
Após recuperar-se de uma lesão, Fabian Hambüchen disse que está pronto
21 de abril de 2010
CBG anuncia nomes de representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude
23 de abril de 2010A Rússia e vários de seus países vizinhos foram forçados a retirar-se do Campeonato Europeu de Ginástica Masculino em Birmingham, por causa da cinza vulcânica que dificultou as viagens aéreas na Europa.
A Federação Russa de Ginástica anunciou que a sua equipa masculina, campeã sênior de 2008, não seria capaz de comparecer. Ucrânia, Bielorrússia, Geórgia e Armênia também riscaram os participantes da competição, marcada para abril de 22-25.
A Rússia conquistou o título sênior do Campeonato Europeu de Ginástica de 2008, em Lausanne, na Suíça, derrotando a Alemanha e Romênia. Bielorússia terminou em quarto e a Ucrânia em sexto.
Os organizadores do Campeonato Europeu de já haviam adiado o evento por um dia devido à situação de viagem. Cinzas da erupção de um vulcão islandês, no dia 14 de abril, cobriram os céus de países do extremo oriente, como o Cazaquistão, tornando muito obscuro para os aviões voar com segurança.
Muitas delegações se dispuseram a fazer a viagem de carro ou barco, uma impossibilidade para a Rússia. Moscou fica a três fusos horários e mais de 1.500 milhas (2.500 quilômetros) de Londres.
“Nós sabemos que a equipa belga passou 11 horas de viagem até Londres, enquanto a equipe nacional espanhola levou 30 horas,” disse o técnico russo Andrei Rodionenko. “A União Européia de Ginástica e a comissão organizadora, juntamente com as federações nacionais, têm feito tudo para que as equipes possam chegar aos campeonatos continentais. A UEG não aplicar qualquer sanção contra aqueles times que não são capazes de chegar a Birmingham.”
O treinador bielorusso Gennady Lesiv disse que os problemas de visto atrapalham os ginastas a viajar de carro ou comboio. Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Arménia e Geórgia não são membros da União Européia e os seus cidadãos precisam de visto para entrar em determinados países.
“Os Bielorrussos não podem ir para a competição via transporte terrestre, como algumas equipes têm feito, porque nem todos os membros da equipe têm visto”, disse Lesiv. “Nossos ginastas que tem vistos são permitidos a viajar para a Grã-Bretanha, mas eles não estão autorizados a atravessar a Europa, de autocarro ou de comboio. Além disso, encontrar bilhetes para a delegação de 20 membros agora é praticamente impossível. O problema é agravado pelo fato de que, quando chegaram a Birmingham, a equipe corre o risco de ficar lá por muito tempo, porque os meteorologistas não podem garantir as condições de bons vôos no final de abril, quando a competição terminar. A situação financeira da equipe bielorrussa não permite que ela fique na Inglaterra por um longo tempo. ”
O Campeonato Europeu Júnior de 2010 também servirá como uma competição de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010 em Singapura. Segundo relatos, a UEG se reunirá para analisar os ginastas impedidos da competição em Birmingham por causa do desastre natural.
Rodionenko disse que a Federação Russa de Ginástica e o Comitê Organizador dos Campeonatos Europeus estão fazendo todo o possível para garantir que a equipa russa seja capaz de viajar para Birmingham para a competição feminina, marcada para 28 abril – 2 maio.



