa e técnica.

    Nikita Nagornyy e o canadense Rene Cournoyer tiveram quedas. Interessante que Nagornyy executou o kovacs com pirueta muito bem mas acabou caindo no tkachev com meia volta.


    FEMININO

    Trave

     A chinesa Yan Wang conquistou mais um ouro na competição. Com uma série de trave dificílima, que inclue um mortal pra frente com meia volta e uma sequência de flic + flic + mortal esticado, Wang obteve 14.633 de nota final. Wang pode, tranquilamente, ser medalhista nesse aparelho no mundial do ano que vem. A brasileira Flávia Saraiva simplificou sua série de trave: tirou a sequência de rondada + mortal esticado e ainda contou com uma elemento de dança de valor A. Mesmo assim ficou com a prata, com 14 pontos e uma execução e artisticidade exemplares. A britânica Ellie Downie cravou sua série quase inteira e apesar de fazer exercícios muito difíceis (twist) ficou apenas com o bronze. Falta um pouco de limpeza nos movimentos de Downie, que é um pouco alta e muito forte, o que acaba sendo um desafio para ela.


    Solo

    Flávia Saraiva adicionou mais uma medalha às outras que conquistou, mas dessa vez uma medalha dourada. Flávia executou sua série logo após a russa Seda Tutkhalyan, que inteligentemente simplificou sua última acrobacia: trocou um inseguro duplo mortal grupado por uma dupla pirueta cravada. Como uma saída C cumpre o requisito de composição de saída das séries da categoria juvenil em sua totalidade, Seda diminuiu sua nota de partida em apenas um décimo. Enquanto isso, Flávia manteve a tripla pirueta na última passada. A tripla continuou não sendo considerada, mas a execução de Flávia mais uma vez a colocou com a melhor nota de solo na competição. Ellie Downie conquistou mais um bronze, abrindo sua série de solo com um belíssimo e super pontente duplo twist carpado. Como já foi dito, Downie é muito forte e apresenta muito potencial nesse aparelho.

    A romena Laura Jurca apresentou uma série muito interessante, mas ainda falta limpeza nas chegadas de todas acrobacias para notas maiores. Poderia ter sido medalhista caso não houvesse esses problemas. Laura Jurca deve ser mais trabalhada em todos os aparelhos. Com certeza estará na equipe romena nas competições adultas do ano que vem.

    Resultados completos.
  • You might also like

    4 comentários:

    1. Na Parte acrobática Seda foi melhor que Flavia, realizando um solo quase cravado, o grande trunfo da Flávia além da coreografia , foi o carisma, ela consegue impressionar e cativar quem esta assistindo.

      ResponderExcluir
    2. Flavinha a melhor execução e o melhor balé artístico de toda a competição,com certeza vai brilhar muito nas próximas competições.

      ResponderExcluir
    3. A Flávia agora só precisa de um salto forte e uma paralela firme, assim vai ficar no patamar na Rebeca.

      ResponderExcluir
    4. A série de trave da Flavia foi ótima e de grande dificuldade e olha que ela ainda não fez tudo o que sabe nesse campeonato.

      ResponderExcluir