O que é o Silivas, movimento da ginástica artística
10 de julho de 2025Mudança de nacionalidade de Illia Kovtun é reconhecida pela FIG e atleta passa a representar a Croácia
12 de julho de 2025O Ministério do Esporte publicou a lista de atletas que serão contemplados com o programa Bolsa Atleta, em 2025. Ao todo, 466 esportistas brasileiros foram contemplados. Entre eles, 14 ginastas divididos entre as modalidades artística, rítmica e de trampolim.
Pela ginástica rítmica foram elencadas Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre. Pela ginástica de trampolim, Alice Gomes, Rayan Dutra e Camilla Lopes. Já pela ginástica artística, o time que foi bronze olímpico (Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Júlia Soares e Rebeca Andrade) e ainda, no masculino, Arthur Nory, Diogo Soares, Caio Souza e Yuri Guimarães.
O objetivo da iniciativa, conforme publicação no Diário Oficial da União, é assegurar ao beneficiário o pagamento da Bolsa-Atleta, cuja utilização será para manutenção pessoal e esportiva. Todavia alguns nomes de atletas que tiveram resultado exponencial em 2024 no cenário não foram contemplados. Um exemplo na ginástica aeróbica é o da dupla Tamires Rebeca Silva e Lucas Barboasa, que foram medalhistas mundiais um ano atrás. Já na artística, Bernardo Actos, Tomás Rodrigues, Maria Heloísa Moreno e Hellen “Pingo” Silva, que foram campeões do Campeonato Sulamericano de Ginástica Artística, e ainda Lucas Bitencourt, Andreza Silva, Carolyne Pedro e Patrick Sampaio, campões no Campeonato Pan-americano de Ginástica Artística.
Os recursos são provenientes do Ministério do Esporte, no âmbito do Orçamento Geral da União de 2025, com dotação inicial no valor de R$ 176.000.000,00. Deste montante, serão empenhados R$ 44.037.693,00, valor necessário para atender aos 466 atletas bolsistas até dezembro de 2025. Os pagamentos referentes aos meses de 2026 estarão condicionados à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) daquele exercício.