-->
  • Mundial de Kitakyushu: primeiro dia de finais por aparelhos


    O Brasil fez história hoje com Rebeca Andrade no primeiro dia de finais por aparelhos: primeira ginasta a conquistar duas medalhas em mundiais, primeira campeã de salto e primeira medalhista nas barras assimétricas. E amanhã pode ser a primeira medalhista de trave.

    Rebeca foi brilhante no salto, onde conseguiu o título de campeã, e muito inteligente nas assimétricas. Teve o sangue frio de corrigir a série da melhor forma possível e manter a nota E alta, apesar da D baixa. Não adiantaria fazer o sola com pirueta no fim da série, porque o elemento não entraria na nota D pelo fato dela já ter feito 3 elementos da mesma raiz no momento que errou a ligação do "van leween". A campeã nesse aparelho foi a chinesa Wei Xiaoyuan, que fez uma boa série mas que não levaria o ouro caso Rebeca tivesse feito a série completa.

    O primeiro dia de finais teve vários feitos históricos além dos de Rebeca. O italiano Nicola Bartolini conseguiu o primeiro título nesse aparelho para seu país. O finlandês Emil Soravuo conquistou, no mesmo aparelho, a primeira medalha mundial para seu país, com a melhor série de assistir, a mais limpa da final e com a sequência original de pirueta para frente mais duplo mortal com meia volta.

    Outro feito histórico: o americano Stephen Nedoroscik conquistou o primeiro título mundial no cavalo com alças para os Estados Unidos. A presença do outro americano Alec Yoder, que apesar de não ter conquistado uma medalha se classificou em terceiro para essa final, mostra que os Estados Unidos estão trabalhando bem nesse aparelho e podem vir mais forte como equipe no próximo mundial. Nedoroscik não apenas venceu essa competição: ele desbancou o chinês Weng Hao e o japonês Kazuma Kaya, atletas com uma trajetória incrível nesse aparelho.

    Nas argolas, outro fato curioso: o chinês Zhang Boheng sai da final e deu lugar para o italiano Marco Lodadio, que terminou em segundo lugar, fazendo uma dobradinha com Salvatore Maresco, que ficou em terceiro empatado com o russo Grigorii Klimentev. O campeão foi o chinês Lan Xingyu. Talvez ninguém esperasse dois italianos no pódio das argolas, nem mesmo os dois atletas, que se mostraram muito surpresos.

    A Itália, inesperadamente, foi o segundo país mais condecorado no primeiro dia de finais. Conquistou um ouro, duas pratas e um bronze, total de quatro medalhas, ficando atrás apenas da China, que conquistou dois ouros, uma prata e um bronze.

    Confira os resultados completos.

    Texto de Cedrick Willian
    Foto: FIG

  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário