


República Tcheca e Azerbaijão conquistam resultados históricos na Copa do Mundo de Cottbus de Trampolim
26 de setembro de 2025
Itália desfruta o topo da ginástica acrobática mundial
26 de setembro de 2025A prática regular de atividade física vai além da estética: ela é uma importante ferramenta no cuidado com a saúde mental. Pesquisas publicadas pela American Psychological Association (APA) e pela revista The Lancet Psychiatry indicam que exercícios de musculação e aulas coletivas contribuem para a redução dos sintomas de depressão e ansiedade, estimulando a produção de neurotransmissores ligados ao bem-estar, como serotonina, dopamina e endorfina, e promovendo equilíbrio emocional. Nesse contexto, a Bluefit destaca o papel das academias como espaços que favorecem a prevenção e o cuidado no Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a valorização da vida.
A musculação, por exemplo, estimula não apenas a força muscular, mas também a autoconfiança e a disciplina. Já as aulas coletivas, além de promoverem gasto calórico e condicionamento físico, favorecem a socialização e criam um senso de comunidade, aspecto fundamental para combater a solidão e fortalecer vínculos. Aulas de dança, yoga, pilates, lutas e treinos funcionais aumentam a motivação, tornam a prática mais prazerosa e contribuem para o bem-estar geral.
Os efeitos positivos das aulas coletivas voltadas à saúde mental são confirmados pela pesquisa “Afetividade de Praticantes de Ginástica Coletiva de uma Academia de Florianópolis“, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e publicada em 2023. O estudo apontou que os praticantes apresentam maior frequência de sensações de prazer, emoções positivas e desenvolvimento da afetividade, evidenciando que atividades coletivas combinadas com exercícios físicos têm papel relevante na manutenção da saúde mental e física.
Somente 20% das academias brasileiras oferecem atividades voltadas para os cuidados com a saúde mental, conforme a pesquisa “Perspectivas de apoio à saúde mental e ao bem-estar em academia”, publicada pela IHRSA Fitness Brasil em 2022. Nesse cenário, a Bluefit se destaca como uma das pioneiras do setor fitness brasileiro ao oferecer modalidades de aulas que priorizam o bem-estar e a saúde mental, além de promover ações que integram os cuidados da mente, tanto para alunos quanto em seus canais de comunicação.
De acordo com revisão sistemática publicada na Frontiers in Psychiatry (2021), exercícios físicos regulares em grupo reduzem significativamente sintomas de depressão e ansiedade, reforçando a importância de treinos acompanhados por profissionais qualificados.
“Treinar em grupo ou individualmente traz benefícios que ultrapassam o corpo físico. O exercício regular ajuda a reorganizar a rotina, traz propósito e gera sensação de conquista a cada evolução. São fatores essenciais para a autoestima e para o equilíbrio emocional”, destaca Leandro Twin, assessor esportivo e embaixador da Bluefit.