


CBG convoca seleção júnior para camping no Rio de Janeiro
7 de julho de 2025


O que é o Silivas, movimento da ginástica artística
10 de julho de 2025Vistos os últimos episódios conflituosos entre países do Oriente Médio, o presidente da FIG, Morinari Watanabe, postou uma declaração categorizando os episódios. “É muito desanimador para mim ver que o mundo está mais uma vez passando por ameaças sem precedentes à paz”, começou.
Em sua declaração, Morinari lembra as vidas de atletas que estão sendo mal influenciadas, lembra o conflito entre Ucrânia e Rússia e, ainda, clama por paz. “Além da guerra na Ucrânia, um novo ponto de inflamação surgiu no Oriente Médio. Em ambos os casos, jovens ginastas estão sentindo todo o impacto dessa agressão. Eu apelo à restrição e desescalada e reitero meus pedidos de paz. Espero que a ginástica possa continuar a trazer uma mensagem de paz ao mundo”, finaliza.
O dirigente está ocupa este cargo desde 2017, sendo o primeiro asiático a liderar a entidade em mais de 130 anos de história. Japonês e com trajetória sólida na administração esportiva, Watanabe é conhecido por seu perfil diplomático e por defender a modernização da ginástica, buscando equilibrar tradição e inovação. Sob sua gestão, a FIG tem ampliado o uso de tecnologia, reforçado o combate ao abuso no esporte e promovido maior inclusão global, com atenção especial ao desenvolvimento da ginástica em países emergentes.