-->
  • Análise e resultados do Mundial de Ginástica Artística 2014 - Final por equipes feminina


    Acaba de terminar a final por equipes feminina e, como era esperado, a equipe dos Estados Unidos foi campeã mundial 2014! Com uma diferença enorme de quase 7 pontos, a equipe deixou a China em 2º lugar. Completando o pódio, Rússia sobrevive em 3º com Mustafina e mais 2 ginastas de gerações passadas.

    Os Estados Unidos fez uma excelente competição. Com notas altíssimas no salto e uma média em torno de 14.900 na paralela, a equipe se permitiu alguns desequilíbrios na trave. A nota mais baixa da equipe foi de Kyla Ross no solo, um 13.966. Kyla costuma tirar mais nota que isso, entretanto a ginasta sofre com uma lesão nas costas. Seria melhor um descanso para Kyla depois do Mundial pra que ela possa ter chances de tentar uma vaga no ano que vem. Simone Biles não competiu no individual geral hoje, mas foi a melhor no salto, com 15.866, e no solo, com 15.375. MyKayla Skinner fez o melhor salto cheng de sua vida, conseguindo 15.775.

    A equipe chinesa não conseguiu a vantagem que poderia em seus melhores aparelhos: paralela e trave. Shang Chungsong e Yao Jinnan erraram a paralela e enquanto Huang Huidan e novamente Jinnan não deram o seu melhor na trave. Ainda se deram ao luxo de errar no salto, com Chen Siyi, que conseguiu apenas 14.133 num yurchenko com dupla pirueta. Era necessário que a China fosse excelente nesses 3 aparelhos para compensar o solo fraquíssimo da equipe atual. Mesmo assim as chances de bater os Estados Unidos eram muito pequenas, mas a diferença de 7 pontos seria diminuída consideravelmente.

    Mais uma vez Aliya Mustafina salvou a pátria. Melhor em todos os aparelhos, exceto trave que ficou em 2º, Mustafina fez uma soma de 58.998 nos quatro aparelhos e se firma como a melhor russa da atualidade. Apenas uma Viktoria Komova completamente recuperada seria capaz de contribuir com a equipe russa da mesma forma que Mustafina, equipe essa que, 6 anos depois, contou com Ekaterina Kramarenko mais uma vez e que não permite a pobre Tatiana Nabieva oficializar sua aposentadoria.

    O país que mais surpreendeu nessa final foi a Romênia. Tirando os Estados Unidos, essa foi a melhor equipe em ação nessa final. As romenas realmente cumpriram sua meta na China e se mantiveram entre as 4 potências do Mundo, o chamado G4. Saindo da 7ª colocação na fase classificatória, o país terminou em 4º lugar na final, quase ultrapassando as russas. Larisa Iordache teve apresentações excelentes, que somadas ao desempenho correto do restante da equipe, resultaram em uma grande melhora. As notas das outras ginastas acabaram sendo bem diferentes de Iordache (exceto salto sobre a mesa e Munteanu na trave), mas quem acompanha a ginástica romena sabe que a equipe competiu com o melhor que pode e errou o mínimo possível. Aplausos!

    A equipe italiana só teve um desempenho abaixo do esperado, que foi de Giorgia Campana na trave. A equipe britânica contou com uma péssima nota de Hannah Whelan na trave e pode ter perdido a maior chance que já teve como equipe em um Mundial. Austrália fez o pior solo do dia enquanto apresentou bons desempenhos na trave e paralela. Em último lugar a equipe do Japão, que competiu corretamente exceto pela queda de Asuka Teramoto na trave, seu melhor aparelho.

    Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/teamsfinal.pdf
    Foto: Site Oficial do Mundial
  • You might also like

    16 comentários:

    1. Tudo aconteceu como o esperado. EUA imbatíveis, China, Rússia e Romênia brigando por pela prata e bronze.
      Parece-me que a Biles vai levar uns 5 ouros pra casa. 4 ela já tem garantido, basta saber se ela vai levar o da trave também.

      ResponderExcluir
    2. O melhor aparelho dos EUA sem dúvidas e o VT e FX, mas elas passam muito bem pelas Barras e trave.

      Os outros países como China e Rússia precisam aprender que a equipe amerocana não tem como trunfo apenas o VT , FX .... Elas competem muito bem, fazem o melhor que podem......ouro merecido.

      Como vence las? Atualizando salto e solo, e caprixando nos demais aparelhos.

      ResponderExcluir
    3. E lá vai mais um campeonato em que a hegemonia dos EUA só se fortalece - a consistência e a dificuldade daquelas meninas é de outro mundo. China e Rússia decepcionaram um pouco com tantas falhas, Romênia e Grã-Bretanha deixaram impressões positivas apesar de não conseguirem medalha. O domínio americano não me incomoda (afinal, é merecido), mas espero que os outros países lutem e muito para melhorar o desempenho, pois as americanas basicamente garantiram o ouro depois do segundo rodízio - assim não tem graça...

      Alguém mais achou os comentários do Sportv deixaram muito a desejar? Em determinado momento a Rússia apareceu em último numa tabela de resultados, e logo depois uma outra tabela mostrou a Rússia na 5ª posição. Ainda assim ninguém comentou (acho que sequer notaram) nada e a Andréa João não parou de dizer ao longo da competição que a Rússia estava "despencando". Os outros comentaristas pouco acrescentaram e ficou claro conheciam pouco das principais equipes.

      ResponderExcluir
    4. Hoje as ginastas dos EUA foram realmente muito superiores. Competiram bem o tempo todo e não deram margem para o azar. O foco delas é impressionante e deveria servir de exemplo para as outras equipes, que cometem muitos erros devido a nervosismo.
      Kyla Ross e Siyi Chen tiveram ambas nota D = 5,4 no solo, o que sugere que elas não cumpriram um dos cinco requisitos, mas sinceramente não identifiquei nada na hora. Estranhei mais ainda o 7,933 que Shang tirou no solo, já que ela me parece muito mais à vontade e expressiva na nova série e não cometeu erros graves.
      Iordache somou 59,740, superando a marca obtida por Biles nas classificatórias (59,599). Estou torcendo muito para ela repetir a série de trave espetacular que fez hoje -- 15,500! No ano passado foi terrível vê-la cair desse aparelho nas finais...
      Apesar de ter salvado a Rússia, Mustafina não estava tão afiada hoje. Ainda acredito que ela vai aumentar a dificuldade nas barras para competir de igual para igual com Biles no IG e com as chinesas na final desse aparelho.

      ResponderExcluir
    5. Apesar do desempenho previsto dos EUA, deve ter sido uma final emocionante. Pena que a FIG bloqueou o vídeo para o Brasil!

      ResponderExcluir
    6. Olha devo admitir que as rôbos me surpreendeu,pra quem disse que o time estava fraco,olhe aí a resposta!
      A Simone biles pode falar o que quizer dela,mas que a menina é uma fera,isso ñ tenho mais dúvida,se ela continuar assim vai estar nas olímpiadas.Fico até imaginando a briga que vai ser pra entrar no time americano no ano que vem!
      As veterenas verso novatas com Bailey Key e Nora Flatey,a briga vai ser boa,aí é que os E.U.A vem forte mesmo e vão brigar pelo bi-mundial e bi- olímpico.

      ResponderExcluir
    7. Mustafina <3, junto com a Iordache foram as melhores, individualmente, na minha opinião. Não sou fã da ginástica da Simone Biles, mas ela é uma potencia. E torço muito pelo ouro da Mustafina no AA.

      ResponderExcluir
    8. Que trave da Iordache.
      Agora nao acho a Biles graciosa no solo, mas sem duvida ela crava.
      :-)
      Lay

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Na verdade, não acho o Biles e nenhuma das robôs dos EUA graciosas em nada. Porém, não dá pra dizer uma só palavra da técnica das gurias. Levando em conta que o nome do esporte é ginástica artística, ninguém supera Rússia e Romênia. Iordache e Mustafina sempre arrepiando - mesmo abaixo do esperado algumas vezes :)

        Excluir
      2. como se por acaso a russia tem alguma coisa de artística também,porque a ú nica coisa que mustafina faz é balançar os braços e contorcer o corpo.todo mundo sabe que o que vale hoje são as acrobacias ,porque se ñ as romenas ganhavam todas em articidade ,coisa que as russas com o tempo deixaram de fazer, porem as acrobacias de algumas romenas deixam a desejar!

        Excluir
      3. A Mustafina mesmo balançando os braços e contorçendo o corpo consegue ser MAIS ELEGANTE E ARTISTICA do que simone Biles, Skinner e outras robôs americanas. " todo mundo sabe que o que vale hoje são as acrobacias" Isso é culpa desse codigo de pontuação ridiculo que transformou esse esporte em um circo americano. As russas sempre bailarinas e graciosas no solo, falar mal delas é inveja de robô americano.

        Excluir
    9. Feliz demais com o resultado 0/
      Go cavalas kkk ^^

      ResponderExcluir
    10. Gente os Eua ganharam não tô acreditando ,quanta surpresa né,desempenho fantástico como sempre e se deram até ao luxo de dar umas balançadinhas na trave mas nada que evitasse a coça ferrada nas chinesas,essas sim usaram e abusaram do direito de errar hoje,senhor quanta cagada, mesmo assim ficaram com a prata.A Romênia ressurgiu das cinzas depois de uma classificatória trágica,morri de dó ao ver elas chorando no final,o que foi o solo da Larissa aquela coreografia me hipnotiza,isso que é solo de verdade,mesmo assim não foi suficiente para bater as russas que se não fosse a rainha Musty tava ferrada e mal paga.Agora quando via a Musty subir para a paralela toda descabelada parecendo que voltou da balada falei agora ferrou,mas como sempre salvou a pátria long live Musta!!!!No mais adorei tudo e me diverti horrores com os comentários da Dedéia João,aquela mulher é tudo. Agora é esperar o AA e torcer com todas as forças para a Larissinha ganhar a prata porque o ouro já tem dona né,a linda,a cor de jambo,a super poderosa,a saltitante e risonha BILES,aceitem que dói menos beijos!!!!!!!!!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hahahahahaha demais seus comentarios. Eu via a mustafina toda descabelada, deu ateh pena coitadinh, a russia nao dá folga pra ela.

        Excluir
    11. Vídeos do TF em HD: https://gymnasticsbr.wordpress.com/2014/10/08/1768/

      ResponderExcluir
    12. Nenhuma surpresa,Biles imbatível,Mustafina garantindo a Rússia no pódio,Larissa Iordache dando um show na trave e no solo fazendo a Romênia aparecer na competição,chinesas falhando quando mais se precisa de notas e para mim um solo arrebatador: Claudia Fragapane.Agora vamos ao IG.Torcendo pela Iordache.

      ResponderExcluir