
Mais uma ginasta deixa a França para representar a Argélia
13 de março de 2026O ginasta francês Cameron-Lie Bernard foi suspenso por 22 meses após três descumprimentos das regras de localização em um período de doze meses. Aos 27 anos, o atleta agora ficará sem poder competir ou sem frequentar algum clube de ginástica até agosto de 2027.
“Este deve ser um momento frustrante e muito difícil para mim. Sinto muito pela minha equipe Top12 que terá de dar o seu melhor sem mim esta temporada, assim como pela equipa francesa que não consegue garantir totalmente o meu papel. Nos encontraremos novamente”, desabafou em suas redes sociais.
Essa legislação é uma regra da Agência Internacional de Testes (ITA), que identificou que Bernard cometeu três faltas em testes de localização. Os requisitos de localização exigem que os atletas informem seu paradeiro diariamente para permitir testes antidoping surpresa. Essa estrutura rigorosa pode ser difícil de conciliar com uma agenda internacional exigente. Registrado no sistema antidoping há quase dez anos, o membro da seleção francesa nunca havia sido sancionado antes.
Essas três infrações, registradas ao longo de um período de doze meses, desencadearam automaticamente um processo disciplinar. Ele tomou conhecimento desse processo no segundo semestre do passado, pouco antes de viajar para o Mundial de Jacarta, o que o impediu de participar. O caso do francês é bastante similar com o do americano Yul Moldauer.
Entende como ocorreram as infrações
A primeira falha por não comparecimento ocorreu após uma competição, de 2024, durante um período no qual ele estava voltando de uma competição. Com todas as viagens e coisas para administrar, Bernard acabou não prestando atenção suficiente e informou o seu paradeiro equivocadamente.
O segundo incidente ocorreu durante uma viagem internacional, enquanto ele participava da Copa do Mundo em Koper, na Eslovênia. Ele afirma ter cumprido suas obrigações, mas alega uma falha técnica que impediu a atualização completa de suas informações.
Enfim, o terceiro teste perdido ocorreu em junho do ano passado, durante um amistoso internacional que ele disputou com a seleção francesa. As informações são de que ocorreram mudanças entre um período de treinamento e a competição, mas as informações logísticas chegaram tarde, então o atleta não atualizou imediatamente o cronograma. Além disso, houve uma tempestade naquele dia e ele não conseguiu se comunicar com o ITA.


