Brasileiros têm desempenho baixo nos Jogos Universitários e ficam de fora das finais por aparelhos
24 de julho de 2025Diogo Soares termina no quinto lugar do individual geral dos Jogos Universitários
25 de julho de 2025Os Jogos Mundiais de 2025 serão realizados em Chengdu, na China, entre 7 e 17 de agosto de 2025. A ginástica não ficou de fora das modalidades elencadas. Fãs do esporte poderão assistir os melhores atletas da ginástica acrobática, uma disciplina da FIG na qual os atletas literalmente aspiram a alcançar novos patamares a cada apresentação.
Esse competição acontece com seis duplas mistas, seis trios mistos, seis grupos de até cinco atletas grupos de dança. As vagas foram determinadas um ano atrás no Mundial da modalidade, em Pésaro, na Itália. O Brasil é o atual campeão da competição em dupla, com o casal Lucas Barbosa e Tamires Rebeca Silva, que retornam aos tablados para defender o título ao som de Coração Cigano, canção interpretada por Luan Santana e Luísa Sonsa.
Porém, tanto o páreo para os brasileiros quanto para os adversários está muito duro. Os atuais campeões mundiais em cada categoria competirão em Chengdu, incluindo o Grupo Feminino do país-sede, composto por Ding Wenyan, Gu Quanjia e Ma Yixing, da China, que ficaram em segundo lugar em sua única participação na Copa do Mundo da FIG no Azerbaijão no início deste ano.
O Grupo Masculino da Ucrânia (Stanislav Kukurudz, Yurii Push, Yurii Savka e Taras Yarush) será o destaque. Eles são os únicos campeões dos Jogos Mundiais de Ginástica Acrobática a competir em Chengdu e estão invictos na Série da Copa do Mundo da FIG deste ano.
Ainda que todos esses atletas tenham carreiras bem definidas, Chengdu conta com uma infinidade de novos talentos. Todos os grupos, exceto três, que competem nas cinco categorias (Pares e Grupos Masculino e Feminino, além de Pares Mistos) participarão dos Jogos Mundiais pela primeira vez. Alguns só estrearão internacionalmente em 2025, como o Grupo Feminino de Israel (Nikol Aleinik, Lia Bar Noy e Michal Stratievsky), que conquistou o primeiro lugar em sua única participação na série da Copa do Mundo da FIG este ano, em Burgas (BUL).
Em uma entrevista exclusiva ao Gym Podcast Brazil, Lucas e Tamires confessam que essa será sua última competição. Sequer retornam para tentar competir como individuais. “Essa é a primeira vez que me vejo daquela porta pra fora [a porta do ginásio]. Tenho convicção que o World Games de 2025 é minha última competição”, confessa a atleta.