
Três vezes no topo do individual geral mundial
22 de outubro de 2025
FIG, Fujitsu e Acer Medical apresentam aplicativo de avaliação de exercícios com base em IA
24 de outubro de 2025Angelina Melnikova está de volta ao topo da ginástica artística mundial. A russa, que competiu sob status neutro, conquistou o ouro no individual geral do Mundial de 2025, em Jacarta, ao superar a americana Leanne Wong por apenas um décimo. Com a vitória, Melnikova repetiu o feito de 2021, quando também havia levado o título mundial sobre a mesma rival.
A ginasta de 25 anos somou 55.066 pontos e garantiu o bicampeonato mesmo após uma apresentação irregular na trave, em que sofreu uma queda, mas se recuperou com boas execuções nos demais aparelhos. Na última rotação, precisava de 13.366 para assumir a liderança e conseguiu 13.466 no solo, desempenho superior ao das classificatórias. A diferença mínima sobre Wong confirmou uma das disputas mais equilibradas dos últimos anos, a menor margem desde 2017, quando Morgan Hurd venceu por um décimo.
Wong, de 22 anos, após ter tido um desempenho abaixo do esperado na fase classificatória, se recuperou na final. Ela arriscou o salto Cheng, de alto grau de dificuldade, e garantiu a prata com 54.966 pontos, prolongando a sequência de 23 anos dos Estados Unidos no pódio do individual geral em Mundiais. A chinesa Zhang Qingying, destaque na trave com 14.833, completou o pódio com 54.633, enquanto a argelina Kaylia Nemour, campeã olímpica nas barras, terminou em quarto após uma queda na trave.
A participação de Melnikova em Jacarta marcou seu primeiro Mundial desde 2021, em Kitakyushu. Desde então, os atletas russos estiveram afastados das competições internacionais em razão do conflito entre Rússia e Ucrânia. A bicampeã mundial soma agora dois títulos do individual geral, além de quatro medalhas olímpicas, incluindo o ouro e o bronze conquistados em Tóquio 2020.
Veja a série de barras assimétricas da bicampeã mundial
Ver essa foto no Instagram


