-->
  • Seleção Brasileira de Ginástica Artística já está em Natal



    A delegação brasileira chegou desde ontem (19) a Natal, no Rio Grande do Norte, onde disputará o 1º Meeting de Ginástica Artística, nos dias 25 e 26, competição preparatória para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, e para o Campeonato Mundial que será o pré-olímpico, no Japão, no mesmo mês.

    Hoje (20) e amanhã (21), os ginastas do Brasil já iniciam a programação no Ginásio do Campus Universitário da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), onde será realizado o Meeting. A Seleção Feminina treinará das 8h30 às 11h e das 16h às 18h, e a Seleção Masculina das 8h às 10h30 e das 16h às 18h.

    Entre os nomes que participarão da competição no Nordeste, estão Daiane dos Santos, Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti, além de Diego Hypólito, que adiantou suas expectativas. "Meu objetivo é conseguir um bom resultado principalmente no solo, mas também no individual geral, como fiz no nacional", destacou, referindo-se ao segundo lugar conquistado no Troféu Brasil, em Brasília, no começo de junho.

    Diego Hypólito também elogiou o fato de diversas regiões do Brasil receberem competições de Ginástica Artística. "Acho muito importante a nacionalização das disputas porque, assim, as pessoas podem conhecer mais sobre a ginástica e ter um contato mais próximo com a gente. Geralmente, muitas crianças comparecem nos ginásios, e esse contato é um estímulo para que elas comecem a praticar a modalidade", opinou.

    Para uma ginasta, sobretudo, a competição terá um gosto mais do que especial: Ana Cláudia Silva, que defende o Cegin, do Paraná, mas nasceu em Natal e voltará a sentir o gosto de competir em casa, depois de ter ficado de fora da etapa do Rio Grande do Norte do Circuito Caixa 2010, devido a uma lesão no joelho. "A última vez que competi na minha cidade foi em 2007, quando fui campeã na paralela. Voltar a brigar por uma medalha lá é uma alegria muito grande, porque foi onde tudo começou. Estarei sob os olhares da minha família e de grandes amigos de infância, o que vai ser um incentivo a mais. Por isso, vou dar o meu melhor e as expectativas são ótimas, porque tenho consciência que estou em fase de evolução, tanto fisicamente e quanto em relação a ritmo de competição", destacou Ana Cláudia.

    Apesar da presença de alguns dos maiores nomes da Ginástica, a competição em Natal terá dois grandes desfalques. Com uma lesão no ombro, Daniele Hypolito será poupada e Jade Barbosa, com cálculo renal, também fica de fora do Meeting.

    As delegações dos outros países participantes, Áustria, Espanha, França, México, Porto Rico e Venezuela, chegam em Natal na quarta-feira (22), dia em que estão programados treinamentos livres. Na quinta-feira (23), começam os treinamentos escalonados - cada Seleção tem um horário reservado -, e na sexta-feira (25), a programação será complementada com treinamentos de pódio - uma espécie de ensaio da competição, inclusive com a presença de árbitros. No sábado (25) e domingo (26), os ginastas competem para valer e recebem as premiações.

    Seleções convocadas

    Para a Seleção Feminina, foram convocadas Jade Barbosa (CRF - RJ), Daniele Hypólito (CRF - RJ), Daiane dos Santos (ECP - SP), Ana Cláudia Silva (CEGIN - PR), Adrian Gomes (GNU - RS), Priscila Cobello (CEGIN - PR), Gabriela Soares (CRF - RJ) e Letícia Costa (CRF - RJ), a comissão técnica será formada por Iryna Ilyashenko, Ricardo Pereira, Kelly Kitaura e Carolina Molinari e Georgete Vidor como chefe de equipe.

    Além das atletas da categoria adulta, o grupo feminino contará com quatro nomes da equipe juvenil, que competirão, mas não receberão pontuação individual: Lorrane Santos (CRF - RJ), Isabelle Cruz (CRF - RJ), Mariana Oliveira (CEGIN - PR) e Isabella Garcia (SERC - SP). "Tivemos algumas baixas e como poderíamos levar até 12 ginastas, vamos aproveitar a oportunidade para avaliar as meninas mais novas, iniciando um processo de preparação para a Olimpíada de 2016", explicou Georgette Vidor, coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina.

    Pela Seleção Masculina, competirão Arthur Zanetti (SERC - SP), Diego Hypólito (CRF - RJ), Francisco C. Barreto Júnior (SERC - SP), Mosiah Rodrigues (GNU - RS), Pétrix Barbosa (CRF - RJ), Péricles Silva (ECP - SP), Victor Rosa (CRF - RJ), Sérgio Sasaki (CRF - RJ), Danilo Nogueira (BFC - SP), Caio Costa (BFC - SP) e Arthur Nory (ECP - SP). Leonardo Finco é o chefe de equipe, e Renato Araújo, Marcos Goto, Cristiano Albino e Vitor Camargo compõem a comissão técnica.

    O médico Luís Antônio de Ridder Bauer e o fisioterapeuta Marcelo Schwengber acompanharão as Seleções.

    Programação

    Segunda-feira (20) - Seleção Brasileira Feminina treina das 8h30 às 11h00 e das 16h às 18h, e Seleção Masculina das 9h às 12h e das 16h às 18h30;

    Terça-feira (21) - Seleção Brasileira Feminina treina das 8h30 às 10h30 e das 16h às 18h, e Seleção Masculina das 9h às 12h e das 16h às 18h30;

    Quarta-feira (22) - Treinos livres para todas as seleções, das 9h às 19h;

    Quinta-feira (23) - Treinamentos escalonados: GAF, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, e GAM das 10h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h;

    Sexta-feira (24) - Treinamentos de pódio: GAF, das 8h às 11h30, e GAM, das 14h às 18h. Treinamentos escalonados (exceto solo e salto): GAM, das 8h às 10h30, e GAF, das 16h às 18h;

    Sábado (25) - das 9h30 às 12h, competição por equipe e individual geral de GAF; às 12h15, premiação de GAF; das 16h30 às 19h, competição por equipe e individual geral de GAM; às 18h15, premiação de GAM;

    Domingo (25) - das 9h05 às 12h35, competição final individual por aparelhos de GAF e GAM; às 12h40, premiação individual por aparelhos de GAF e GAM.

    Fonte: cbginastica.com.br
  • You might also like

    6 comentários:

    1. Jade e Dani estão fora. Jade com cálculo renal e Dani com lesão no ombro.
      :/

      ResponderExcluir
    2. A lesão da Dani é algo preocupante ou é coisa leve?!

      ResponderExcluir
    3. A lesão da Dani é coisa leve, e ela já está fazendo fisioterapia. O Sasaki também está um pouco lesionado e em uma conversa rápida com ele, ele afirmou que seu maior objetivo é o Mundial e, portanto, apesar de ser uma grande competição e, acima de tudo, sediada no Brasil, ele não irá testar os seus limites no Meeting, tendo em vista sua completa saúde no Mundial...acho que a Daniele também foi poupada por isso, pela saúde, e o objetivo maior é o Mundial.

      ResponderExcluir
    4. vai ter transmissao pela tv? sportv, algo assim?

      ResponderExcluir
    5. Parece que vai ser transmitido no esporte espetacular, mas apenas alguns flashs...

      ResponderExcluir
    6. Obá! Vou poder ir pela primeira vez ver os atletas competirem! Sou de Natal!

      ResponderExcluir