Eleftherios Petrounias segue impressionando o mundo com suas argolas
18 de outubro de 2025Brasileiras não irão competir o individual geral no Mundial de Jacarta
19 de outubro de 2025Júlia Coutinho, Sophia Weisberg, Júlia Soares e Flávia Saraiva estrearam a pouco os aparelhos do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Jacarta, na Indonésia. Hoje aconteceu o treino de pódio e as brasileiras passaram bem pelos quatro aparelhos.
Weisberg e Coutinho foram as que mais competiram. Ambas fizeram os quatro aparelhos. Já Flávia e Soares passaram pela trave e pelo solo. Entretanto, o limite de atletas por aparelho é de apenas três. Por essa regra, na trave e no solo, ao menos uma das quatro garotas precisará ficar de fora.
Desta vez, as meninas não irão seguir a ordem olímpica e começarão as apresentações pelas barras assimétricas. Por coincidência, esta é a mesma ordem que elas partiram na final por equipes dos Jogos de Paris, em 2024, e na final por equipes do Mundial da Antuérpia, em 2023.
Salto
Este foi o último aparelho que as brasileiras competiram. Sophia Weisberg mostrava certo nervosismo, mas mesmo assim arriscou suas maiores dificuldades. Ela começou com a dupla pirueta, fez esse salto duas vezes, caiu na primeira tentativa e na segunda terminou de pé, mas com os dois pés para fora.
Ela também fez uma reversão mortal carpado com meia volta e acerto. Isso mostra que irá rentar a final de salto. Já Júlia Coutinho realizou apenas um salto, a pirueta. Entretanto, executou o movimento duas vezes. Ambas bastante bem executadas.
Barras assimétricas
Neste aparelho, também, somente Coutinho e Weisberg participaram. Ambas fizeram boas séries. Weisberg, na primeira tentativa, acabou caindo na saída, mas fez uma segunda série e acertou tudo. Os grandes destaques da prova foram o Pak e o Ginger, ambos muito certos. Já Coutinho demonstrou uma série com um pouco menos de dificuldade, mas muito bem feita. O auge foi a saída de duplo twist grupado cravada e o jeager com pernas afastadas.
Trave
A surpresa aqui foi a prova de Júlia Coutinho. Ela acertou tudo, mas ninguém imagina que a atleta fosse fazer trave. Já Sophia Weisberg passou duas vezes e também acertou a prova em ambas. Um pouco insegura no flick layout, mas executou bem e deve conseguir um 12 alto caso faça a mesma prova nas finais. Já Flavia e Soares caíram. Flávia não segurou o segundou layout da sequência (flic layout layout) e Júlia caiu na cortada anel, seu movimento novo de 2025.
Entretanto, ambas retornaram ao aparelho para uma segunda série e ambas foram bem. Flávia está muito segura. Mesmo não completando nenhuma vez a ligação de entrada, acertou uma prova para mais de 8 de execução. Já Júlia ainda está insegura para os flicks, tanto o que antecede o layout quanto a antecedente a saída.
Solo
As quatro ginastas brasileiras voltaram para fazer o solo. E Júlia Coutinho foi que a teve o melhor desempenho. Ela acertou as quatro acrobacias e ainda se saiu muito bem nos saltos de dança. Sem falar que Maria Maria, a sua música de solo, caiu no gosto do público presente. Não tinham muitas pessoas – apenas alguns atletas e familiares -, mas todos levantaram para aplaudir.
Weisberg também passou bem, mas com uma série bem simples. Foram três passadas que, inclusive, contam uma dificuldade B de uma dupla pirueta. Júlia Soares fez um solo fenomenal, que deixou todos muito encantados. Até que caiu na última acrobacia, um duplo carpado. Já Flávia Saraiva fez duas provas e em nenhuma delas se saiu bem. Primeiro, no Tempo que antecede o seu tsukahara, ela se perdeu e acabou voando para fora do aparelho. Sequer retornou. Enfim, após uma colega, voltou ao início da prova, mas se perdeu novamente durante a coreografia.
Futuro
Num ensaio geral, Júlia Coutinho é ginasta que se mostrou melhor preparada. Inclusive para o individual geral. Mesmo sem altas chances de medalhas, foi a atleta que passou mais consistente. Agora é torcer para que elas entendam o que não deu certo nesse primeiro dia e consigam corrigir para extraírem o melhor de si nas classificatórias. O evento preliminar das meninas acontecerá na segunda-feira, a partir de 6h no horário de Brasília.