Maria Luiza Sales é a única brasileira medalhista da ginástica de trampolim dos Jogos Pan-americanos Júnior de Assunção
13 de agosto de 2025Shang Chunsong é campeã de freestyle no Word Games
15 de agosto de 2025Em uma entrevista ao Globo Esporte, o treinador de Rebeca Andrade, Francisco Porath confirmou que ela vai estender o período sabático e vai ficar de fora do Mundial de Jacarta, em outubro. Anteriormente, a atleta havia informado que esse era o seu foco para este ano, mas agora ela decidiu se preservar e esta mirando a carreira somente em 2026.
“A gente optou por ela não competir este ano. Dentro do planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo. Ativo sim dentro do ginásio, manter a preparação física, a proteção articular de todo o corpo, que ela precisa, fisioterapia, dores crônicas que ela leva, e vai levar talvez até quando parar a ginástica. É muito sacrifício. Vamos manter esse “destreinamento ativo”, que ela possa atender toda essa demanda fora do ginásio”, contou Francisco.
Estrategicamente, a participação de Rebeca no mundial de 2026, que acontecerá em Roterdã, na Holanda, é mais importante que neste mundial. Isso porque será um evento cuja classificação já determina uma vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Nesta competição classificam-se as três primeiras equipes e as notas da atleta podem influenciar bastante para o Brasil garantir essa posição desde então as
“Toda a equipe achou que não era o melhor momento para não tirar ela desse voo de cruzeiro que a gente tá, e tá indo muito bem. Aí sim em 2026 a gente tem compromissos muito importantes. Começa a valer a classificação olímpica”, completa o treinador.
Entretendo, Rebeca até segue com uma rotina de treinamentos em marca lenta. Ela está mesmo focada na recuperação física e mental, procurando manter o corpo saudável. “É também para a cabeça. Ela não vem ao ginásio obrigada. Ela vem, ela se diverte, ela treina, ela vê as meninas. Ela tá com a rotina de treino mais baixa, mas com a cabeça muito boa”, finaliza Francisco.