-->
  • Jogos de Tóquio: classificatórias masculinas


    Terminou hoje de manhã as classificatórias masculinas dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Definidos os finalistas, que não incluem alguns favoritos importantes, confiram como foi a competição.

    Equipes

    1. Japão – 262.251

    2. China – 262.061

    3. Rússia – 261.945

    4. Estados Unidos – 256.761

    5. Grã-Bretanha – 256.594

    6. Alemanha – 249.929

    7. Suíça – 249.193

    8. Ucrânia – 247.492

    9. Brasil – 247.263 (reserva)

    Não tem espaço no pódio para outras equipes fora Japão, China e Rússia. Artur Dalaloyan surpreendeu muito, competiu em todos os aparelhos e até chorou depois de sua série de solo. Ninguém imaginava que seria possível que ele chegasse aqui colaborando tanto com a equipe, fazendo uma enorme diferença e colocando a Rússia, que estava desacreditada do ouro, dentro dessa disputa que será acirrada e linda de se ver. São 0.3 de diferença entre as três equipes, numa competição onde cada passo dado – ou não – será contado!

    Como equipe o Brasil se apresentou apenas com uma queda no solo e um erro médio de Caio Souza na barra fixa. Terminou atrás da Ucrânia e da Suíça, se colocando em uma posição difícil de classificação, ficando a 0.2 da final.

    É realmente uma pena, já que tinham pontuado 251.450 no Pan, nota que os colocariam na final em 6º lugar. A estratégia competitiva nos Jogos Olímpicos foi diferente: Nory estava focado na barra fixa e acabou não competindo na paralela, argolas e cavalo com alças, deixando a equipe sem nota de corte. Francisco Barreto e Diogo Soares fizeram uma ótima competição, finalizando suas séries corretamente e sem grandes problemas.

    Previsão GBB – 1. Japão / 2. China / 3. Rússia. Final muito aguardada!

    Individual geral

    1. Hashimoto Daiki (JPN) – 88.531

    2. Nikita Nagornyy (RUS) – 87.897

    3. Xiao Ruoteng (CHN) – 87.732

    4. Sun Wei (CHN) – 87.298

    5. Joe Fraser (GBR) – 86.298

    6. Artur Dalaloyan (RUS) – 85.957

    7. Kitazono Takeru (JPN) – 85.948

    8. Ahmet Önder (TUR) – 85.665

    Com apenas 19 anos, Daiki Hashimoto tem um presente e um futuro brilhante. Apesar de não ter competido o individual geral em Stuttgart e de uma participação bem discreta na American Cup de 2020, Hashimoto chega em Tóquio com status de Uchimura no individual geral. O talento que ele tem de sobra pode render uma medalha de ouro numa briga acirrada com o Nagornyy, Xiao Ruoteng e Sun Wei.

    Diogo Soares fez uma estreia olímpica excelente, com execuções memoráveis (E no solo foi de 9.000), muita solidez e consistência. Conseguiu a última vaga nessa final e arrancou elogios da imprensa internacional, que disse que “o Brasil tem uma joia em Diogo Soares”, “um tremendo talento com grande potencial”. Alguém discorda?

    Caio Souza, muito focado e comemorando cada série que acertou, repetiu quase a mesma nota do Pan e vai a final individual geral em Tóquio. Sem o erro na barra fixa pode passar dos 85 pontos e melhorar a 14ª posição conquistada hoje.

    Previsão GBB – 1. Nagornyy / 2. Hashimoto / 3. Sun Wei

    Solo

    1. Artem Dolgopyat (ISR) – 15.200

    2. Nikita Nagornyy (RUS) – 15.066

    3. Ryu Sunghyun (KOR) – 15.033

    Dolgopyat não decepcionou e cumpriu seu papel de favorito. É uma pena que Carlos Yulo tenha tido uma queda e ficado fora dessa final. Surpresa da Coreia do Sul: além de Ryu, Kim Hansol também se classificou. Rayderley Zapata é o quarto colocado e vem forte na briga! Final sem representantes japoneses.

    Previsão GBB – 1. Dolgopyat / 2. Nagornyy / 3. Yulo. Fora o bronze, o resto ainda pode dar certo!

