Israel é vetado do Mundial de Jacarta
9 de outubro de 2025Eleftherios Petrounias segue impressionando o mundo com suas argolas
18 de outubro de 2025Alexander Dityatin (URS), o primeiro ginasta masculino a obter nota 10 em uma competição olímpica e o único a ganhar oito medalhas em uma única Olimpíada, faleceu neste mês aos 68 anos. Dityatin conquistou ambos os feitos notáveis nas Olimpíadas de 1980, em Moscou.
Diante de uma torcida local entusiasmada, o belo Dityatin conquistou o ouro no individual geral e ajudou os homens soviéticos a encerrar 20 anos de domínio japonês. Nas finais por aparelhos, conquistou o terceiro ouro nas argolas e pratas em todos os outros, exceto no solo, onde levou o bronze.
Suas oito medalhas em uma única Olimpíada estabeleceram um recorde olímpico que permanece até hoje, igualado apenas pelo nadador Michael Phelps (EUA). Seu 10 perfeito veio no salto e ajudou o atual campeão mundial a superar seu companheiro de equipe Nikolai Andrianov (URS) e Stoyan Deltchev (BUL) e conquistar o título geral.
Nascido em 7 de agosto de 1957, Dityatin era uma criança prodígio que competia no Campeonato da URSS aos 15 anos. Embora tenha crescido 13 centímetros em um único ano durante a adolescência, ele se adaptou à sua estrutura mais alta e aprendeu a executar suas rotinas com a elegância característica.
Embora às vezes na sombra do lendário companheiro de equipe Nikolai Andrianov (URS), Dityatin foi o maior ginasta masculino do final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Ele ganhou duas pratas em sua primeira Olimpíada em Moscou, em 1976, onde perdeu o pódio do individual geral por apenas 0,05.
Implacável, conquistou o título mundial geral em 1979, além de medalhas de ouro no salto, argolas e por equipe. Concluiu sua carreira com mais três ouros no Campeonato Mundial de 1981 em Moscou, além de 10 medalhas olímpicas e 12 medalhas em Campeonatos Mundiais no total.