CBG confirma equipe que vai do conjunto que vai disputar o mundial do Rio
18 de agosto de 2025Pedro Silvestre é prata no individual geral do Pan Júnior; Brasil fica fora do pódio por equipes masculino
19 de agosto de 2025Um carnaval esportivo está reservado com as principais estrelas competindo por nove títulos no 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, o maior de todos os tempos, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 a 24 de agosto. O evento acontece na Arena Carioca 1, dentro do Parque Olímpico.
Pela primeira vez na história, este campeonato mundial acontecerá na América do Sul e os anfitriões prometem uma celebração inesquecível. Ginastas de um recorde de 76 países participarão, com mais de 100 atletas individuais e 36 grupos de cinco ou seis ginastas programados para competir.
“A Ginástica Rítmica é uma disciplina onde o movimento encontra a música e a graça encontra a força”, disse o presidente da FIG, Morinari Watanabe. “Que lugar melhor para exibir essa magia do que o Brasil, onde a alegria e a cor fazem parte da identidade nacional?”
“O 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica da FIG promete não apenas performances de nível internacional, mas também uma atmosfera repleta de energia, calor e emoção. Será uma verdadeira celebração do esporte, da beleza e da paixão”, continuou Watanabe.
Esses campeonatos também serão os primeiros sob o novo Código de Pontos, introduzido para o novo ciclo no início de 2025. Ele contará com julgamento de Arte e Execução ao vivo pela primeira vez, sob a liderança do Presidente do Comitê Técnico, Noha Abou Shabana (EGY).
Quem assistir e quando
Serão cinco dias de competição, começando com dois dias de qualificações individuais, onde no máximo dois ginastas por nação poderão realizar rotinas com cada um dos quatro aparelhos: arco, bola, maças e fita. Ao final do segundo dia, serão conhecidos os 18 primeiros classificados para a final do Individual Geral, juntamente com os oito primeiros finalistas de cada um dos quatro aparelhos. O terceiro dia marcará a primeira cerimônia de medalhas, para o cobiçado título individual geral.
Os principais atletas a serem observados incluem a campeã olímpica de Paris 2024, Darja Varfolomeev (ALE), a medalhista de bronze olímpica Sofia Raffaeli (ITA) e as atletas olímpicas Taisiia Onofriichuk (UKR), Stiliana Nikolova (BUL) e a heroína local Barbara Domingos (BRA). Os grupos iniciam a competição classificatória no quarto dia.
Cada grupo realizará duas rotinas, uma com 5 fitas e a outra com 3 bolas + 2 arcos. Esta competição determina os oito melhores grupos de cada exercício que competirão nas finais e também coroa os campeões do Grupo Geral e da Equipe. Este último é concedido à nação com a maior pontuação total nas competições classificatórias individuais e em grupo.
Os principais grupos a serem observados incluem a República Popular da China, campeã olímpica de Paris 2024, e o Brasil, país-sede. Ambos os grupos conquistaram títulos em competições recentes e enfrentarão fortes adversários, como Polônia e Espanha, que também conquistaram títulos este ano. A atmosfera na Arena Parque Olímpico será eletrizante! O último dia de competição contará com uma série de cerimônias de medalhas, com quatro títulos individuais por aparelho e dois títulos coletivos. Será um final de semana digno.
“Estamos prontos para fazer história”
Para Ricardo Resende, presidente do Comitê Organizador Local e diretor geral da Confederação Brasileira de Ginástica, sediar o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Brasil pela primeira vez é mais do que uma conquista esportiva — é um marco para o país e para toda a comunidade da ginástica.
“A confiança depositada pela FIG e seu Presidente na capacidade do Brasil e da CBG de sediar eventos desta magnitude demonstra o reconhecimento internacional do nosso trabalho”, disse Resende. “Estamos técnica e institucionalmente preparados para realizar uma edição memorável, marcada pela excelência organizacional, impacto econômico positivo e um forte legado esportivo. Estamos nos esforçando ao máximo para realizar o maior Campeonato Mundial.”