China define escalação para o Mundial de Jacarta
22 de setembro de 2025Reino Unido surpreende e deixa Jessica Gadirova e Joshua Nathan de fora do Mundial
23 de setembro de 2025Jacarta, na Indonésia, irá receber o Campeonato Mundial de Ginástica Artística entre os dias 19 e 25 de outubro e, nesta edição, o evento terá uma novidade que há quatro não acontece. É a participação dos atletas russos e bielorrussos que, no ciclo olímpico anterior, estiveram afastados das competições por conta do envolvimento com a guerra contra a Ucrânia.
Entretanto, para este ano (ao menos até o momento), a Federação Internacional de Ginástica (FIG) permitiu que os atletas de ambos os países enviem seus atletas para competir de forma neutra. Sem que haja hasteio de suas bandeiras, execução de seus hinos, apologias patriotas ou collants que utilizem as cores que remetam a imagem do país natal.
Mesmo com tantas exigências, a Rússia irá enviar oito atletas para a competição. Segundo o site Sports.ru, no feminino estão escaladas Angelina Melnikova , Anna Kalmykova, Lyudmila Roshchina e Leila Vasilyeva. Já no masculino irão Mukhammadzhon Yakubov, Daniil Marinov , Vladislav Polyashov e Ilya Zaika.
Entretanto, o país ainda tem interesse de aumentar o volume de atletas e chegar a 10 inscrições. Os dois novos inscritos seriam Daniil Novikov e Alexander Kartsev. Eles ainda não integram a lista porque o pedido de neutralidade que viabiliza a participação ainda está em processo de análise. Caso aprovado, eles devem estar dentro.
“É possível que sejam feitas mudanças no elenco antes do Campeonato Mundial. Seremos forçados a fazer isso se, por exemplo, Deus nos livre, um dos atletas se machucar no Campeonato Russo”, relatou a treinadora sênior da equipe, Valentina Rodionenko. O evento acontecerá entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.