-->
  • "Como ser mãe solteira me inspirou a voltar à ginástica de elite"


    O canal Universal Chanel começou uma série de entrevistas com atletas que tinham uma história inspiradora para contar. A ginasta britânica Lisa Mason foi a primeira da série de entrevistas e contou como ser uma mãe solteira a inspirou a voltar aos treinamentos de ginástica.

    Lisa começou a fazer ginástica aos 5 anos. Com 2 semanas de ginástica já executava exercícios que outras crianças demoravam 2 anos para aprender. Aos 10 integrou a equipe de desenvolvimento britânica e aos 14 anos foi a ginasta mais nova a ser campeã britânica na categoria adulta.

    Entretanto, desde sempre as coisas não foram fáceis para Lisa: aos 12 anos, durante o Campeonato Britânico Juvenil, teve uma queda nas assimétricas e quebrou o braço e acabou fazendo uma cirurgia que resultou em 2 placas e 12 pinos. Todos pensaram que sua carreira tinha terminado mas 6 meses depois ela já estava de volta aos treinos.

    Num tempo em que ginastas tinham seu pico de treinamento aos 15/16 anos, aos 18 anos Lisa era muito velha para continuar. Encerrou sua carreira nessa idade, tendo participado de uma Olimpíada (Sydney 2000), 3 campeonatos europeus e mundiais e com 2 medalhas de ouro nos Commonwealth Games.

    Com a impressão de que ainda não tinha feito tudo que podia, resolveu voltar em 2004, 4 anos depois de haver desistido da ginástica. Foi quando descobriu que estava grávida de 3 meses. Teve que parar e dedicar a sua mais nova carreira: ser mãe solteira.

    Ao mesmo tempo em que todos pensaram - inclusive ela - que um filho poderia atrapalhar seus planos, Lisa buscou em sua filha Yarlana inspiração para retomar o seu sonho. E decidiu voltar novamente em 2013. Como aconteceu quando quebrou o seu braço aos 12 anos e quando decidiu retornar em 2004, ninguém a apoiou e acreditou em seu retorno. Lisa, que atualmente tem 31 anos, sentia que ainda conseguia fazer muitos exercícios mas agora, que já havia sido mãe, seu corpo tinha mudado muito.

    Durante os 6 primeiros meses de treinamento teve que fazê-los sozinha, começando devagar e apenas em 2 aparelhos: salto e trave. No Campeonato Inglês de 2013, venceu a final de salto e terminou em 4º no Campeonato Britânico, nada mal para 5 meses de treinamento. Atualmente, Lisa trocou de clube, treina os 4 aparelhos e espera conseguir uma vaga na equipe que competirá o Mundial esse ano e Olimpíadas de 2016.

    Uma mãe solteira que cuida da sua filha sozinha e paga suas próprias contas. Tem dias que mal consegue andar para levar sua filha na escola de tanta dor no tornozelo, mas é a sua filha que a coloca pra cima. Sobre o apoio dela, Lisa disse: "Quanto eu tenho péssimo dia, ela faz uma xícara de chá e me diz que tudo vai ficar bem. Ela vê tudo que eu faço e agora, se eu desistir só porque as coisas começaram a ficar difíceis, eu não estaria sendo um bom exemplo, concorda? Eu digo pra ela o que eu digo pra mim mesma: nunca deixe que ninguém lhe diga que você não vai conseguir."

    Lisa terminou o Campeonato Britânico desse ano com a medalha de bronze no solo, pontuando 14.200. Terminou a final de trave em 8º e a final do individual geral em 7º. Independente de conseguir ou não a vaga que sonha, Lisa merece o respeito e admiração de todos.



    Post de Cedrick Willian

    Fonte e foto: Huff Post / Universal Channel
  • You might also like

    Um comentário: