-->
  • Daiane dos Santos já conhece o veredicto da FIG


    Daiane dos Santos já conhece o veredicto dado pela comissão disciplinar da FIG
    A Federação Internacional de Ginástica(FIG) já comunicou a Daiane dos Santos a decisão tomada pela comissão disciplinar com relação ao procedimento para investigar o resultado do exame antidoping feito em 2 de julho.Na ocasião,a campeã mundial do solo em 2003,testou positivo para o uso de furosemida.Nesta sexta-feira,ela dará uma coletiva de imprensa no Pinheiros com o intuito de comentar o parecer da entidade.
    O advogado de Daiane,Cristiano Caús,preferiu não falar sobre o veredicto antes da divulgação oficial que,segundo ele,será feita pela FIG pouco antes da entrevista.Quer respeitar a opinião de sua cliente,que só será dada durante a coletiva.Em caso de punição máxima,a atleta poderá ficar dois anos suspensa.
    -Não posso falar se foi um bom resultado ou não porque a minha opinião pode não ser igual a dela.O que é bom para um pode não ser bom para outro.Daiane vai comentar sobre isso só amanhã-disse o advogado.
    Em meados de dezembro,a ginasta fez questão de ir até Lausanne,na Suíça,para dar suas explicações sobre o caso.O painel formado pelo tunisiano Rached Gharbi,pela portuguesa Margarida Dias Ferreira e pelo suíço Paul Engelmanno considerou seu depoimento transparente e construtivo.
    O que só fez a aumentar a esperança de Daiane com relação a um possível arquivamento ou à redução da punição.Desde o dia 30 de outubro,quando a FIG revelou o resultado do exame antidoping feito fora de competição,no mês de julho,a ginasta acreditava que pudesse convencer a entidade de que não teve a intenção de fazer uso do diurético para ter ganho de desempenho,já que estava se recuperando de uma cirurgia no joelho e fora da seleção brasileira desde outubro de 2008.
    Em entrevista coletiva concedida em novembro,ela confessou ter tomado a furosemida para auxiliar num tratamento estético feito com uma biomédica,que visava reduzir gordura localizada.Daiane também admitiu ter sido desatenta,mas que não esperava estar elegível para os testes já que estava voltando a treinar aos poucos e não podia competir.
    Através de seu porta-voz,Philippe Silacci,a FIG explicou que a brasileira fazia parte da lista de atletas sujeitos a controle antidoping e que,por isso,deveria estar disponível e preparada para exames.Antes da declaração da entidade,o Pinheiros,clube que Daiane defende,chegou a alegar que cabia a CBG ter notificado a FIG de que a ginasta estava em recuperação clínica,o que poderia ter evitado a abertura do processo de investigação.
    Nos últimos meses,apoiada pela família e companheiros de seleção,Daiane se dedicou ao tratamento de fisioterapia e retomava,aos poucos,o treinamento,disposta a seguir com seu plano de encerrar a carreira somente após a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
  • You might also like

    Um comentário:

    1. Leandro Ferreira28 janeiro, 2010 22:30

      Fiquei muito ansioso por esse momento. Troço muito pela Daiane. Ela, sim, quer saber de ginástica, quer competir. Vamos deixar. Ela merece. Daiane é uma guerreira, quer ir até o fim.

      ResponderExcluir