Novos talentos da ginástica rítmica brasileira encantam Natal (RN) com sua arte
16 de setembro de 2025Pela primeira vez em oito anos, uma ginasta estreante no adulto deve competir um Mundial
17 de setembro de 2025Faltando menos de 40 dias para o início do 53º Campeonato Mundial de Ginástica Artística da FIG em Jacarta (INA), o presidente da FIG, Morinari Watanabe, visitou a Arena Indonésia, que em breve sediará o que promete ser uma edição marcante do evento. Acompanhado pela Sra. Ita Yuliati, Presidente do Comitê Organizador Local e da Federação Indonésia de Ginástica, e sua equipe dinâmica, majoritariamente feminina, Watanabe expressou sua admiração pela qualidade do trabalho realizado.
“Gostaria de parabenizar Ita e sua equipe pela preparação impecável para o Campeonato Mundial. A motivação e o entusiasmo deles são verdadeiramente inspiradores”, disse o líder da Federação. A edição deste ano será histórica, marcando a primeira vez que o Campeonato Mundial será realizado no Sudeste Asiático. “Isso não teria sido possível sem o profissionalismo, a paixão e o comprometimento de Ita e sua equipe”, acrescentou Watanabe.
Olhando para o futuro, ele espera que o evento deixe um legado duradouro. “Nosso objetivo é despertar o interesse das pessoas pela ginástica por meio do Campeonato Mundial”, explicou. “Após o evento, incentivamos as crianças a desenvolver capacidades físicas fundamentais, bem como os idosos a praticar ginástica para melhorar sua qualidade de vida, contribuindo assim para a redução dos custos da previdência social.”
Com capacidade para quase 16.500 pessoas, a Arena Indonésia está mais do que pronta para receber as 80 Federações Nacionais inscritas, um número recorde na história do Campeonato Mundial. “Esse número recorde de participantes é uma recompensa maravilhosa para a ginástica e o Comitê Organizador Local, além de uma verdadeira prova do poder unificador dos esportes”, disse Watanabe.
O 53º Campeonato Mundial de Ginástica Artística da FIG, que acontecerá em Jacarta de 19 a 25 de outubro de 2025, promete uma semana emocionante e memorável para ginastas e fãs. Pelo visto, o Brasil irá enviar o máximo possível de atlatas para o evento: 6 no masculino e 4 no feminino. Caio Souza, Arthur Nory, Diogo Soares, Yuri Guimarães, Vitaliy Guimarães, Tomás Rodrigues, Patrick Sampaio, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Júlia Coutinho, Sophia Weisberg e Ana Luiza Lima estão no páreo.