-->
  • Jogos de Tóquio: classificatórias femininas


    Simone Biles mais uma vez brilha nos tablados e, mesmo com erros na competição, se classificou para todas as finais olímpicas em Tóquio. Ela não é só a melhor ginasta de todos os tempos: Biles passou do status de melhor ginasta para uma das melhores atletas do mundo e escreve em Tóquio mais uma página da sua grande história.

    Mesmo sem equipe uma completa, as classificatórias olímpicas foram históricas para o Brasil. Rebeca Andrade, acompanhada de Flávia Saraiva, foi excelente e surpreendeu o mundo, que talvez não sabia de todo o potencial da nossa ginasta. Esse é o momento que os fãs brasileiros de ginástica esperavam! Confira abaixo como foram as classificatórias femininas em Tóquio.

    Equipes

    1 - Rússia - 171.629
    2 - Estados Unidos - 170.562
    3 - China - 166.863

    Depois de muito tempo, pela primeira vez a Rússia passa a frente dos Estados Unidos. Claro que Simone Biles teve erros, porém a nova geração russa tem muita competência. Na escolha da equipe olímpica dos Estados Unidos, Jade Carey foi pressionada para fazer rápido sua escolha sobre a vaga individual e acabou ficando fora da equipe. O diretor Tom Forster disse que faria a escolha olímpica com base no melhor somatório, que continha MyKayla Skinner, mas acabou deixando ela de fora, afirmando que "alguns décimos não fariam diferença na conquista da equipe". Agora observe: uma equipe com Biles, Sunisa Lee, Skinner e Carey teria somado 172.262. Fica a lição: alguns décimos FAZEM diferença!

    Os dirigentes britânicos deixaram Becky Downie fora de Tóquio porque a equipe era forte e podia concorrer ao bronze. As britânicas somaram 163.396 para um 6º lugar e a maior nota de barra foi 13.833. Com os 15.000 que tirou no Mundial de Stuttgart, Becky seria a terceira classificada da final em Tóquio e a equipe provavelmente estaria na final com as mesmas chances de da mesma forma.

    Previsão GBB - 1. Estados Unidos / 2. China / 3. Rússia. Continuo acreditando na China, mesmo que não tiveram um bom dia.

    Individual geral

    1 - Simone Biles (USA) - 57.731
    2 - Rebeca Andrade (BRA) - 57.399
    3 - Sunisa Lee (USA) - 57.166

    Chegou o dia de escrever sobre isso por aqui. É consenso mundial entre os especialistas em ginástica: não fossem as lesões, Rebeca teria sido a ginasta a "dar trabalho" pra Simone em diversas ocasiões desde 2015. O momento chegou na hora mais importante que é os Jogos Olímpicos. A ginasta hoje teria se classificado em primeiro se não tivesse perdido as ligações nas assimétricas. A final será um duelo incrível, já que tanto Biles como Rebeca podem crescer nas séries e notas.

    Para completar as top 6 que rodam juntas, temos Angelina Melnikova (RUS), Vladislava Uravova (RUS) e Nina Derwal (BEL). Ao passo que Rebeca e Simone podem melhorar, as outras quatro fizeram uma competição excelente e não apresentam espaço para grande melhora das notas.

    Previsão GBB - 1. Simone / 2. Rebeca / 3. Viktoria Listunova (RUS). Infelizmente Listunova não se classificou pra final, ficando um décimo atrás da sua compatriota Urazova.

    Salto

    1 - Simone Biles (USA)
    2 - Jade Carey (USA)
    3 - Rebeca Andrade (BRA)

    Simone tinha planejado homologar o duplo carpado nas classificatórias ou na final por equipes. Não fez nas classificatórias e não sabemos se vai fazer na final por equipes. Entretanto, pode ser que seja necessário um salto mais difícil na final, caso queira garantir o ouro. Tanto Jade Carey como Rebeca Andrade estão muito próximas do ouro caso um erro grave aconteça. O momento foi triste para MyKayla Skinner, que tinha no salto sua maior chance de final e medalhas mas acabou fora das finais. Sem desmerecer as outras finalistas, dificilmente o pódio terá outras ginastas que não sejam as três melhores classificadas.

