-->
  • SESSÃO FLASHBACK



    Quem não se lembra de uma das piores Olimpíadas para a ginástica? Em 2000, os Jogos Olímpicos de Sidney foram feitos de reclamações. O solo estava duro, os colchões de saída estavam mal colocados e o cavalo feminino (sim, na época não era mesa, e sim cavalo!) estava 5 cm mais baixo que a altura oficial. Se você acha que 5 cm não fazem diferença na hora de saltar, confira o vídeo abaixo.



    O erro da altura do cavalo foi cometido em uma das competições mais comentadas e esperadas da ginástica feminina: o individual geral. Mesmo assim, todas as ginastas que foram prejudicadas puderam repetir o salto, mas nem todas quiseram. Aí acontece mais um erro que não pode deixar de ser comentado...

    Naquela época, na competição individual geral, as ginastas tinham que executar dois saltos diferentes. Daniele Hypólito foi uma das prejudicadas com o erro: teve um péssimo primeiro salto e uma queda no segundo.



    Portanto, tinha direito de saltar novamente. Mas um segundo erro aconteceu: a ginasta ucraniana Viktoria Karpenko havia acertado o salto, mesmo com a altura errada. Quando questionaram ela se ela queria repetir o salto, ela disse que não, mas que Daniele queria sim. Daniele estava próxima de Viktoria Karpenko, e a juíza entendeu que Daniele era quem não queria saltar novamente. Foi uma confusão, e Daniele não repetiu o salto. Poderia ter melhorado umas posições além da 20ª, melhor até aquela época...

    Eu, particularmente, acho que não foram tomadas as decisões corretas relacionadas a esse problema. A competição deveria ter sido zerada e recomeçada. Várias ginastas se desestabilizaram emocionalmente e continuaram sendo prejudicadas em todos os outros aparelhos, principalmente as atletas que começaram errando no salto...
  • You might also like

    6 comentários:

    1. Putz, da uma pena de todas elas... passam 4 anos se dedicando, treinando duro, pra chegar na hora da competição e cometerem um erro desse!

      ResponderExcluir
    2. E onde estava a excelente técnica ucraniana Iryna Illyashenko nesta hora para mandar a Daniele repetir o salto???? AHHHH esqueci... ela não falava português nesta época, logo, não poderia solicitar para a Daniele saltar novamente!!! É uma pena!!! Nas outras edições dos jogos (2004 e 2008), o mesmo só não aconteceu por que o Oleg era o técnico chefe da equipe (apesar de não falar tão bem o português também, mas tem campeãs olimpicas e mundiais no curriculo - Natalia Kalilina, Tatiana Lysenko, Lilia Podkopayeva, Viktoria Karpenko...) Agora em Londres, Deus nos livre da incompetência dela... Ainda bem que o Ricardo estará na equipe... #foraIryna!

      ResponderExcluir
    3. Tinha a competição de ginástica toda em VHS. As fitas dissolveram-se por falta de cuidado de minha parte.

      Foram erros absurdos, inclusive a punição de Andreea Raducan, considerada até hoje a autêntica campeã AA de Sidney por fãs do esporte em todo o mundo.

      Ah sim: desculpem meu sumiço. Tive um problema de saúde que me deixou ausente por dias.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rê Cardin, tem todas as finas de todas olimpiadas e Mundiais no Youtube, Baixe o real player e dai e so fazer o download.
        Eu tenho os mundiais de 1997 a 2011, e todas olimpiadas desde Atlanta todos baixados pelo real player.

        Excluir
      2. ôpa! Valeu Junior!

        Na verdade eu tenho a de 1996 e 2004. Mas é cobertura da NBC, então já viu o quanto das outras seleções eles mostraram, né...nada. Tenho toda a preliminar de 2008, mas ainda napo baixei por equipes e nem o AA.

        Vou baixar!

        Excluir
    4. e mas em 2004 ela conquistou o decimo segundo lugar e ninguem pode questionar isso.

      ResponderExcluir