Com choro de Júlia Coutinho, Brasil sobe ao pódio da Copa de Koper sete vezes
21 de maio de 2025Conflitos internos fazem Kaylia Nemour mudar de clube
22 de maio de 2025A cidade chinesa de Nanning está recebendo os principais atletas da modalidade do país para mais uma edição do Campeonato Chinês de Ginástica Artística. As primeiras finais já aconteceram e, entre disputas acirradas, conhecemos os campeões do individual geral masculino e feminino e também os campões por equipes.
Quem inaugurou o pódio foi a equipe de Jiangsu, composta por You Hao, Sun Wei e outros, derrotou a equipe de Hunan liderada por Zhang Boheng e ganhou a medalha de ouro por equipe masculina. Entre as mulheres, com um total de 210.828 pontos, 0.7 décimo à frente do segundo legar e mais de 7 pontos à frete do terceiro lugar, a equipe de Zhejiang foi campeã.
No individual geral, a coroada foi para Zhang Qingying, da equipe de Zhejiang, com uma apresentação consistente em todos os aparelhos e uma nota final de 54.333. Curioso é que a atleta comemorou seu aniversário de 18 anos nesta final. Já no masculino, seu xará, Zhang Boheng, da equipe Hunan Expressway, faturou o ouro com uma pontuação total de 82.965 pontos.
Desta vez, a aparelhagem foi da TaiShan, a mesma que será usada no Mundial de Jakarta, em outubro. O Campeonato Nacional é o evento de ginástica artística de mais alto nível e mais concorrido do país. Além disso, também é a competição classificatória para o grupo de ginástica adulta dos 15º Jogos Nacionais, com cerca de 280 atletas participantes.
Por equipes
A equipe de Jiangsu venceu a equipe de Hunan sem surpresas e chegou a pontuação de 323.392. Com isso, esse time alcançou seis campeonatos nacionais consecutivos. Já o grupo de Guangdong ganhou a medalha de bronze. Embora a equipe masculina de Guangxi, jogando em casa, tenha ficado em quarto lugar com 312.359 pontos, a apenas 1.034 pontos de uma medalha.
No feminino, a equipe de Zhejiang venceu o campeonato e defendeu com sucesso o título com uma pontuação total de 210.828 pontos. A equipe de Guangdong ficou em segundo lugar e a equipe de Henan ficou em terceiro lugar. A competição foi disputada décimo a décimo até o último aparelho das favoritas que rodavam juntas: o solo. Neste momento, a equipe de Guangdong cometeram erros, mas a equipe de Zhejiang confiou em seu desempenho estável e acabou vencendo o campeonato com uma vantagem de 0,700 pontos.
A equipe de Zhejiang conta com Zhang Qingying, Zhang Xinyi, Jin Xiaoxuan, Chen Xinyun, Zhao Haiyu e Wang Jingci e somou 210.828. As prateadas de Guangdong somaram 210.128, contando com Ou Yushan, Hu Jiafei, Ke Qinqin, Zhong Qi, He Jialin e Huang Ziyi. Já no bronze, a equipe de Henan composta por Zhang Yihan, Zhang Wanning, Wang Zixuan, Zhang Xiaoxuan, Liu Jinru e Zhang Ruoxi, e 203.529 pontos.
Individual geral Feminino
As seis melhores colocadas na fase classificatória foram Zhang Qingying (Zhejiang), Huang Ziyi (Guangdong), Ou Yushan (Guangdong), Zhang Yihan (Henan), Qin Xinyi (Xangai) e Du Siyu (Pequim). Todas elas integraram o grupo principal na decisão.
No salto sobre a disputa começou com Zhang Yihan e Du Siyu por cima, com notas de 13.866 e 13.633, respectivamente, graças às séries com grau de dificuldade de 5.2 e 5.0, assumindo as duas primeiras posições do aparelho. Na sequência, nas barras assimétricas, as ginastas mantiveram o bom desempenho. Du Siyu e Zhang Yihan voltaram a se destacar, executando ambas séries com dificuldade de 6.4. Elas receberam 14.300 e 14.233 pontos, as segunda e terceira melhores notas da etapa.
A trave de equilíbrio foi o aparelho mais decisivo. Zhou Yaqin, Huang Ziyi e Zhang Qingying arriscaram provas partindo de 6.8 e ocuparam o topo da tabela com notas de 14.966, 14.600 e 14.300, respectivamente. Qin Xinyi, mesmo com uma série menos difícil (5.9), impressionou pela execução impecável e recebeu 8.2 em execução — a maior nota E do aparelho. Por outro lado, Zhang Yihan sofreu uma queda, e Du Siyu apresentou uma série com dificuldade baixa, o que comprometeu suas notas na trave, o que as fez decair na pontuação.
Na última rotação, no solo, Zhang Yihan se recuperou com a maior nota da competição, somando 13.600, com dificuldade 5.9. Qin Xinyi continuou em ascensão e, novamente, teve a melhor nota de execução, totalizando 13.233 com uma série de dificuldade 5.0. A última a se apresentar foi Zhang Qingying, que manteve a calma diante da pressão e somou 13.200 com uma série de dificuldade 5.2, a terceira melhor pontuação do solo.
Com uma performance consistente ao longo de toda a competição, Zhang Qingying garantiu o ouro com uma nota total de 54.333. Qin Xinyi ficou com a prata (54.099) e Zhang Yihan levou o bronze (53.232). Completando o top 8 do individual geral feminino ficaram em ordem Huang Ziyi, Zhang Kexin, Zhou Yaqin, Du Siyu e Zhang Xinyi. A diferença entre a medalhista de bronze e a atleta na 8ª colocação foi de apenas 0,166 pontos — evidenciando o altíssimo nível técnico e o equilíbrio da disputa
Individual geral masculino
Apesar de sofrer uma lesão no pescoço antes do campeonato, Zhang Boheng foi firme do início ao final e conquistou o ouro com 82.965. Ele foi o único da competição a ultrapassar a marca de 80 pontos. Na primeira rotação, no solo, Zhang foi o quinto competidor e teve um bom começo com um conjunto completo e suave de movimentos, marcando 14.233 pontos.
Em seguida, ele cometeu um erro na primeira tentativa no cavalo com alças, caiu e obteve 12.433. Ainda assim, se estabilizou e marcou 14.366 nas argolas. Depois disso, Zhang Boheng estava bem à frente e não deu chance para seus oponentes ultrapassarem. Ele marcou 14.333 pontos, 14.300 pontos e 13.300 pontos nas provas restantes de salto, barras paralelas e barra fixa, respectivamente , vencendo o campeonato pela terceira vez.
Mesmo com uma queda, seus principais adversários sequer passaram perto. Shi Cong, da equipe de Jiangsu, ficou em segundo lugar com 79.765 pontos, e Lan Xingyu, da equipe de Guangxi, ganhou a medalha de bronze com 79.632 pontos. Pouco mais de 0.1 décimo separou a prata do bronze.