Arthur Zanetti é nomeado embaixador da campanha Acredite no Esporte
11 de setembro de 2025Pela primeira vez em oito anos, uma ginasta estreante no adulto deve competir um Mundial
17 de setembro de 2025A Confederação Brasileira de Ginastica acabou de confirmar a seleção de atletas que irá disputar os dois próximos eventos do calendário da ginástica artística. Primeiro é a Copa do Mundo de Szombathely, na Hungria, entre os dias 26 e 28 de setembro. Depois o tão aguardado Mundial de Jacarta.
Na primeira parada, foram escalados nove atletas. No feminino irão Flávia Saraiva, Júlia Soares, Ana Luísa Lima e Júlia Coutinho. Já no masculino estão Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães. Ainda não há a relação de aparelhos disputa dos e nem informações do evento, como a transmissão, por exemplo.
A fase seguinte começa em Doha, no Catar. Toda essa equipe que estará na Hungria segue para o destino para o início do processo de aclimatação para o Mundial, que ocorrerá entre os dias 19 e 25 de outubro, em Jacarta. Então, se unem a três outros atletas: Sophia Weisberg, Patrick Corrêa e Tomás Rodrigues. O grupo segue até 14 de outubro na cidade e finalmente embarca para a Indonésia.
Renovação
O time feminino brasileiro selecionado para os eventos combina gerações diferentes diferentes de ginastas. Essa sábia escolha da CBG é uma boa combinação de maturidade e juventude e com ceteza reforça a atuação da renovação no esporte. Enquanto Flávia Saraiva se lança para o seu 11º ano de adulta,, temos Sophia Weisberg e Júlia Coutinho no primeiro. Ainda participam Júlia Soares e Ana Luiza Lima, no 5º adulto.
No masculino, Caio Souza e Arthur Nory são os mais veteranos. Ambos estão no 14º ano de adulto. Depois vem Tomás Rodrigues e Vitaliy Guimarães, no 7º ano de adulto. Em seguida Diogo Soares, no 5º ano. Por último Yuri Guimarães e Patrick Sampaio, juntos no 4º ano sênior.
Essa boa diversificação também vale quanto ao número de mundiais que cada atleta competiu. Arthur Nory é o mais experiente, com sete mundiais. Depois temos Caio Souza já disputou o campeonato seis vezes até agora. Depois Flavinha, que viajou cinco vezes. Yuri Guimarães e Júlia Soares estiveram presentes duas vezes. Patrick Correia apenas uma. E, finalmente, os possíveis estreantes no evento são Vitaliy Guimarães, Tomás Rodrigues, Ana Luiza Lima, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.