    Apesar de ter sido um momento incrível para o Brasil, o parte mais marcante da final foi a despedida de Oksana Chusotivina, e esse momento merecia um ginásio cheio. A ginasta se aposentou em sua oitava participação nos Jogos Olímpicos, com 46 anos e com o público aplaudindo de pé. Oksana é uma inspiração para as novas gerações, provando que a ginástica pode agregar ginastas com mais longevidade. Porém, para isso acontecer, é necessário entender as particularidades de cada atleta e a adaptação do treino de cada um. Não podemos perder atletas por não entender que eles envelhecem e que a metodologia de treino precisa ser avaliada e adaptada de acordo com a idade. Em outras palavras, não dá pra exigir que uma Oksana Chusotivina treine como uma Viktoria Listunova. O resultado disso é lesão e afastamento do esporte, enquanto esse atleta poderia estar rendendo muito mais.

    Previsão GBB - 1. Simone / 2. Skinner / 3. Rebeca. Meu coração pede um ouro pra Rebeca enquanto Skinner nem se classificou pra final.

    Barras assimétricas

    1. Nina Derwael (BEL) - 15.366
    2. Sunisa Lee (USA) - 15.200
    3. Anastasiia Iliankova (RUS) - 14.966

    Essa final vai ser na verdade um duelo pelo ouro. Sunisa tem a maior nota D da atualidade mas que depende da ligação que perdeu na classificatória. Nina tem um décimo de D a menos mas mantém uma linha de execução mais bonita. Difícil ter uma favorita aqui.

    A atuação de Iliankova foi inesperada e merecida. Ninguém imaginou que Valentina Rodionenko a escolhesse para ser a 6ª ginasta da Rússia, muito menos que daria trabalho para Fan Yilin (CHN) e a própria Angelina Melnikova (RUS). Rebeca poderia ser outra inesperada nessa final caso houvesse acertado suas ligações.

    Previsão GBB - 1. Nina / 2. Yilin / 3. Lee. Será?

    Trave

    1. Guan Chenchen (CHN) - 14.933
    2. Tan Xijing (CHN) - 14.333
    3. Sunisa Lee (USA) - 14.200

    As notas que as chinesas tiraram nos nacionais foram infladas ou os juízes de trave estavam muito rígidos? Parece que esse aparelho em momento algum se encaixou com total clareza no entendimento de quem assiste. Guan Chenchen veio como especialista e assim como Iliankova honrou sua presença. O problema das chinesas nessa final é justamente esse modo rígido de julgar: podem tirar entre 13.500 e 15.000 pontos. Final de trave é de quem erra menos e a pressão do último dia de finais pode ser grande. Esperamos que Flávia se recupere e faça uma boa competição, melhorando o resultado que conquistou nos Jogos do Rio em 2016.

    Previsão GBB - 1. Simone 2. Ou Yushan (CHN) / 3. Sunisa. Yushan ficou fora da final e Simone passou uma excelente série e por conta de uma saída trágica quase não se classifica. Gostaria de errar a previsão e ver a Flávia no pódio.

    Solo

    1. Vanessa Ferrari (ITA) - 14.166
    2. Simone Biles (USA) - 14.133
    3. Jade Carey (USA) - 14.100

    Com muitos erros, Biles se classificou em segundo. Como já foi dito por aqui, Vanessa está com uma série muito inteligente, que explora os saltos de dança que ela faz com facilidade. Será suficiente para uma medalha dessa vez? Ao contrário de Vanessa, Jade Carey não teve seus saltos validados; mesmo assim alcançou nota acima de 14 e ainda não homologou seu elemento novo. As outras finalistas são muito boas (Rebeca incluída) e essa final promete ser muito interessante.

    Previsão GBB - 1. Simone / 2. Jade / 3. Vanessa. Também quero que essa previsão esteja errada e que o baile de favela viralize!

    Resultados completos aqui.

    Texto de Cedrick Willian
    Foto: USA Gymnastics / John Cheng
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário