-->
  • Diversas bandeiras são elevadas no último dia da ginástica artística no Pan


    Terminou hoje o 2º dia de finais por aparelhos dos Jogos Pan-Americanos, finalizando assim as competições de ginástica artística em Toronto. O ginasta mais condecorado de toda a competição foi o colombiano Josimar Calvo, que conquistou 5 medalhas: 3 ouros (cavalo com alças, paralela e barra fixa) e 2 bronzes (equipes e individual geral). No feminino, outras 5 medalhas fizeram da canadense Ellie Black a ginasta de maior sucesso: 3 ouros (individual geral, trave e solo), uma prata (equipes) e um bronze (salto).

    O brasileiro Caio Souza terminou a final de salto na 3ª posição, conquistando sua primeira medalha individual numa edição dos Jogos Pan-Americanos. Ele e muitos outros ginastas estiveram presentes nas finais de hoje, e a participação foi marcada por muitos erros. Mesmo assim, os ginastas mostraram séries novas e muito competitivas, realmente brigavam por medalhas, e é melhor assistir uma competição sabendo que o Brasil tentou o melhor de si do que ter a certeza de que não se arriscaram o suficiente.

    Além de Caio, outras performances foram corretas, mas não o suficiente para medalhas. Julie Kim acertou sua série de trave, entretanto teve a nota de execução muito baixa, colocando a rigidez dos árbitros em dúvida. Lucas Bittencourt também fez uma série de barra fixa limpa e correta, mas sem dificuldade suficiente para estar no pódio. Francisco Barreto caiu na paralela, assim como Caio, mas uma coisa que muitos não sabem é que Francisco competiu com a mão aberta, com um calo rasgado, e só quem já vivenciou o esporte sabe como é difícil treinar barras com a mão assim. O que dizer sobre passar uma série completa? Daniele e Flávia caíram no solo, mas arriscaram séries difíceis e com chances de medalha. Deve ser enaltecida a melhora do Brasil no feminino, que agora compete com séries inteligentes e que exploram o código de pontuação em sua parte artística e bonificações. No ciclo passado nada disso foi feito.

    Cuba teve uma ótima participação em toda a competição, mostrando que a força que existia no passado está prestes a reaparecer no âmbito Mundial. A presença deles em Glasgow enriquecerá a força dos países latino-americanos, que só aumenta a cada ano. Cuba vai em busca de medalhas, já que é muito tarde para uma classificação olímpica pela equipe.

    Esse Pan-Americano demonstrou que a ginástica das Américas não significa mais os Estados Unidos vencendo todas as provas. Nas finais de hoje, por exemplo, nenhuma prova foi vencida pelo país. A equipe ainda é muito forte e precisa, com nível de acerto muito grande, mas individualmente existem ginastas que competem de igual para melhor.

    Confiras os resultados completos!

    Masculino: salto, paralela e barra fixa
    Feminino: trave e solo

    Post de Cedrick Willian
    Foto: 680 News
  • You might also like

    6 comentários:

    1. Cedrick, em primeiro lugar Parabéns a você por este espaço.
      Mais não concordo com você, afinal treino é treino, e essa competição era muito importante, é claro que existe o risco de errar, mais onde está a autoconfiança de nossos atletas? Como estão sendo preparados? A pressão fica toda nas estreantes .Tem que haver é cobrança por resultados de quem está anos luz na seleção. Que é mais cadeira cativa do que tudo. Existem os que tem que ser enaltecidos sim. Mais os que trouxeram algum resultado. Agora tem ginastas da seleção que estão mais preocupado com a quantidade de curtidas nas redes, que o próprio resultado pessoal.
      E só vai haver uma mudança, quando essa começar na cabeça de cada atleta.
      Agora como um atleta fica mais dez anos sem evolução em algo que faz tds os dias, e olha que se é pra competir e se manter no topo é possível, é só ver os exemplos de Ponnor e Chusovitina, aprendam com elas o nível de foco concentração e sacrifício para atingir o objetivo. Queremos é campeãs na seleção, e não musas e rainhas de selfs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Disse tudo!

        Excluir
      2. Falou tudo amigo,um exemplo lindo nestes jogos foi de Yamilet Pena Abreu,ela me emocionou na sua entrevista depois de ganhar a medalha de prata,mesmo com queda. Ela disse que vai para o tudo ou nada,que erra muito o salto mais não desiste,pois sabe que é sua única chance de medalhar,as beldades da cara torta de selfie deveriam se espelhar neste sentimento de superação ao invés de sempre as mesmas desculpinhas esfarrapadas, porque já deu né.

        Excluir
    2. Ok, o resultado nao foi o que esperávamos, mas estou muito feliz com a participaçao do Brasil.
      Pra mim, o Caio confirmou seu lugar na equipe no mundial, e com Zannetti na equipe, vejo que a briga pelas 4 vagas restantes vai ser acirrada. Os meninos tem chances de classificar a equipe direto agora, o que eu espero, pq competir o test event ano que vem vai ser mto desgastante.

      Já no feminino, estou mto feliz. O formato da competiçao foi muito cruel. Daniele competiu 4 dias seguidos, e isso é desumano para qualquer atleta. A Flávia também estava visivelmente cansada. Mas estou muito feliz. Todas as meninas evoluíram, até mesmo nas barras. Espero que a Jade esteja pronta pro mundial. Caso o Brasil tenha 3 DTY no salto (jade, Lorrane e Letícia), A nota da Jade do sulamericano e da Julie no Flanders nas assimétricas e trave e solo sem quedas, temos chances sim de beliscar a oitava posiçao. É difícil, mas temos pelo menos, notas de partida para alcançar isso.
      Lucas.

      ResponderExcluir
    3. Bem, fazendo um balanço geral achei razoável a participação feminina no PAN. Dani e Flávia fizeram o seu papel, apesar de falharem na final por aparelhos, mostraram que possuem séries boas. Julie Kim foi bem no aparelho q lhe coube apresentar. Porem, Leticia e Lorrane não corresponderam minha expectativa ,infelizmente, achei as notas fracas. Temo nossa situaçao no mundial. Jade tem pouco tempo pra treinar bem. De qualquer forma, estou na torcida

      ResponderExcluir
    4. Acredito que realmente não foi um dia legal para o feminino, mas com chance de muitas melhoras. Uma delas é a combinação com mortal esticado da Flávia, que poderia ser retirada, já que como foi visto nem sempre foi validado como esticado. Outro ponto que poderia melhorar é a retirada do triplo giro e do giro em horizontal do solo da Dani, já que ela perde alguns décimos na execução e dificilmente acerta .

      ResponderExcluir