FIG determina sedes para as Copas do Mundo de 2026
12 de julho de 2025Mais de 100 atletas disputam o US Classic, nesta semana
15 de julho de 2025A vida de Nina Derwael, campeã olímpica de barras assimétricas em Tóquio, está em evidência na mídia. Dois dias após se casar com o terapeuta Thibau Dierickx, a atleta anunciou sua aposentadoria da ginástica. O motivo, segundo informou o Gymnastics Now, é uma combinação de satisfação com a carreira e o entendimento que seu corpo chegou ao limite.
“Eu alcancei o que eu queria e fui capaz de alcançar. Eu fui capaz de provar do que eu era capaz. Até hoje, sempre fiquei emocionada em ir ao ginásio, simplesmente porque adoro tanto e porque tinha uma perspectiva. O Campeonato Europeu em Leipzig foi um desses objetivos, embora eu não tivesse ousado contar com o ouro”, lembra a atleta que acabou de conquistar duas medalhas de ouro no Campeonato Europeu de 2025. Na trave e barras assimétricas.
“Como precaução, eu só consegui treinar minha rotina final ao máximo algumas vezes, e eu estava competindo puramente pela experiência. Isso me fez perceber que não posso fazer melhor. Se eu quiser desempenhar um papel significativo em um Campeonato Mundial, ou nas Olimpíadas, tenho que colocar ainda mais e mais pressão no meu corpo, e não quero mais correr esse risco. Nas últimas semanas, minha mente tem perguntado cada vez mais: ‘Não é o suficiente? Vale a pena arriscar meu corpo?’ Ao que devo finalmente concluir: é o suficiente. É até muito bom”, disse ao anunciar o fim da carreira.
Natural de Sint-Truiden, cidade do estado de Limburg, na Bélgica, ela pendura o collant aos 25 anos. Desde 2013, ainda júnior, compete e conquista resultados internacionais. Além do ouro olímpico de Tóquio, Nina é dona de dois ouros e dois bronzes mundiais, todos nas barras. Ainda tem quatro ouros e uma prata em europeus, um ouro nos Jogos Europeus e, ainda, sete ouros uma prata e dois bronzes em Copas do Mundo.