
Arthur Zanetti é nomeado embaixador da campanha Acredite no Esporte
11 de setembro de 2025
Copa de Paris eleva nível da ginástica artística e aumenta expectativa pelo Mundial
15 de setembro de 2025A Confederação Brasileira de Ginastica acabou de confirmar a seleção de atletas que irá disputar os dois próximos eventos do calendário da ginástica artística. Primeiro é a Copa do Mundo de Szombathely, na Hungria, entre os dias 26 e 28 de setembro. Depois o tão aguardado Mundial de Jacarta.
Na primeira parada, foram escalados nove atletas. No feminino irão Flávia Saraiva, Júlia Soares, Ana Luísa Lima e Júlia Coutinho. Já no masculino estão Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães. Ainda não há a relação de aparelhos disputa dos e nem informações do evento, como a transmissão, por exemplo.
A fase seguinte começa em Doha, no Catar. Toda essa equipe que estará na Hungria segue para o destino para o início do processo de aclimatação para o Mundial, que ocorrerá entre os dias 19 e 25 de outubro, em Jacarta. Então, se unem a três outros atletas: Sophia Weisberg, Patrick Corrêa e Tomás Rodrigues. O grupo segue até 14 de outubro na cidade e finalmente embarca para a Indonésia.
Renovação
O time feminino brasileiro selecionado para os eventos combina gerações diferentes diferentes de ginastas. Essa sábia escolha da CBG é uma boa combinação de maturidade e juventude e com ceteza reforça a atuação da renovação no esporte. Enquanto Flávia Saraiva se lança para o seu 11º ano de adulta,, temos Sophia Weisberg e Júlia Coutinho no primeiro. Ainda participam Júlia Soares e Ana Luiza Lima, no 5º adulto.
No masculino, Caio Souza e Arthur Nory são os mais veteranos. Ambos estão no 14º ano de adulto. Depois vem Tomás Rodrigues e Vitaliy Guimarães, no 7º ano de adulto. Em seguida Diogo Soares, no 5º ano. Por último Yuri Guimarães e Patrick Sampaio, juntos no 4º ano sênior.
Essa boa diversificação também vale quanto ao número de mundiais que cada atleta competiu. Arthur Nory é o mais experiente, com sete mundiais. Depois temos Caio Souza já disputou o campeonato seis vezes até agora. Depois Flavinha, que viajou cinco vezes. Yuri Guimarães e Júlia Soares estiveram presentes duas vezes. Patrick Correia apenas uma. E, finalmente, os possíveis estreantes no evento são Vitaliy Guimarães, Tomás Rodrigues, Ana Luiza Lima, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.


