-->
  • Quais as chances da equipe masculina do Brasil na China?


    Em 2010, no Mundial de Roterdã, a equipe masculina do Brasil sofreu com o desfalque dos lesionados Diego Hypólito e Victor Rosa, ginastas muito importantes na época, e a equipe acabou competindo com ginastas reservas. Arthur Zanetti, que havia sido 4º colocado nas argolas no Mundial de 2009 em Londres, também não competiu. Mesmo assim conseguiram desempenhar o papel proposto, que era a classificação para o Mundial pré-olímpico no ano seguinte. Terminaram na 19ª colocação, ficando entre as 24 melhores equipes que teriam a chance de competir no Mundial mais uma vez e tentar a vaga olímpica. O Mundial de 2010 é o Mundial que temos que tomar como referência para as comparações com o Brasil esse ano. Só em pensar que Diego Hypólito passou de desfalque em 2010 para reserva em 2014, entende-se que as coisas estão muito diferentes. E melhores.

    Chances reais

    Equipe

    A equipe masculina vai se classificar para o ano que vem. Mesmo com uma competição desastrosa é bem difícil pensar no Brasil fora das 24 equipes esse ano. Como torcemos sempre pelo melhor, o Brasil tem chances de se classificar e ainda superar a 19ª colocação conseguida em 2010. Com Diego Hypólito na equipe, as chances de melhorar a colocação diminuem um pouco, mas as chances de uma final de solo e possível medalha aumentam.

    Sérgio Sasaki

    O individual geral é a final de Sasaki, o ginasta mais completo do Brasil. Essa final é praticamente garantida para Sasaki, mas para isso ele precisa acertar minimamente as séries. A competição que ele fez na classificatória do Pan o deixaria fora da final no Mundial. É muito raro Sasaki ter erros tão grandes, com isso, o histórico de acertos nos permite colocá-lo como um ginasta certo nessa final. Além do individual geral, Sasaki tem grandes chances de entrar para a final de salto. Com um dragulescu quase perfeito e o tsukahara com duplo mortal carpado, basicamente é só terminar em pé para garantir uma final.

    Arthur Zanetti

    O Brasil está acostumado a ver Zanetti na final de argolas. Isso é algo rotineiro desde 2009. O ouro acabou se tornando também algo rotineiro, mas dessa vez prefiro ser um pouco mais cético e apostar em Zanetti com chances reais de pódio. As chances de ouro ficarão para a segunda parte do post.

    Arthur Nory e Caio Souza

    Arthur Nory foi finalista individual geral no Mundial do ano passado ao lado de Sasaki. Caio Souza tem séries de grandes dificuldades. Nory está voltando de uma lesão que o deixou afastado dos treinos. Caio ainda comete erros. Um dos dois, numa classificatória inspirada, tem chances de acompanhar Sasaki na final do individual geral.

    O que pode acontecer

    Equipe

    Muitos acreditam que a final por equipes ainda é um sonho um pouquinho distante. Apesar disso o sonho não é impossível. Tudo dependeria muito mais do desempenho frio da seleção do que do erro de outras equipes. O Brasil hoje tem séries muito difíceis, com notas D altas e e boas execuções. Para uma possível final, a equipe pode fazer tudo, menos competir como competiram no Pan, onde erraram muito. Pensando racionalmente, numa final em que todos os países competissem bem, inclusive o Brasil, é completamente possível que a equipe termine entre os 10 primeiros. Uma dificuldade: competir na 2ª subdivisão das classificatórias.

    Sérgio Sasaki

    Para Sasaki, um resultado melhor que entrar para a final do individual geral seria um top 5 na final, resultado já alcançado na Antuérpia no ano passado. Subir esse resultado? Difícil, mas não impossível. Sasaki tem que acertar os mínimos detalhes. No salto, Sasaki pode ser um medalhista, já que apresenta dois saltos com valor de dificuldade muito alto. O desafio de Sasaki é cravar ou dar o mínimo de passos possível no segundo salto, que tem duas rotações pra trás. Saltos em duplo mortal para trás frequentemente tira os ginastas da briga por medalhas. Sasaki ainda pode entrar para a final de solo (no ano passado ele foi o segundo e reserva) e, repetindo os 15.600 obtidos na barra fixa, pode ser um dos finalistas nesse aparelho.

    Arthur Zanetti

    Zanetti pode ser ouro mais uma vez nesse aparelho. A briga dele vai ser contra um chinês mais uma vez: Liu Yang, 4º lugar no ano passado, também está com uma série difícil e muito limpa. Zanetti ainda pode figurar entres os reservas da final de solo. No Mundial do ano passado, o canadense Scott Morgan, com a mesma nota de dificuldade de Zanetti no solo, conseguiu entrar para a final.

    As classificatórias masculinas começam na próxima quinta às 22h. O Brasil compete na sexta a partir da 00:30. 

    Foto: COB
  • You might also like

    14 comentários:

    1. CADE O FEMINO???? PARECE QUE VCS ESQUECEM SÓ PQ A EQUIPE ESTA FRACA PRECONCEITO CEDRICK

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Desculpe mais você leu o título? "Quais as chances da equipe masculina do Brasil na China?"

        Excluir
    2. Denis Ablyazin da Russia também pode ser um forte concorrente nas argolas, ele
      foi campeão europeu , deve dar trabalho ao Zannetti.

      ResponderExcluir
    3. Dani deve apresentar novidades no solo! No instagram ela postou um vídeo treinando dupla e meia bate pirueta e Flic sem mãos - duplo carpado!! A ordem das passadas tbm está diferente... espero que as mais novas se inspirem na Dani e apresentem mais dificuldade, principalmente no salto. O Brasil tem potencial para fazer uma bela rotação nesse aparelho e diminuir um pouco o déficit da paralela.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A sequencia de Tempo - Duplo Carpado bonifica?

        Excluir
      2. bonifica em 0,1, A+D
        bonificaria em 0,2 se fosse A + E
        e ela pode dar um passinho que desconta 0,3, será que vale a pena?
        oh duvida cruel rsrs

        Excluir
    4. O canal da usagymnastics no YouTube publicou os vídeos do treino de pódio da equipe dos EUA. As meninas que competiram no pan parecem estar em melhor forma. Ainda assim, a equipe ainda depende muito da S. Biles; se errarem muito na final - como fizeram no pan - podemos ter surpresa na final por equipes.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. As robôs melhoram bastante a vista do que estava,mesmo ñ ganhando o uro por equipes a Biles pode no mínimo levar 2 ouros!

        Excluir
    5. Sabemos que não é a equipe dos sonhos,mas, é a que temos. Nossas desprezadas ginastas,estão dando um duro danada para elevar o nome do Brasil. Nem mesmo a CBG,Andréa João e outros escondem o descaso em promover a seleção de GA feminina. Deus queira que elas surpreendam a todos...vamos com fé garotas...

      ResponderExcluir
    6. sinceramente,ñ acredito na classificação da equipe masculina!

      ResponderExcluir
    7. a única equipe que até agora que melhorou foi as chinesas e as americanas,porque as russas tão um lixo,ñ adianta ter elegância e beleza se os elementos estão mal executados.A única russa que está melhorzinha é Daria Spiridonova o resto tá ruim!

      ResponderExcluir