-->
  • Em mais um dia histórico, China perde o título por equipes e termina final com bronze


    Depois de muitos anos se mantendo sempre em primeiro lugar numa briga acirrada contra o Japão, a seleção masculina da China perdeu hoje o título mundial em Glasgow. A equipe foi dona do lugar mais alto do pódio durante muitos anos, mas hoje, finalmente, deu a chance do Japão sentir o gostinho do ouro depois de muitos, muitos anos.

    O país manteve o título de campeão mundial por equipes desde 2003, vencendo todos os mundiais inclusive o polêmico ouro no ano passado. Dessa vez não conseguiu se segurar: os vários erros cometidos no cavalo com alças, um dos melhores aparelhos da equipe, acabaram por colocar o Japão com o ouro, o primeiro desde 1978.

    A ginástica artística é um dos esportes que mais leva medalhas para o Japão, já que numa única competição o país tem chances de conquistar 6 medalhas no masculino e 8 medalhas no feminino. O país sempre termina o Mundial com muitas medalhas, mas a medalha de ouro por equipes era mais desejada do que qualquer outra. Assim como todos querem vencer Kohei Uchimura no individual geral, todos queriam vencer a China numa competição por equipes.

    O caminho não foi fácil para o Japão. Por mais que a equipe chinesa tenha cometido muitos erros, os japoneses também cometeram e deixaram a Grã-Bretanha, que foi acertando série por série, com chances de ouro até o final.

    Os britânicos, competindo em casa, seguraram muito a pressão, já que o público aqui estava completamente eufórico. Ficou a certeza que não é só no Brasil que as chances inéditas de medalha na ginástica fazem o público gritar tão alto. Muitos ginastas não conseguiram segurar ansiedade e foram claramente afetados por tanto barulho. Uchimura foi um deles.

    Quando o britânico Max Whitlock terminou sua cravadíssima série de solo, era a vez de Uchimura fazer sua série de barra fixa. Fácil demais, já que precisava apenas de 13.994 num aparelho em que ele costuma pontuar mais de 15. Só que, nessa hora, o público não só gritou ao ver a série de Whitlock como gritou novamente ao ver a Grã-Bretanha em primeiro, na frente de China, Estados Unidos e Rússia. Russos e americanos também haviam errado muito e, enquanto o Japão queria o ouro, os britânicos estavam mais que felizes com a prata.

    Uchimura caiu. Caiu e desesperou toda sua equipe e fez os olhos da equipe britânica brilharem com as chances de uma medalha que, agora, poderia ser dourada. Quase 5 minutos depois, merecidamente e mesmo com uma queda, Uchimura conseguiu 14.466 e o Japão levou o título por equipes.

    Essa foi a melhor final por equipes masculina dos últimos tempos. A equipe campeã foi decidida apenas na última rotação e no último aparelho. Mais um dia histórico para marcar o Mundial de Glasgow: China derrotada com o bronze, Japão conseguindo o ouro e Grã-Bretanha conquistando a primeira medalha por equipes da história.

    Resultados completos

    Post de Cedrick Willian

    Foto: Ivan Ferreira / Gym Blog Brazil
  • You might also like

    6 comentários:

    1. Que final por equipes sensacional! Eu simplesmente achei bem mais emocionante que a final por equipes feminina. A queda do primeiro atleta do Japao na barra fixa me fez levar as maos aos olhos. E quando o Uchimura tambem caiu,eu quase que nao consegui acompanhar mais pois eu queria muito que o ouro fosse para o japao. Que bom que, apesar das quedas, a tao sonhada medalha veio. Uma pena que a tv inglesa nao mostrou nenhum atleta do Brasil. Escutei apenas o nome dos atletas sendo anunciados mas nao passou disso. Por razoes obvias, acho eu, deram bem mais prioridade aos atletas da casa e aos que estavam na briga por medalha. Fiquei tambem super feliz pela medalha de prata para a Gran Bretanha. Os atletas fizeram um trabalho fantastico e, definitivamente, mereceram a prata. Aos responsaveis pelo blog, medalha de ouro pra voces pelos posts maravilhosos. Um grande abraco!

      ResponderExcluir
    2. Quando a Grã Bretanha errava os árbitros tiravam menos pontos que as outras equipes que falhavam,aí ficou fácil para se chegar a prata,competir em casa tem essas vantagens,mas mereceram.

      ResponderExcluir
    3. E esta foto ficará marcada, por todos os chineses estarem com os braços para baixo...

      ResponderExcluir
    4. Mais uma vez GBR fazendo história na ginástica já bastasse o bronze no TF em Londres 2012, prata no mundial e na frente da poderosa China. Medalha no masculino medalha no feminino será que surgindo uma nova potência na G.A. se eles continuarem assim não tenho dúvidas e confesso tenho até uma certa inveja (inveja boa sem maldade) pelo Brasil não ser tão forte como eles. Gostaria que fosse questão de tempo do Brasil crescer na WAG e MAG mas não acredito muito até porque tudo o que o Brasil e pela metade mas espero estar errado. E parabéns aos britânicos que eles merecem E que continuem fazendo um bom mundial pois gostaria que o Brasil fizesse o mesmo se o mundial fosse aqui no Brasil.

      ResponderExcluir
    5. OLa, pessoal! Passando para deixar o link da final por equipes feminina transmitida pela BBC. Espero que abra no Brasil. Abracos!
      https://www.youtube.com/watch?v=xHBUIt-airA

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sandoval, infelizmente esse vídeo não está disponível no Brasil. Mas quem quiser conferir a final feminina por equipes pode assistir por este outro link:
        https://www.youtube.com/watch?v=Et9aO_TjPQ0

        Excluir