• Análise e resultados do Mundial de Ginástica Artística 2014 - Classificatórias masculinas


    Terminou ontem as classificatórias masculinas e o Mundo já conhece os principais candidatos à medalhas do Mundial de Ginástica Artística 2014.

    Equipes

    A equipe da China terminou em primeiro e continua mantendo sua hegemonia que dura mais de 20 anos. O Japão, que sempre é o principal adversário da equipe, terminou em segundo lugar. Estados Unidos teve erros na barra fixa e terminou em terceiro.

    Os países classificados foram: China, Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, Alemanha, Brasil e Suíça. Brasil e Suíça são caras novas na final por equipes em um Mundial.

    Na final, tudo pode acontecer. É provável que China seja a campeã tendo, novamente, Japão como principal adversário. Acontece que o sistema de final 3 / 3, em que o ideal é que nenhum ginasta erre, pode colocar todas as equipes como possíveis medalhistas. Todas as equipes que se classificaram tiveram erros importantes durantes as classificatórias. Rússia e China foram mal no cavalo com alças, Japão foi mal na barra fixa, Grã-Bretanha foi mal na barra fixa e teve um Max Whitlock de pouco destaque... Ninguém foi 100% na classificatória, mas na final é necessário que todas as equipes busquem isso.

    Uma previsão das colocações na final:

    1 - China
    2 - Japão
    3 - Estados Unidos
    4 - Grã-Bretanha
    5 - Brasil
    6 - Rússia
    7 - Alemanha
    8 - Suíça

    Penso no Brasil em 5º e na Rússia em 6º, pelo fato de que o Brasil vai entrar com vontade de fazer o melhor de si nessa final. É possível que a equipe masculina consiga notas mais expressivas do que na fase classificatória. Sobre a equipe russa, essa é uma equipe que tem um histórico de erros grandes em finais. A equipe está muito boa e com chances até de ouro, mas é essa expectativa e pressão que eles não sabem como lidar.

    Confira os resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/teamsqual.pdf

    Individual geral

    Alguma chance de Uchimura não ser o campeão novamente? Pouquíssimas, mas existem. O chinês Shudi Deng e o ucraniano Oleg Verniaiev, que se classificou bem atrás de Uchimura, são, ao meu ver, os maiores adversários do ginasta. David Belyavskiy se classificou em 2º, e fazendo o melhor que pode conseguiu 90.748 e o americano Donnell Whittenburg terminou em 4º. Ambos com notas excelentes para pódio, mas não o suficiente para bater Uchimura, a não ser que ele erre. Oleg e Shudi não competiram com tudo que podiam, e se acertarem podem chegar muito próximo de um Uchimura sem erros. Outros "all arounders" que se classificaram bem atrás mas podem figurar entre os 10 na classificação na final são: Sérgio Sasaki, Sam Mikulak, Josimar Calvo, Nikolai Kuksenkov e Fabian Hambuechen. Max Whitlock não se classificou para a final e ficou atrás de Nile Wilson. Talvez a comissão britânica opte por trocar Max por Nile, já que Max tem chances reais de conseguir um pódio.

    Previsão do individual geral

    1 - Kohei Uchimura
    2 - Oleg Verniaiev
    3 - Shudi Deng
    4 - David Belyavskiy
    5 - Yusuke Tanaka

    Confira os resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/aaqual.pdf

    Solo

    Apesar de não ter se classificado na primeira colocação, Kenzo Shirai entra para a final como favorito mais uma vez. Denis Ablyazin acertou sua série, coisa rara de se ver. Vai acertar de novo na final? Fica uma questão. Diego Hypólito surpreendeu com um merecido 15.900 e tem chances fortíssimas de estar no pódio. Além de Diego, Ryohei Kato está muito bem e Jacob Dalton, que se classificou em último lugar, não competiu com a sua melhor execução.

    Previsão de pódio do solo

    1 - Kenzo Shirai
    2 - Diego Hypólito
    3 - Ryohei Kato

    Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/q1fx.pdf

    Cavalo com alças

    Krisztian Berki compete consigo mesmo nessa final. Ele teria Max Whitlock como um adversário fortíssimo, mas Max não se classificou. Dificilmente o ouro saíra de Berki, a não ser que ele erre. Alexander Naddour surpreendeu se classificando em 2º lugar. Não imaginaria uma nota para ele tão boa internacionalmente. Eslovenos e croatas, sempre com execuções muito boas, fazendo mais uma final importante, como de costume. A final de cavalo com alças sempre surpreende. Todos os classificados tem séries muito boas e as medalhas serão de quem errar menos.

    Previsão de pódio do cavalo com alças

    1 - Krisztian Berki
    2 - Daniel Keatings
    3 - Alexander Naddour

    Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/q2ph.pdf

    Argolas

    Liu Yang, bem próximo dos 16, conquistou o primeiro lugar na classificatória. O ginasta é tido como o principal adversário de Arthur Zanetti, que se classificou em 4º, nessa final. Denis Ablyazin acertou mais uma série e se classificou em 2º. O conhecido grego Eleftherios Petrounias terminou em 3º. A surpresa foi o estreante Courtney Tulloch, da Grã-Bretanha, que pontuou 15.700 para uma 5º colocação. Além de ter entrado para uma final incomum para o seu país, vai ser peça importantíssima na final por equipes.

    Previsão de pódio das argolas

    1 - Arthur Zanetti (confiando numa saída cravada!)
    2 - Liu Yang
    3 - Denis Ablyazin

    Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/q3sr.pdf

    Salto

    Aqui está a final mais imprevisível. Todos os classificados para a final tem chances de ouro. Exceto por Kenzo Shirai, que possui dificuldade 5.6 em um dos saltos, todos os outros concorrentes tem notas entre 6 e 6.4, ou seja: todos tem saltos arriscados e podem acertar ou não. Talvez isso coloque Kenzo como um medalhista mais provável, já que as chances dele acertar são um pouco melhores. Essa estratégia já o colocou na final desse aparelho e deixou ginastas como Donnell Whittenburg e Kristian Thomas de fora. Aqui vai uma previsão... sem realmente saber o que pode acontecer!

    1 - Hak Yang Seon
    2 - Kenzo Shirai
    3 - Jacob Dalton

    Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/q4vt2.pdf

    Paralela

    Danell Leyva voltou para o topo da paralela. Recuperado das lesões, Leyva voltou com tudo em seu melhor aparelho, onde foi o melhor na classificatória. Verniaiev se classificou em 2º, com a mesma nota D de Leyva e execução levemente inferior. Yusuke Tanaka se classifica na 3ª posição com a melhor nota E do dia nesse aparelho: 9.1.

    Campeões no ano passado, o chinês Lin Chaopan e o japonês Kohei Uchimura não defenderão seus títulos esse ano. Ambos pontuaram muito bem: Chaopan ficou com 15.300 e Uchimura ficou com 15.333, e terminaram na 17ª e 15ª colocação respectivamente. A final de paralela será acirrada! Apenas 0.5 distanciam o último do primeiro classificado para a final.

    Minha previsão de pódio é a mesma da classificatória

    1 -  Danell Leyva
    2 - Oleg Verniaiev
    3 - Yusuke Tanaka

    Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/q5pb.pdf

    Barra fixa

    Sempre favorito nas finais, Epke Zonderland encara a final de barra fixa desse Mundial com a pressão de conquistar mais um ouro. Atual campeão nesse aparelho, Epke pontuou 15.600, mesma nota que classificou Sérgio Sasaki para a final de barra fixa no Pan esse ano. Epke não vai enfrentar Fabian Hambuechen dessa vez, mas vai encontrar Kohei Uchimura como forte adversário. Hambuechen foi prata e Kohei Uchimura foi bronze no ano passado. Outro forte candidato é o colombiano Josimar Calvo, que errou na classificatória e mesmo assim estará na final, onde se classificou em 8º. Zhang Chenglong também está muito bem: é o ginasta com a nota de partida mais alta da final. Chenglong parte de 7.4 e pode conseguir uma medalha. Confira a previsão desse aparelho:

    1 - Epke Zonderland
    2 - Kohei Uchimura
    3 - Josimar Calvo

    Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/mag/q6hb.pdf
  • You might also like

    Um comentário:

    1. O Brasil foi bem nas classificatórias mas daí terminar na frente da Rússia ,acho bem difícil...

      ResponderExcluir

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.