-->
  • Diego Hypólito viaja para o Mundial como reserva da equipe. O que aconteceu?


    Durante essa semana todos os olhares da ginástica brasileira se voltaram para Diego Hypólito. O ginasta, em um desabafo nas redes sociais, comunicou que estava viajando para a aclimatação da seleção como segundo reserva da equipe que competirá no Mundial. Para quem estava acostumado a ver o Diego sempre na equipe, assim como ele, foi um pouco estranho receber essa notícia.

    De acordo com o desabafo postado, Diego foi retirado da equipe porque não tinha chances de medalha. Se esse foi realmente o motivo para ter sido cortado, Diego tem motivos pra ficar chateado, já que isso não é verdade. Ele está com uma série de solo com nota D de 7 pontos e acaba de voltar do Pan-Americano de Ginástica com uma medalha de prata. Diego ainda apresenta dois saltos bons para tentar finais nesse aparelho, e de acordo com o ranking de resultados da FIG, ele é o 6º melhor do mundo. Apesar de não ser o mesmo ginasta de 6 ou 7 anos atrás, quando bastava acertar a série que o ouro era garantido, Diego tem chances reais de entrar nas finais de solo e salto. Dentro de uma final, 8 ginastas lutam por 3 medalhas. E qualquer um pode ser medalhista em uma final, o que torna o motivo do corte incompreensível.

    Analisando por outro lado, acredito que o motivo real do corte não foram as chances de medalhas de Diego. De acordo com a equipe selecionada, nota-se claramente que a estratégia de escolha dos atletas foi toda voltada para uma tentativa de final por equipes. E se o motivo foi esse, tenho que concordar com a escolha correta. Apesar de admirar Diego Hypólito e todo seu talento e resultados, admito que atualmente ele colabora pouco nos outros aparelhos. A nota que Diego alcança no solo é pouco acima do que ginastas como Arthur Zanetti, Arthur Nory e Sérgio Sasaki alcançam. A nota que Diego alcança no salto já foi igualada ou superada por Sasaki, Caio Souza, Arthur Nory e até por Ângelo Assumpção, que nem foi convocado para os treinos. Enquanto isso, as notas que Diego alcança nos outros aparelhos que compete são consideravelmente inferiores aos outros ginastas. A equipe vai conseguir se virar sem as notas de Diego no solo e salto, mas teria grandes dificuldades em superar a falta de, por exemplo, Arthur Nory no cavalo com alças, barra fixa e paralela.

    A parte boa disso tudo é a competição interna que acaba de começar na ginástica artística masculina. Não é só Diego que ficou de fora. Henrique Medina, medalhista em Copa do Mundo, em Campeonato Sul-Americano e grande potencial nas argolas, não foi convocado. Péricles Silva, figura marcada nas últimas equipes e participante do Mundial 2013, não foi convocado. A vontade de ser o melhor que puder e a manutenção do foco nos treinamentos devem ser maiores do que nunca. A renovação chegou! E isso, pra mim, é motivo de comemoração.

    Espero que Diego absorva a situação da melhor forma possível. Espero que ele entenda que notas acima de 14.500 nos outros aparelhos são tão importantes para a equipe quanto um 15.600 no solo. E que isso seja motivo pra ele voltar para o ginásio com uma vontade enorme de ser melhor. Que isso seja motivo para ele mostrar uma evolução tão grande na barra fixa a ponto de querer postar uma novidade de sua série no Instagram, como ele sempre faz quando consegue algo novo nos exercícios de solo. Aí teremos uma equipe com mais potencial de medalhas individuais, mas que também funcione como equipe da melhor forma possível. 

    O caminho mais provável de se classificar 5 ginastas para os Jogos do Rio é conseguindo a classificação por equipes. O caminho mais difícil seria torcer para que 5 especialistas conquistem medalhas no Mundial do ano que vem e se classifiquem individualmente. Vou assistir o Mundial, no início do próximo mês, torcendo para que o Brasil consiga uma histórica classificação para a final por equipes. Entre um caminho e outro, me sinto mais seguro com o primeiro.

    Foto: Ricardo Bufolin
  • You might also like

    20 comentários:

    1. Espero que com a irma passe o mesmo a partir do ano que vem. pq ela ja deu o que tinha que dar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ao contrário de Diego, Daniele contribui mais do que em um aparelho. Ela ainda é necessária para a equipe, e enquanto for assim, desejo tudo de melhor pra ela.

        Excluir
      2. Próximo ano se ela não melhorar ela não será tão necessária assim, já que Jade, Rebeca e Flavia fazem os quatro aparelhos melhores que ela. Nossa maior pendência é uma especialista nas barras, alguém que pontue uns 14.500 + pra ajudar a equipe, se o Alexandrov montasse uma série inteligente pra ela seria possível, e outra ela tem que mudar aquela saída dela nas barras até agora só deu queda.

        Excluir
      3. A Dani devia focar as Barras, os técnicos montariam uma série inteligente, ela sabe fazer Jaeger, saída de Tsukahara Esticado. tenho absoluta certeza que ela faria parte da equipe em 2015 se pontuasse uns 14.500 +.

        Excluir
      4. Eu fico pasmo com comentarios do tipo: "se o técnico montasse uma série inteligente "....esse pessoal da ginástica de mouse precisa aprender a diferença entre fazer e executar....qto ao texto, parabéns Cedrick, perfeito.

        Excluir
      5. Tu acha mesmo que uma possivel TF no mundial do ano que vem na trave seria Jade rebeca e flávia ? Pois eu acho que não a jade com a instabilidade emocional ela poderia acabar com a equipe caindo duas vezes na trave que nem na ultima repescagem, prefiro me garantir com os 14 e pouquinhos da dani na trave do que uma jade insegura

        Excluir
      6. Óbvio! Mais que dois aparelhos: Trave e solo, sendo que nos outros dois, hoje, é totalmente dispensável.

