Quais as funções do COB, CBG e clubes de ginástica do Brasil?
20 de maio de 2025Brasil conquista primeiro ouro numa Copa do Mundo de Ginástica Rítmica
20 de maio de 2025Uma verdadeira chuva de medalhas caiu para o Brasil no último Campeonato Pan-americano de Ginástica de Trampolim. O evento, que aconteceu na cidade de Santa Tecla, em El Salvador, entre os dias 12 e 18 de maio, somou as categorias júnior e adulto com a delegação brasileira onze vezes no pódio.
Tudo começou com o retorno da olímpica Camilla Gomes, que foi medalha de ouro no trampolim individual com a nota de 53,430, ficando a frente da mexicana Dafne Navarro, com 52,530, e da colombiana Nicole Castellanos, com 52,225. A atleta brasileira, que mora e treina nos Estados Unidos, vence essa prova nessa competição pela quarta vez (2021, 2022, 2023 e 2025), consagrando uma das maiores vencedoras da modalidade no Brasil.
Neste mesmo dia, outro brasileiro também subiu ao pódio após uma apresentação impecável. Foi Gabriel Sousa, que conquistou o bronze, com 56.785, ficando atrás apenas dos americanos Ryan MacCagnan e Cody Geuselli, respectivamente ouro e prata com 58.110 e 57.470 pontos. Outro grande nome importante da modalidade, o olímpico Rayan Dutra não foi bem nas eliminatórias do Pan e ficou fora da final.
Já nas modalidades individuais júnior, dobradinha de ouro para o Brasil. No feminino quem foi ao topo do pódio é Gabriela Cordeiro. Já no masculino o vitorioso foi o mineiro Arthur Antunes. E as conquistas brasileiras não pararam por aqui.
Já no último dia, os brasileiros tornaram para mais sete medalhas. Quatro delas de ouro. A começar pela vitória da equipe feminina adulta, com Júlia, Laura, Maira Luiza e Camilla. Já no trampolim mini feminino adulto, Giulia Tiemi foi ao topo do pódio. Medalha de bronze para a equipe masculina que contou com Rayan, Wallace, Gabriel e Vinícius.
Entre os juvenis, ouro para o trampolim sincronizado feminino, com Eduarda e Gabriela. Ouro também para o trampolim duplo mini feminino, com Maria Clara Guedes. Nesta mesma prova, prata para Luísa Pereira. Já os atletas Isaac e Pedro foram medalha de prata no trampolim sincronizado masculino.
“É minha primeira competição pós olimpíadas e eu tô muito feliz por representar o Brasil e trazer novamente a medalha de ouro para casa. E é o início de um ciclo e tem muita coisa para acontecer, mas estou muito feliz de estar aqui com minhas colegas de equipe e minhas amigas de outros países. Espero que seja um ciclo muito bom pra todos nós”, discursou Camilla Gomes ao Instagram da UPAG PAGU após sua vitória.