
American Cup retornará em 2026 após hiato de 5 anos
29 de novembro de 2025
Pedro Silvestre encontra ídolos do esporte durante período de treino no Japão
1 de dezembro de 2025O 3º Campeonato Mundial Júnior de Ginástica Artística da FIG aconteceu em Manila e foi uma oportunidade para o jovem Yulo de consolidar seu nome como uma estrela internacional em ascensão. Karl Yulo, bem como o irmão Carlos, agarrou a oportunidade que caiu em sua mão e conquistou duas medalhas de bronze no evento. Uma na barra fixa e a outra no solo.
“Ele é a próxima geração”, proclamou Carlos Yulo no início deste ano. “Ele é talentoso. Há uma grande e boa oportunidade para ele”, acrescentou em outra entrevista . Meses depois, a promessa do irmão mais velho foi cumprida pelo mais novo. E agora, já no ano que vem, ambos estarão juntos na categoria adulta.
Nascido em Manila em 29 de agosto de 2008, Karl Yulo cresceu na academia ao lado de seu irmão mais velho e sua irmã mais nova. Embora as conquistas de Carlos tenham mostrado a Karl o que era possível, vê-lo ganhar o ouro no solo e depois no salto sobre a mesa nas Olimpíadas de Paris foi uma experiência inesquecível. “Chorei muito quando ele ganhou nas Olimpíadas”, disse Karl. “Esse é o sonho dele, e também o meu. Então, ele também realizou o meu sonho quando ganhou o ouro.”
Karl Yulo, que possui uma semelhança impressionante com seu irmão, tanto fisicamente quanto em suas habilidades ginásticas, já provou ser um forte concorrente. Em sua estreia internacional no Campeonato Asiático de 2023 em Singapura, o então jovem de 14 anos surpreendeu a todos ao conquistar a medalha de prata no salto. Sua irmã mais nova, Elaiza, também é ginasta e trabalha como voluntária na competição (veja a foto principal).
Em 2024, ele elevou seu feito para ouro e adicionou a prata no individual geral no Campeonato do Pacífico, a mesma competição onde Carlos recebeu reconhecimento internacional pela primeira vez quase uma década antes. Karl saiu com cinco medalhas no total, incluindo duas de ouro — exatamente o mesmo que Carlos em 2016.
Por vezes, os seus percursos parecem quase idênticos: Karl Yulo recebeu recentemente uma Bolsa de Solidariedade Olímpica, tal como Carlos em 2017. Tal como Carlos, tem utilizado a bolsa para treinar no Japão com o treinador Kugimiya Munehiro, que orientou Yulo durante os primeiros anos da sua carreira sénior.
Aconteça o que acontecer, Yulo sabe que poderá contar com a orientação do irmão. “Eu treino todos os dias, trabalho duro e me esforço ao máximo para dar o meu melhor”, explicou Karl . “É muito mais divertido treinar e competir quando você sabe que alguém realmente te apoia.”