        Excluir
    2. Concordo completamente com o POST!

      ResponderExcluir
    3. Texto perfeito!
      Concordo em gênero, número e grau. A competição interna é a melhor forma de aumentar o nível da equipe como um todo!

      ResponderExcluir
    4. Lamento pelo Diego, mas não me surpreende que isso tenha acontecido. Confesso que sempre me incomodei um pouco com essa história de ginasta investir num único aparelho (nunca vi o Diego competir nas argolas ou nas paralelas). Acho que se a Daiane ainda estivesse na ativa teria o mesmo destino. O que o Diego precisa fazer agora é treinar forte nas provas de solo e salto, demonstrar que ainda pode ganhar medalhas no primeiro e ajudar a equipe no segundo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não dá para comparar a Daiane com o Diego. A única semelhança entre os dois é a especialidade no solo, de resto a situação é totalmente diferente quando se analisa a contribuição deles para a equipe:
        - Dos quatro aparelhos do feminino, a Daiane fazia três. Ela era ótima no solo e regular no salto (tinha um bom Y1.5) e na paralela (dificuldade alta e execução baixa, mas que sempre contava na nota da equipe). Isso gerava um aproveitamento de 75% nas classificatórias;
        b) Dos seis aparelhos do masculino, acredito que o Diego faça cinco deles (não sei se ainda treina argolas). Todavia, apenas as notas de solo e salto contariam para a equipe (no máximo ajudaria também na nota de paralelas). Sem quedas dos demais o seu aproveitamento seria de apenas 33% nas qualificatórias , ou seja, bem inferior ao da Daiane.

        Excluir
    5. Cara só pensa nele. Tá preso em 2007-2008. Se acha rei do solo e acredita que deve ter lugar cativo pelo que conquistou.

      ResponderExcluir
    6. Essa Danielle também já deu o que tinha que dar,será que a equipe de alexandrov ñ vê isso,nem pro pan ela presta mais,e se brincar até a jade vai tá ruim daqui pra 2016!

      ResponderExcluir
    7. "Sendo que sou o atual 5 do mundo de solo e o 6 do mundo de salto" O cara tá jogando na cara ranking da FIG de Copa do Mundo! Por favor...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Kkkkkkkkkkkkkkkk uma piada realmente.

        Excluir
    8. A pouco tempo (02/06/14) o Gym Blog Brasil apostou em uma equipe formada por:

      Sasaki
      Nory
      Zanetti
      Diego
      Francisco
      Victor
      Péricles

      Eu apostei em uma equipe formada por:

      Diego
      Zanetti
      Sasaki
      Nory
      Caio
      Francisco
      Lucas (Reserva)

      Só troquei o Diego com o Lucas. Eu sabia que o Caiu seria titular pelas suas ultimas notas!

      Foi aqui:

      http://www.gymblogbrazil.com.br/2014/06/analise-e-resultados-da-copa-do-mundo.html#comment-form

      Agora fica assim:

      1.Lucas Bitencourt : FX, PH,VT, PB e HB

      2.Arthur Zanetti: FX, SR e VT

      3. Sérgio Sasaki: 1. AA

      4. Arthur Nory: 2. AA

      5. Caio Costa: FX, PH, SR, VT, PB, HB (Todos Caso Barreto não tente o AA)

      6. Francisco Barreto: PH, SR, PB, HB (Caso não tente o AA)

      7. Diego Hypolito: (Reserva).

      Possível Final:

      FX: Zanetti, Nory e Lucas
      PH: Sasaki, Barreto e Lucas
      SR: Sasaki, Zanetti e Barreto
      VT: Sasaki, Nory e Caiu
      PB: Sasaki, Lucas e Caiu
      HB: Sasaki, Nory e Barreto

      O Diego melhorou no PB mais ainda é muito fraco comparado aos outros, tem um VT que pode ser substituído e seu FX pode fazer falta mais acho que podemos manter o nível ainda. Imagina levar o Diego só por causa do FX e ele chegar lá e errar.

      ResponderExcluir
    9. Muito justa a escolha dos cinco ginastas para o Mundial,sem mais.

      ResponderExcluir
    10. Não acho legal a postura do Diego. A frustração dele é compreensível, ele gostaria de estar na equipe, naturalmente, mas quando ele coloca isso na internet, pra todo mundo ver, e com um certo grau de indignação, ele desvaloriza os demais ginastas. Se ele se acha tão injustiçado por estar fora da equipe, dá a entender que ele merece mais a vaga do que algum dos outros 6. Não está certo. Não está pensando na equipe. Achei feio.

      ResponderExcluir
    11. Já era hora né! Tem que renovar! Os atletas que já chegaram no auge da carreira tem que saber que o tempo deles já passou, agora é de outros atletas! Se aposentar no auge é a melhor coisa possível, você termina como lenda e não como um fracassado.

      ResponderExcluir
    12. Mt legal ... A pergunta agr é : Ela vai executar isso????N devemos esquecer do video circulando um pouco antes das olimpiadas de londres em q a dani apresentava uma proava de BB brilhante . No entanto ela optou por sua serie de sempre na competição . Tomara q a exigência do Alexandrov e do Oleg motive ela para apresentar mais dificuldade . N vou dizer se ela ja deveria ter parado ou se ela é essencial para 2016 , só vou dizer q torço por sua evolução !!!Tomara q equipe olimpica conte com os atletas q realmente merecem a vaga!

      ResponderExcluir