-->
  • Os últimos classificados olímpicos

    No primeiro dia de finais da Copa do Mundo de Doha já foi possível definir a classificação olímpica de quase todos os ginastas que faltavam. O masculino ficou completamente definido enquanto a definição completa do feminino vem amanhã, com Vanessa Ferrari (ITA) competindo por uma vaga no solo.

    No solo masculino, finalizando em segundo tanto nessa final quanto no ranking, o espanhol Rayderley Zapata é o dono da vaga nesse aparelho. O israelense Artur Dolgopyat foi o campeão da competição e do ranking, mas já está classificado para os Jogos Olímpicos através do Mundial. A apresentação dele em Doha foi uma prévia do que provavelmente veremos em Tóquio: uma final em que ele e Zapata estejam presentes.

    Oksana Chusovitina (UZB) recebeu uma medalha que veio como um presente de aniversário. Com 46 anos recém completados conquistou o ouro na prova de salto, que não valeu vaga olímpica pra ela e nem pra segunda colocada Coline Devillard (FRA), já que Jade Carey (USA) está em primeiro lugar nesse aparelho com pontuação e notas muito superiores.

    Classificação olímpica à parte, na final de cavalo com alças o iraniano Saeedreza Kheika fez uma prova excelente, cumprindo praticamente todos os requisitos do aparelho com flairs muito bem executados e conquistando o ouro com 15,200. É uma pena saber que não veremos essa série em Tóquio.

    Nas assimétricas, Rebeca Andrade conquistou o ouro com 14,500 e Lorrane dos Santos ficou em terceiro com 13,400. Melhoraram o desempenho das classificatórias mas ainda assim perderam uma ligação de 0,2 de bônus em suas séries, que teria deixado Lorrane em segundo lugar. O ouro de Rebeca acabou por colocá-la em segundo lugar no ranking, com um total de 75 pontos. A vaga desse aparelho já havia sido garantida pela chinesa Fan Yilin desde a Copa do Mundo de Baku no início do ano passado.

    A expectativa final sobre a vaga olímpica do grego Eleftherios Petrounias, campeão olímpico em 2016, finalmente terminou: Petrounias se classificou para os Jogos Olímpicos, em primeiro lugar no ranking e com uma nota final de 15,500, a maior do ano. Enquanto isso, Arthur Zanetti fez uma prova excelente, dinâmica, sem pausas de descanso e com posições muito bem marcadas para a prata (14,933). A diferença visual da limpeza da série dele com a de Ibrahim Kolak (TUR), por exemplo, foi muito maior do que os menos de 2 décimos que os juízes deram. Talvez o fato de Kolak ter sido o último campeão mundial deu uma forcinha a mais na caneta do que nas próprias argolas.


    Faltando apenas a definição no solo feminino, confira a lista dos últimos classificados olímpicos.

    Masculino

    Solo - Rayderley Zapata (ESP)
    Cavalo com alças - Kohei Kameyama (JPN)
    Argolas - Eleftherios Petrounias (GRE)
    Salto - Jeahwan Shin (KOR)
    Paralela - You Hao (CHN)
    Barra fixa - Epke Zonderland (NED)

    Feminino

    Salto - Jade Carey (USA)
    Assimétricas - Fan Yilin (CHN)
    Trave - Urara Ashikawa (JPN)

    Confira os resultados completos da competição.

    NOTA: O texto foi atualizado após a lista oficial de classificados da FIG. No entendimento do blog, Weng Hao (CHN) se classificaria pelo cavalo com alças e Mitchel Morgans (AUS) pela paralela.

    Texto de Cedrick Willian
    Foto: FIG

  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário