Como tudo aconteceu – detalhes do cancelamento das credenciais do GBB no Campeonato Brasileiro

Muitas pessoas estão questionando para nós como tudo aconteceu. Nesse post vou esclarecer todos os dias, um a um, sobre como nossas credenciais e profissionais foram retirados do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Até o momento nenhuma justificativa oficial da CBG ainda foi postada e, dada a nossa situação humilhante, vamos continuar na luta até sermos ouvidos e respondidos.

Eu, Cedrick Willian, procurei saber como seria feito o credenciamento de imprensa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. A informação dada foi que o credenciamento seria feito através da Sala de Imprensa do Minas Tênis Clube, clube que está sediando a competição. Foram credenciados pelo Gym Blog Brazil: Ivan Ferreira, fotógrafo; Diego Aguiar, blogger; Lucas Rodrigues; blogger.

No dia 17/11, terça-feira, o fotógrafo Ivan Ferreira chegou ao local de competição e retirou sua credencial normalmente. Fez belíssimas fotos para o blog tiradas durante o treinamento de pódio que estava acontecendo naquele dia como vocês puderam conferir na nossa página no Facebook.

Nesse dia, aconteceu um pequeno imprevisto que foi imediatamente resolvido. Não sei se vocês se lembram, mas cobrimos o Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística, também sediado pelo Minas Tênis Clube e, na ocasião, não foi oferecido para a imprensa internet, mesa ou fonte de energia. Todos os textos e resultados que foram escritos e postados durante esse campeonato foram feitos no hotel que estávamos hospedados ou usando a internet 3G. Assim que os leitores souberam que iríamos cobrir o Brasileiro Adulto, começaram a chegar mensagens dos mesmos nos cobrando vídeos, postagens, notas e, pela minha experiência anterior no mesmo ginásio, postei um texto que dizia exatamente o seguinte: “Não temos mesa, energia ou uma boa internet disponível no ginásio, por isso a cobertura será limitada”. Por causa dessa frase, recebi uma ligação de uma profissional do Minas Tênis, com quem tenho boas relações, dizendo que o Minas oferecia sim essa estrutura e me pediu para retirar essa informação do meu texto. Esclareci a minha situação da experiência anterior para justificar a frase que havia colocado. Demos a nossa conversa por uma falha de comunicação de ambas as partes, resolvemos tudo, retirei a parte do texto que ela pediu e nos despedimos com “um abraço”. Realmente o Minas ofereceu uma estrutura excelente para esse Campeonato Brasileiro, estrutura nunca vista antes, e estão de parabéns. Não temos nada a reclamar, inclusive gostaria de, mais uma vez, parabenizar e torcer para que sempre se dispusessem a sediar esse campeonato.

No dia 18/11, quarta-feira, o fotógrafo voltou ao local e continuou seu trabalho normalmente. Nesse dia estava havendo o treino de pódio masculino e feminino durante todo o dia. O segundo colaborador do blog, Diego Aguiar, chegou ao clube por volta de 17h e retirou sua credencial normalmente. Se dirigiu à área de imprensa e começou o ótimo trabalho que sempre fez. Tudo ocorreu normalmente: nenhum aviso, reclamação formal, nada foi dito para nós. Fizemos nosso trabalho perfeitamente.

No dia 19/11, quinta-feira, ambos os profissionais chegaram ao local de competição na parte da manhã. Diego Aguiar se dirigiu à área de imprensa normalmente, mas quando o fotógrafo Ivan Ferreira chegou ao ginásio, sua credencial não foi entregue. A pessoa que passou essa informação, um funcionário do Minas Tênis Clube, disse para o Ivan que a credencial estava cancelada e que ele deveria procurar exatamente um determinado profissional da CBG que estava trabalhando no evento esse dia. Ivan se dirigiu a esse profissional e o mesmo disse que ele estava proibido de pisar na arena e se quisesse tirar fotos deveria ser da arquibancada. Nenhum motivo foi alegado. Isso aconteceu de manhã, antes do início das competições. O outro blogger, Lucas Rodrigues, nem chegou a ter sua credencial em mãos, já que iria cobrir somente as finais que começaram hoje.

Bem mais tarde, por volta de 17h, Diego Aguiar, que estava na área de imprensa, também foi abordado por um funcionário do Minas Tênis que estava trabalhando no evento. Este comunicou a ele que sua credencial estava cancelada e que ele deveria se retirar. Questionado o motivo, escutou a seguinte frase: “Ordens da CBG”. Na frente do ginásio e de todos os que estavam na área de imprensa, Diego retirou sua credencial do pescoço e devolveu para o profissional que pediu para que ele o acompanhasse até a saída da área de competição. No mínimo humilhante.

Muitas pessoas estão questionando se os textos que já escrevi sobre ginástica nesse blog ou se a minha crítica feita a área de imprensa do MTC, que, como eu disse logo em cima, foi esclarecida e retirada em poucos minutos, foram as causadoras da retirada da credencial. A minha resposta é: acredito que não. Acredito que a CBG não expulsaria o blog da imprensa sem nenhum aviso prévio por motivos como esse mas, se o motivo realmente foi esse, quero que fique bem claro que isso é crime e fere a liberdade de imprensa e expressão, e isso fará com que o GBB tome suas providências.

Entretanto, fui informado hoje por fontes confiáveis que a vice-presidente da CBG e outros profissionais ligados á entidade, e que estão em Belo Horizonte trabalhando no Campeonato, não deram ordens á retirada das nossas credenciais. Inclusive ficaram sabendo do ocorrido apenas pela postagem feita por aqui! Isso é muito estranho, não?

Primeiro: nossas credenciais foram retiradas apenas no terceiro dia de competição e em horários diferentes: um profissional teve a sua recolhida antes do início do campeonato, na parte da manhã, e o outro profissional teve a credencial recolhida no fim da tarde. 2º: a CBG não deu ordens para a retirada das nossas credenciais, então o motivo “ordens da CBG” não faz sentido. Terceiro: todas as pessoas que estão exigindo uma resposta da CBG através das redes sociais estão sendo banidos e tendo seus comentários excluídos. Quem controla o Facebook da CBG?

Qual o nosso parecer sobre isso? Pensamos que alguém que estava no Campeonato Brasileiro usou o nome da CBG de forma abusiva e sem que a entidade soubesse que isso estava acontecendo. Esse pode ser o real motivo das nossas credenciais terem sido retiradas sem motivo algum. Mas isso é algo que só a CBG pode investigar e afirmar. O clube que sediava a competição também pode colaborar esclarecendo de quem recebeu as ordens não-autorizadas.

Até o momento a não fomos procurados para esclarecer o caso, por isso não posso afirmar se a ordem de retirada partiu da entidade ou não. Se a ordem de cancelamento das credenciais foram dadas pela CBG, preciso saber o motivo real do cancelamento para saber como prosseguir com o caso. Se as ordens não foram dadas pela CBG, a entidade deve e precisa investigar quem articulou tudo isso e quis nos prejudicar de alguma forma. A nossa impressão sobre os fatos é essa: alguém claramente quis nos prejudicar quanto à cobertura do evento.

Estamos comprometidos com a verdade e se a CBG esclarecer toda essa situação e esse possível culpado for encontrado, uma retratação será feita aqui no blog retirando a culpa da entidade que, nesse caso, pode ter tido o seu nome usado de forma incorreta e alheias às suas ordens e vontade. E gostaríamos que, dessa forma, não tivéssemos que passar por isso novamente e pudéssemos voltar a fazer o bom trabalho que nos dispomos.

O caso é que continuo de mãos atadas, já que ninguém me procurou para dar um parecer ou dizer se estão investigando o caso. Um fato não muda: fazemos um trabalho com amor e a consequência disso foi ter as nossas credencias canceladas e uma delas ainda foi retirada na frente de todo o ginásio e imprensa. Fomos acompanhados até a saída. Humilhante, abusivo e constrangedor. Ainda estamos tristes e esperançosos por justiça.

Post de Cedrick Willian

Foto: toda nossa equipe num momento feliz durante o Mundial de Glasgow.

Postagens Recentes

  • Histórico GBB

Mais uma vez…

Pela terceira vez, Rebeca Andrade lesiona o joelho -  mais precisamente o ligamento cruzando anterior…

  • Brasil
  • Ginástica Artística

A história olímpica da ginástica artística brasileira

Desde 1980, o Brasil está presente nos Jogos Olímpicos com seleções que valem ouroA imagem…