    Cavalo com alças

    1. Lee Chih Kai (TPE) – 15.266

    2. Rhys McClenaghan (IRL) – 15.266 (E mais baixa que Lee)

    3. Kohei Kameyama (JPN) – 15.266 (empate real com Rhys, tanto D como E)

    Pela nota dos três primeiros colocados dá para perceber como será essa final: muito disputada! Alec Yoder em quarto foi uma surpresa. Quando os EUA escolheram o ginasta para a vaga de especialista poderia ter sido um tiro no pé, mas foi o contrário: entrou na arena muito focado e limpo, conquistando 15.200 com 8.800 de execução.

    Previsão GBB – 1. Whitlock / 2. Lee Chih / 3. Rhys. Será que dá? Whitlock se classificou em 5º para final que tem entre os 5 primeiro o maior potencial de medalhas.

    Argolas

    1. Eleftherios Petrounias (GRE) – 15.333

    2. Liu Yang (CHN) – 15.300

    3. Samir Ait Said (FRA) – 15.066

    Com um elemento novo nas argolas, Samir tenta se redimir da tragédia que o acometeu nos Jogos do Rio. Vai encontrar pela frente o desejo de Petrounias ser bicampeão olímpico, assim como a vontade de Liu Yang conquistar uma medalha olímpica. Nos Jogos do Rio, Liu havia se classificado em primeiro a acabou em 4º lugar.

    Previsão GBB – 1. Petrounias / 2. Yang / 3. Zanetti. Classificado em 5º lugar, Arthur Zanetti tenta sua terceira medalha olímpica. Seria excelente terminar a carreira com uma medalha de cada cor. Essa final difícil ainda conta com You Hao, Denis Ablyazin e Ibrahim Colak.

    Salto

    1. Shin Jeahwan (KOR) – 14.866

    2. Artur Davtyan (ARM) – 14.866

    3. Nikita Nagornyy (RUS) – 14.783

    Final de salto é sempre uma surpresa: todos os ginastas que se classificam podem terminar em último ou em primeiro. Geralmente os saltos com duplo mortais são menos despontuados, mas também mais arriscados. Basicamente o pódio é feito por quem termina em pé e mais cravado. Nesse sentido, por ter saltos menos arriscados, Artur pode ser o mais provável de sair dessa final com uma medalha.

    Previsão GBB – 1. Shek Wai Hung (HKG) / 2. Wataru Tanigawa (JPN) / 3. Hak Yan Seon (KOR). Essa previsão foi a mais frustrada: nenhum dos ginastas se classificou para final, sendo que Tanigawa nem fez dois saltos. A felicidade brasileira fica com Caio Souza que saltou muito bem, finalizando com média 14,700 em 7º lugar. Assim como qualquer outro finalista, Caio tem chances de ser medalhista nesse aparelho.

    Paralela

    1. Zhou Jingyuan (CHN) – 16.166

    2. Lukas Dauser (GER) – 15.733

    3. You Hao (CHN) – 15.666

    Sem surpresas com essa classificação, muito menos com Jingyuan em primeiro. Excelente nota para Dauser; fica a dúvida se vai conseguir repetir a série na final, que tem trocos muito difíceis vindo da braquial. You Hao mostrou boa quantidade de acertos esse ano e mais uma vez acertou hoje em Tóquio.

    Previsão GBB – 1. Jingyuan / 2. Ferhat Arican (TUR) / 3. Hao. Arican está classificado em 4º lugar, com a série mais difícil da final e nota 15.566.

    Barra fixa

    1. Daiki Hashimoto (JPN) – 15.033

    2. Milad Karimi (KAZ) – 14.766

    3. Tin Srbic (CRO) – 14.633

    Difícil falar dos classificados sem lamentar que Kohei Uchimura (JPN), Epke Zonderland (NED) e Arthur Nory não estão nessa final. Desde o início da competição os juízes de execução da barra fixa arbitraram com rigidez severa. Mesmo atletas que acertaram a série completa sem erros graves, como Epke e Nory, acabaram sem nota suficiente para se classificar. Nory ficou claramente chateado com a nota e ainda teve uma queda no solo, a última esperança de classificar a equipe.

    Previsão GBB – 1. Uchimura / 2. Brody Malone (USA) / 3. Srbic. O ouro não vai se concretizar, mas a esperança de medalha para Malone é real, que está classificado em 4º com 14.533.

    A competição continua hoje às 22h com a classificatória feminina. Os resultados de hoje, assim como o live score do feminino, você acessa clicando aqui.

    Texto de Cedrick Willian
    Foto: Sportgymrus / Oleg Naumov
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário