-->
  • Brasil termina em 9º e Holanda tem classificação histórica


    "O dia hoje foi de festa: a seleção feminina de ginástica, 8 anos depois, se classificou para os Jogos Olímpicos diretamente pelo Mundial. A classificação colocou a equipe dentro da final por equipes desse Mundial, que também será a chance das meninas serem ainda melhores do que foram na classificatória."

    Essa seria a forma como todos gostariam que esse texto começasse mas, infelizmente, nosso dia não foi assim. O Brasil teve uma pedra no sapato no final da competição, mais precisamente na 10º subdivisão: a equipe da Holanda. Depois de haver conseguido notas melhores que as seleções da França, Austrália, Bélgica e Alemanha, o Brasil terminou em 9º lugar e terá que participar da repescagem no Evento Teste.

    Enquanto o Brasil ainda tinha para onde ir e competiu com séries que não expressaram todo o potencial do time, a equipe holandesa fez exatamente tudo o que podia e saiu do Mundial fazendo história: além de ter se classificado para as Olimpíadas pela primeira vez em muitos anos, essa também é a primeira vez que se classifica para uma final por equipes no Mundial. Ficamos tristes pelo Brasil mas parabenizamos a Holanda pelo ótimo desempenho. Até o momento do último salto, da última ginasta holandesa, o Brasil ainda estava na frente por centésimos. Então, Lisa Top saltou uma reversão com pirueta grupada para frente, conseguiu 14.300 e a classificação ficou definida.

    Apensar de não ter se classificado, o resultado da equipe brasileira foi satisfatório e coloca o Brasil com um pouco mais de moral no cenário internacional da ginástica, principalmente porque fará uma competição olímpica em casa. Foi muito interessante ver que, mesmo sem apresentar tudo o que podia, nossa equipe ainda conseguiu estar entre as 10 melhores.

    Lorrane dos Santos e Flávia Saraiva se classificaram para a final do individual geral, sendo Lorrane a grande surpresa brasileira nesse Mundial. Foi melhor que Flávia, Daniele e Jade, e vai rodar na final com o 2º grupo, já que terminou entre as 12 primeiras. Jade e Flávia ficaram muito próximas de uma final de trave e Flávia também passou perto de uma final de solo.

    Passado o sufoco de aguardar nada mais e nada menos do que 7 rotações para ter certeza se a equipe estaria classificada, a ansiedade agora fica pelo Evento Teste, onde o Brasil terá que disputar contra Romênia, Bélgica, Alemanha, Austrália e França por uma das 4 vagas ainda disponíveis para as Olimpíadas.

    Post de Cedrick Willian

    Foto: Ivan Ferreira / Gym Blog Brazil
  • You might also like

    21 comentários:

    1. Vídeos da Classificatória:
      Solo
      Letícia Costa https://www.youtube.com/watch?v=1d3srzIBOi0
      Jade Barbosa https://www.youtube.com/watch?v=5VJMp5h0jgQ
      Lorrane Oliveira https://www.youtube.com/watch?v=ZO9uYHURIQM
      Daniele Hypolito https://www.youtube.com/watch?v=LpiukKz-QE8
      Flávia Saraiva https://www.youtube.com/watch?v=ogLRw9sY0tE

      Salto
      Thauany Lee https://www.youtube.com/watch?v=PI_3JBRN60Q
      Daniele Hypolito https://www.youtube.com/watch?v=mHG8TJ392X8
      Flávia Saraiva https://www.youtube.com/watch?v=X-j6DnZrpuU
      Jade Barbosa https://www.youtube.com/watch?v=G-AqUjS2o2o
      Lorrane Oliveira https://www.youtube.com/watch?v=YC5IJaGGLho

      Paralelas
      Thauany Lee https://www.youtube.com/watch?v=Y9Zyn77S9Q0
      Jade Barbosa https://www.youtube.com/watch?v=mjGPtr6jAQo
      Flávia Saraiva https://www.youtube.com/watch?v=CnBO7AzeJNA
      Lorrane Oliveira https://www.youtube.com/watch?v=GdBrf6MgBes
      Daniele Hypolito https://www.youtube.com/watch?v=TuLv3VCtJW8

      Trave
      Thauany Lee https://www.youtube.com/watch?v=LgFrNe5nmQI
      Jade Barbosa https://www.youtube.com/watch?v=niScHB7ojzo
      Lorrane Oliveira https://www.youtube.com/watch?v=O__fJWEZB7I
      Daniele Hypolito https://www.youtube.com/watch?v=y4uL5tzOiP8
      Flávia Saraiva https://www.youtube.com/watch?v=H5FYLKcoyrA

      ResponderExcluir
    2. Estou muito triste, gostaria muito de vê as Brasileiras disputando a final por equipes no Mundial, mas deixa pra próxima.

      As Brasileiras fizeram o que podiam e estão de Parabéns, de fato a lesão da Rebeca assombrou os técnicos da seleção, Lorrane já esta saltando o Amanar, Daniele e letícia já estão saltando a dupla, a serie de solo da Flavia foi simplificada ela tem acrobacias como ( tempo + dupla e meia, tripla, duplo mortal esticado) mas resolveram jogar seguro, e até mesmo no penúltimo instante simplificaram a trave da Flavia.

      Assim como no ano passado apostamos no seguro, mesmo assim deu pra vê a evolução das Brasileiras, que estão de parabéns, Mas deu pra perceber também a evolução dos outros países, ou seja, não tem como mais jogar "seguro" , para o evento teste, series de solo mais complexas terão de aparecer, as duplas e até mesmo os Amanares também, a dificuldade da paralela tem que ser aumentada juntamente com a execução, as traves estão excelentes, o solos precisam de poucos ajustes, mas o VT e UB precisam melhorar.

      Felipe Almeida

      ResponderExcluir
    3. Gente este mundial tá um luxo,o que é essa entrada das ginastas,nunca vi nada igual.Tá mais emocionante que as olimpíadas,os organizadores capricharam mesmo,Brasil tome nota.

      ResponderExcluir
    4. Entrevista da Jade
      http://www.gymnastike.org/video/798854-Brazils-Jade-Barbosa-Back-And-Excited-For-Olympics-In-Home-Country-Qualifications-2015-World-Championships

      ResponderExcluir
    5. como faço para assistir a seleção americana?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Procura no youtube o canal da FIG eles postam tudo

        Excluir
    6. como faço para assistir a seleção americana?

      ResponderExcluir
    7. A Flávia saraiva não conseguiu uma nota para o individual por aparelho se ela tirar uma média mais alta na trave no individual geral ela consegue a final ou só valeu a nota da classificação ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nao, a nota para classificar para as finais sao as da classificatória, Flávia foi mal e perdeu a chance, infelizmente, ela poderá fazer uma bela apresentaçao no individual gera tanto na trave como nos outros aparelhos, e acredito q fará pq vai competir sem pressão alguma, mas nao valerá mais nada, ja q ela nao tem chances de medalha no AA, vai valer apenas como experiência.

        Excluir
    8. Alguém poderia me dizer quantas ginastas no total irão para a final do individual geral e em cada aparelho?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sao 24 no individual geral e 8 por aparelhos, sendo no máximo 2 de cada país.

        Excluir
    9. Quando é que o Brasil vai usar as séries difíceis ? Sempre simplificando... Em pleno Campeonato Mundial?! Poxa vida!
      Temos ginastas tão boas, tão potentes.
      Acho que faltou apostar mais na Flávia. No Pan, mesmo errando na trave ela tirou médias muito melhores. E agora no mundial vão e apagam a nossa estrela?! Poxa!
      Perdemos a classificação por 0,5... Uns 2 ou 3 elementos que tiraram das séries.
      Sabe, eu torço demais pelas meninas, sofri até o último salto da Holanda, acompanhado cada resultado... Mas não me conformo com esse discurso: "viemos apenas participar. Ficamos em 9º mais valeu."
      É hora de sonhar mais alto!
      No amistoso que teve a poucos dias elas somaram 227.000 pontos...
      Chega de modéstia, chega de estarmos na média... Temos potencial pra ouro, prata, bronze!!! Acho que falta acreditar mais nisso, pq atletas pra isso já temos.
      Abrss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Filho, elas fizeram praticamente o mesmo do amistoso e do pan. Na verdade, foram melhores que no pan, mas os juízes caparam as notas. Nenhum país repetiu as notas tiradas em outras competições. Só Biles fez isso com as notas do nacional ameticano, e exclusivamente no solo e no VT. Um provável recado do FIG para quem fica reclamando do código, querendo mudá-la e tentando incluir parte artística.

        Excluir
    10. O que não entra na minha cabeça é o Brasil querer "se poupar". Se poupou até demais que perdemos a vaga por 0,5.
      Uma pena.

      ResponderExcluir
    11. Uma coisa é certa. Essa classificação foi inesquecível. A vaga deixada em aberto pela Romênia, mexeu com a estrutura de todos que amam esse esporte, que mostra que não existe o clima de já ganhou. Nossas meninas tinham ginástica pra brigar com o Japão, mas as paralelas, mais uma vez adiaram nosso sonho.
      Apesar de ter secado muito as Holandesas, tiro o meu chapéu pra ela. Elas competiram com inteligência, surpreenderam e fizeram o que tinha de ser feito. As irmãs Wevers e Eythora Thorddosttir foram impecáveis, fizeram a série da vida delas. O resultado? Lieke vai pra quinta qualificada no AA e Eythora e Sanne com a 8 e 2 classificadas na trave, mostrando combinações inteligentes e giros invejáveis.
      Mas diferente do pré olímpico de 2011, dessa vez eu estou muito orgulhoso da seleção. Tivemos a terceira melhor trave (que por pouco não foi a segunda), o quinto melhor solo, o oitavo melhor salto. A equipe melhorou 10 pontos do ano passado pra cá. Então, seria muito idiota criticá-las.
      Resta torcer pra Lorrane e Flávia no AA. Lorrane repetido o que fez ontem e Flávia inspirada, teremos 2 brasileiras no Top 10, o que seria histórico.
      Outra ginasta que me surpreendeu com sua evolução foi a Indiana Dipa Karmakar, que acertou seu Produnova e Tsukahara com dupla pirueta (quem procurar vídeos dela de 2010, jamais conseguiria imaginar que ela teria 2 saltos como esse hoje).

      Que veha o evento teste, que vai ser lindo e muito mais disputado que 2012. Teremos uma Romênia mordida e com desejo de lavar a alma, Brasil com Rebecca & Cia, e seleções fortes como Austrália, Alemanha e França pra brigar por 4 vagas. Wow!

      ResponderExcluir
    12. Finalistas por aparelho
      Salto
      1 Simone BILES USA 15.633
      2 Maria PASEKA RUS 15.583
      3 HONG Un Jong PRK 15.533
      4 Giulia STEINGRUBER SUI 15.316
      5 WANG Yan CHN 15.099
      6 Elissa DOWNIE GBR 14.949
      7 Dipa KARMAKAR IND 14.900
      8 Alexa MORENO MEX 14.899

      Paralelas
      1 Daria SPIRIDONOVA RUS 15.466
      2 Viktoriia KOMOVA RUS 15.300
      3 Madison KOCIAN USA 15.233
      4 Sophie SCHEDER GER 15.033
      5 FAN Yilin CHN 14.966
      6 Gabrielle DOUGLAS USA 14.750
      7 Ruby HARROLD GBR 14.666
      8 SHANG Chunsong CHN 14.666

      Trave
      1 Simone BILES USA 14.966
      2 Sanne WEVERS NED 14.766
      3 Elsabeth BLACK CAN 14.600
      4 Viktoriia KOMOVA RUS 14.533
      5 Seda TUTKHALIAN RUS 14.533
      6 WANG Yan CHN 14.500
      7 Pauline SCHAEFER GER 14.300
      8 Eythora THORSDOTTIR NED 14.233

      Solo
      1 Simone BILES USA 15.966
      2 Sae MIYAKAWA JPN 14.900
      3 Margaret NICHOLS USA 14.700
      4 Ksenia AFANASEVA RUS 14.633
      5 Claudia FRAGAPANE GBR 14.600
      6 Giulia STEINGRUBER SUI 14.533
      7 Erika FASANA ITA 14.466
      8 Elissa DOWNIE GBR 14.400

      ResponderExcluir
    13. Finalistas Individual Geral
      1 Simone BILES USA 16.000 14.666 14.966 15.966 Total 61.598
      2 Giulia STEINGRUBER SUI 15.500 14.141 13.466 14.533 Total 57.640
      3 Gabrielle DOUGLAS USA 15.300 14.750 13.066 14.400 Total 57.516
      4 Elsabeth BLACK CAN 14.800 13.733 14.600 14.166 Total 57.299
      5 Lieke WEVERS NED 13.900 14.400 14.233 14.200 Total 56.733
      6 Seda TUTKHALIAN RUS 14.900 14.066 14.533 13.100 Total 56.599

      7 Amy TINKLER GBR 14.933 13.700 13.633 14.200 Total 56.466
      8 Ruby HARROLD GBR 14.666 14.666 13.600 13.466 Total 56.398
      9 Mai MURAKAMI JPN 14.900 13.700 13.666 14.100 Total 56.366
      10 Lorrane OLIVEIRA BRA 14.766 13.600 13.933 14.066 Total 56.365
      11 SHANG Chunsong CHN 14.100 14.666 13.166 14.400 Total 56.332
      12 Pauline SCHAEFER GER 14.533 13.233 14.300 13.733 Total 55.799

      13 Flavia SARAIVA BRA 14.233 13.266 14.133 14.166 Total 55.798
      14 Noemi MAKRA HUN 13.966 14.233 13.833 13.700 Total 55.732
      15 Larisa IORDACHE ROU 14.866 13.200 13.866 13.766 Total 55.698
      16 Carlotta FERLITO ITA 14.266 13.233 14.233 13.933 Total 55.665
      17 Vanessa FERRARI ITA 14.366 13.633 13.733 13.933 Total 55.665
      18 WANG Yan CHN 15.066 11.800 14.500 14.200 Total 55.566

      19 Asuka TERAMOTO JPN 13.633 14.033 14.100 13.766 Total 55.532
      20 Lisa VERSCHUEREN BEL 13.916 13.900 13.700 13.933 Total 55.449
      21 Laura JURCA ROU 14.766 12.933 13.833 13.800 Total 55.332
      22 Rune HERMANS BEL 14.000 13.566 13.800 13.966 Total 55.332
      23 Elisabeth SEITZ GER 14.066 14.066 13.766 13.400 Total 55.298
      24 Isabela ONYSHKO CAN 14.000 14.100 13.416 13.700 Total 55.216

      ResponderExcluir
    14. Nesse mundial achei as notas de algumas seleções muito infladas.

      ResponderExcluir
    15. Maior marmelada para cima do Brasil. A trave da Lorrane foi totalmente cravada, com dois desequilíbrios pequenos, e o dedução da saída não tão bonito. Para mim que sou leigo retiraria no máximo 0.5, para os juízes que veem forma no ar e etc(achei tudo certo), vai aí para 1.0. NUNCA teve mais de 1.5. Onde? Fora os solos, roubadíssimos, sempre em torno de 0.5 ponto. Não entendo esse preconceito com a ginástica brasileira, sendo que em toda temporada aparece ao menos uma ou duas ginasta 'estrelas', o que comprova o talento praticamente natural do país para o esporte, já que investimento mesmo, só está entrando nesses último 4 ou 3 anos. Fora que a equipe estava coesa e forte. Não sei, não é justo.

      ResponderExcluir
    16. Estou triste por essa classificação não ter vindo mas mais triste ainda por elas terem errado quando não podiam é sempre assim elas erram quando mais é preciso.
      Ex:Daiane Atenas 2004 EF FC
      Jade na briga pelo ouro no AA em Stuttgart 2007 (pelo menos veio o bronze)
      Jade AA e EF FX pan Rio 2007 e recentemente Toronto 2015 quando Flávia poderia ser ouro na BB e FX ela erra (o pan não é uma competição tão dificil e não mexe com o psicológico do atleta como um mundial e olimpiada) e até quando será assim espero que acabe logo! As brasileiras não perderam a vaga para a Holanda, mas sim para elas mesmas.

      ResponderExcluir
    17. Entrevista com a holandesa Eythora Thorsdottir após a classificatória:
      https://www.youtube.com/watch?v=VH1mLh3GvVs

      ResponderExcluir