-->
  • Análise sobre a atual situação da ginástica artística feminina do Brasil



    Assistindo o Pan hoje á tarde e lendo a quantidade de comentários sobre a ginástica feminina (por vezes agressivos e infundados), lembrei da atuação da equipe feminina no Mundial duas semanas atrás. Esse pode ter sido um dos anos mais difíceis da ginástica feminina do Brasil. Toda essa dificuldade tem um motivo pra ter acontecido. Toda essa dificuldade precisa ser repensada.

    Mundial de Tóquio

    Antes do Mundial de Tóquio começar eu havia feito um texto dizendo sobre as chances reais e as possibilidades do Brasil na competição. Se você não leu, clique aqui. Sobre as chances reais eu havia dito que: a equipe se classificaria para a repescagem; Jade Barbosa seria finalista de salto; Daniele Hypólito e Jade Barbosa seriam finalistas do individual geral. Analisando a equipe e deixando a parte "fã" de lado, era isso que eu esperava. E o esperado realmente aconteceu: a equipe se classificou, Jade foi finalista de salto, Daniele foi finalista do individual geral e Jade quase entra pra final do individual geral também, mas algumas falhas deixaram ela como reserva. Entre as possibilidades (o que poderia acontecer mas eu não tinha certeza que iria acontecer) estava a medalha de Jade no salto, que quase chegou, mas por uma fatalidade na finalização do salto essa medalha acabou ficando fora do pescoço de Jade.

    Um fato grande que prejudicou o Brasil nessa competição: a equipe viajou sem reserva. Desde o começo, a ginasta Gabriela Soares já era a melhor opção de reserva para a equipe. A ginasta Adrian Gomes se lesionou durante os treinos no Japão e teve que competir mesmo assim, já que a reserva (Ana Cláudia Silva) não estava em condições de substituir Adrian. O fato foi comprovado no dia 17 desse mês, quando Jade teve que ficar de fora do Pan e a CBG teve que enviar Gabriela ás pressas para o México. Gabriela pode não ter as séries mais difíceis do Brasil, mas é uma ginasta bem limpa e segura, que poderia ter sido usada para conduzir o Brasil em Tóquio, transmitindo a segurança psicológica que o time precisava. De fato, algumas notas foram infladas e outras abaixo do esperado, mas essa discussão é pequena perto do que o Brasil realmente precisa.

    Pan-americano de Guadalajara

    Hoje o Brasil teve sua pior participação como equipe desde o Pan de 1999. Há motivos para desespero? Devo achar que não. As ginastas que competiram hoje estão há mais de um mês fora de casa. Sofreram lesões, foram substituídas ás pressas e o cansaço falou um pouco mais alto. Entendo que o Pan-americano é um campeonato importante para o Comitê Olímpico Brasileiro e a ginástica deve sim participar, mas o lugar que essa equipe deveria estar era no Brasil descansando. Descansando para começar, o mais rápido possível, um novo ciclo de treinamento com pico de performance em janeiro. Tarefa difícil para dirigentes, técnicos e atletas, mas que deverá ser desempenhada. Muitos vão discordar da minha opinião, mas o Brasil não deveria ter competido o Pan. Essas duas semanas no México são duas semanas a menos de preparação, mesmo que seja psicológica, para a repescagem em Londres, tendo em vista que o objetivo da equipe é se classificar para os Jogos Olímpicos. Torci para que uma medalha viesse hoje e fiquei triste por ela não vir, mas entendo os motivos disso. Hoje o Brasil ficou atrás do México e da Colômbia. Dessas duas equipes, apenas uma competiu em Tóquio: a equipe do México, que ficou três posições atrás do Brasil e nem mesmo se classificou para a repescagem olímpica. A equipe da Colômbia já estava fora dessa possibilidade desde o ano passado...

    Qual o motivo dessa queda nos resultados?

    Faço uma análise histórica do acontecimento. Em meados de 2003 foi criada, pelos antigos dirigentes da CBG, a seleção permanete de ginástica artística. Era regra na época: só poderia representar o país quem estivesse dentro dessa seleção permanente. A regra não "colou" na ginástica masculina, mas foi seguida á risca com a ginástica feminina. De fato, todas as ginastas com potencial olímpico foram concentradas em um só lugar, juntamente com os melhores técnicos brasileiros, salvo os que não tinham recursos para estarem lá. Fazendo isso, os "espelhos" foram tirados dos clubes e, consequentemente, o desempenho nos clubes caiu. Alguns treinadores foram demitidos, outros foram embora do país, outros começaram a exercer a profissão de outra forma. Entendo que atletas da seleção são atletas selecionados. Mas, de onde selecionar atletas para seleção, já que a ginástica dos clubes estava acabando? Sem espelhos e sem treinadores capacitados, como fazer para continuar a formação contínua que traz a renovação?

    Dessa seleção permanente, poucas restaram. Por um motivo ou outro houveram várias desistências. Dessa seleção, sem potencial de renovação, sobraram poucas. As que sobraram, sobraram sem condições físicas de um contínuo imediato. 2009, ano pós seleção permanente, foi o ano das lesões. As melhores atletas do país estavam sem condições de competir internacionalmente. Como os clubes ficaram abandonados, quem poderia substituir essas grandes atletas? Ninguém.

    Muitos se perguntam por que Daniele e Daiane ainda estão na seleção, mesmo com idade um pouco avançada para o esporte, equanto deveriam estar dando graças á Deus de ainda podermos contar com elas. Respondo: porque o Brasil não tem ginastas que apresentem o nível técnico que elas apresentam. Elas estão lá por que são as melhores para estarem lá e não existe nenhuma ginasta para substituí-las no momento. Por ainda estarem lá representando o Brasil, as pessoas exigem resultados, sem perceber que elas conseguiram passar por mais um ciclo olímpico. Daniele e Daiane foram formadas nos anos 90, época que não se exigia trocos na vertical na paralela. Os saltos de dança eram galopes com pirueta e valiam D! Se você analisar as ginastas que competiram em Tóquio, poucas competiram nos anos 90. Beth Tweedle e Oksana Chusovitina são exemplos. Elas ainda estão competindo sim, mas com um detalhe: são ginastas especializadas, enquanto Daniele, por exemplo, ainda é requisitada no individual geral. As ginastas que competiram nessa época optaram por se aposentarem do esporte por não haver mais a necessidade de treinos em seus países. Haviam ginastas juvenis chegando no adulto com melhores condições que elas, fato que não aconteceu no Brasil.

    O que fazer agora?

    Com certeza é a pergunta que está bombando na cabeça de todo mundo, principalmente dos treinadores. Cada um sabe a realidade de treino e capacidades de suas atletas, e tentarão extrair o melhor disso para que a classificação aconteça. Acho que todos merecem um descanso. Precisam recuperar as energias, sentir o abraço da família, ouvir o apoio de quem torceu... Feito isso, o que devem fazer é se concentrarem na repescagem, gastarem tempo na reformulação dos treinos (já que o tempo é curtíssimo) e usarem o código de pontuação á favor das séries. E eu tenho certeza que é isso que farão.

    Falando da ginástica como um todo

    Agora não é hora de pensar no que passou ou mesmo procurar culpados para o baixo desempenho. Nem mesmo achar que a solução de todos os problemas está nas mãos de uma pessoa só. Agora é hora de reformular a ginástica do Brasil, com ginastas, técnicos e dirigentes funcionando como um corpo saudável: todos os órgãos são importantes para o bom funcionamento. Hora de deixar o ego de lado e pensar no que é melhor para a ginástica do Brasil. Hora de disseminar conhecimento, popularizar a ginástica da forma correta, formar treinadores! Aí poderemos sonhar com o Brasil levando um time A para o Mundial e voltando para casa com uma medalha, enquanto o time B compete o Pan e também volta pra casa com uma medalha.
  • You might also like

    42 comentários:

    1. Alexandre Vieira Charles24 outubro, 2011 19:26

      Dani vai ganhar bronze no AA, bronze no salto, prata na trave e bronze no solo.
      Quem dera nossa equipe fosse formada por 5 Danieles...
      Essa foto demonstra tudo!!!
      Força Dani, estamos com voce lutadora.
      Continue correndo, saltando e lutando pelo Brasil

      ResponderExcluir
    2. kem sabe um dia a ginastica irá se disseminar/popularizar aqui no Brasil, sem ficar concentrada em poucos pontos? É só olhar para os EUA, os investimentos, o interesse da população, a nova formação de técnicos nacionais e a organização infra-estrutural tornaram o território homogêneo em termos de formação de campeãs. Não há como questionar uma palavra do que foi dito no post pq ela é o verdadeiro retrato da realidade da ginastica nossa. Faltam 56 meses para as Olimpíadas Tupiniquins....

      ResponderExcluir
    3. Fenomenal. Nada a acrescentar.
      Só desejo de que essas corajosas voltem para casa com a certeza de que podem fazer melhor. Eu realmente acredito nisso.

      ResponderExcluir
    4. Vc tem razão... é só olhar pra equipe do EUA... uma pro Mundial e uma pro Pan.
      as meninas do Brasil devem estar mto cansadas. Espero q o Brasil faça um melhor investimento na ginastica nacional.

      ResponderExcluir
    5. Welington Einfach24 outubro, 2011 19:47

      Mais um post impecável. Muito triste o que está acontecendo, mas parece que nem assim a CBG se manifesta pra buscar criar um ciclo melhor. Cadê o CT do Rio, os técnicos chineses? A questão do Oleg foi uma coisa isolada e que nada teve a ver com a Confederação. Torço pra que as diferenças fiquem de lado e que ele possa ao menos estar com as meninas na repescagem, pra dar o up político que elas falaram.

      ResponderExcluir
    6. A impressão que eu tenho é que enquanto Daniele e Daiane continuarem não há espaço para as mais novas. Justamente por elas terem uma qualidade técnica superior a todas as outras, a impressão que eu tenho é que elas tem cadeira cativa nas competições, sem dar muito espaço para as que vem vindo ganharem experiência internacional, confiança e algum peso no currículo.

      Quanto ao dar Graças a Deus por elas ainda estarem ali, na verdade quando a água bate na bunda se aprende a nadar. Se elas não estiverem mais ali, alguém vai assumir o lugar delas e se sobressair. Ninguém, nem mesmo elas, são insubstituíveis.
      Sei da importância de ambas para a ginástica brasileira, mas assim como ocorre nos outros países, talvez esteja na hora de elas atuarem mais como suporte e mentoras do que como carros chefes da equipe.
      Obviamente que não será de um ano para outro que se resolverá o problema da baixa qualidade técnica das outras meninas.

      Pegando o exemplo dos EUA e da Shawn Johnson. Ela foi medalista olímpica, campeã mundial e o caralho a 4. Tem um monte de fãs, é patrocinada pela Nike e não pegou nem time princial esse ano. Não foi a Tóquio, perdeu o lugar pra um bando de novatinhas. E não tem vaga garantida pra Londres. E olha o currículo dela...

      Se as meninas que vem vindo não tiverem oportunidade de disputar alguma coisa além de campeonato brasileiro, elas ficam pelo caminho. Os próprios jogos Pan Americanos são uma ótima oportunidade de testar internacionalmente as meninas que vem vindo, que podem ter notas um pouco mais baixas que essas que estão aí, mas pode dar um gás nas meninas bem como testá-las sob holofotes e competições maiores. O que é o pior que pode acontecer? Perder pra Colombia?

      Além de poupar as consideradas "principais" das críticas de (mais uma) competição apática, focá-las pra garantir a vaga das olimpíadas e recuperá-las das lesões.

      E podemos não ter outras ginastas como Daniele e Daiane (já chego a pensar que elas são as exceções a regra brasileira), mas certamente há outras sim. Ou são só essas 6 que competem brasileiro todo ano? Teve menina ali no Pam competindo com nota de partida 2.alguma coisa...

      ResponderExcluir
    7. Até concordo com o comentario do anonimo, eles deveriam dar oportunidades para as ginastas mais novas, Mas pense comigo se eles tivessem levado um time mais jovem e tivessem perdido todo mundo ia detonar essas meninas e a CBG que optou por não levar a "equipe principal", então a CBG levou a mesma equipe do mundial para tentar apagar um pouco a frustração da não classificação para Londres e deu no que deu o Brasil nao subiu ao pódio. Quanto as séries fracas não importava, bastava acertá-las para garantir uma medalha, o que não aconteceu.
      Ontem quando vi algumas séries eu me assustei principalmente no solo.... cadê a Priscila com aquela potencia que ela tinha....Cadeê a Bruna com dois Tsukaharas...Adrian me parecia pesada sem força. Acho até que poderiam ter deixado a Gabriela competir no solo ao invés da Adrian e que a Daiane deveria ter feito uma dupla pirueta na terceira linha acrobática assim como ela fez em Ghent.
      Enfim agora é torcer muito para que todas nos surpreendam no evento teste em Janeiro... Vamos Brasil!!!!!

      ResponderExcluir
    8. Se a seleção por acaso não pegar vaga na repescagem, como fica ?

      Teriam direito de mandar uma atleta pra Londres (Jade, provavelmente) ?

      ResponderExcluir
    9. Confesso que foi assustador assistir o Brasil ontem.
      Depois do campeonato mundial estava me perguntando porque as meninas não conseguiram se classificar se ao longo do ano vinham com ótimos resultados.
      Ontem as câmeras em diversos ângulos deixou bem claro a péssima execução dos exercícios.
      Acredito que a ginasta tem sim capacidade de aprender novos elementos nas paralelas, claro não é fácil mas é possível.
      Acredito que a solução não seja o Oleg, mas sim um técnico Americano de peso.
      Agora é extremamente preocupante a situação do Brasil neste classificatório para os jogos de Londres, se apresentar igual ontem, complica e muito.

      ResponderExcluir
    10. Eu sinceramente nao estou nenhum pouco satisfeito com a atual ginástica feminina do Brasil!

      Danielle não e a mesma de 10 anos atras, mais ainda continua sendo a melhor ginasta do Brasil.
      Daiane e incrivel, mais nunca vi um solo dela limpo, ai fica dificil.
      Bruna e correta mais nao tem nenhuma dificuldade em suas series;
      Gabriela competiu em 2 aparelhos e nos 2 sua nota foi descartada.

      Brasil ta fora de Londres isso e certo. Agora tem que visar RIO.

      Brasil pra quem em 2007 era a 5 melhor seleçao do mundo, hj e a 5 em um panamericano, atrás da Colombia. Alguma coisa ta acontecendo para uma regressao ta grande.
      Nao sei se era bom ou ruim a seleçao permanente. Mais pelo menos resultado tinha, e como tinha!
      E não adianta fazer uma serie a nivel de competição estadual, em uma competição nacional e ter falhas ainda!
      Pode ser a nova gestão da CBG.
      So sei que muita coisa tem que ser feita.

      ResponderExcluir
    11. Sinceramente, depois de tudo não consigomais acreditar no Brasil. Imaginar em evolução numa ginástica que piora a cada dia, é impossível pra mim. Nos outros países que eram piores que a gente há poucos anos os atletas tentam aprender mais a cada treino e se superar, fazer esforço pra chegar longe, mesmo sem investimento ou tradição. Infelizmente, as brasileiras parecem congeladas, derretendo a cada dia até não restar nem uma gota do que eram, ou poderiam ser. Implorar pra q elas deem o seu melhor de todas as formas, como fazem os outros países sem ficar reclamando (ninguém obrigou essas meninas a fazerem ginástica de ponta, a terem essa vida, sinto muito, mas sem obstinação logo, logo elas vão parar de nadar, se ainda não pararam, e vão morrer sem mover uma palha do lugar). Vcs acham que a Shawn ainda faz grandes séries mesmo tendo parado simplesmente por já ter sido campeã olímpica, e por isso não precisou lutar? Oksana Chusovitina tá aí pra comprovar isso. Não parou e nem pretende, com tudo o que já passou no Uzbequistão, suponho que sem apoio ou bons técnicos. Ficar brigando com os juízes quando receber nota baixa por série com técnica fraca, pouco dinâmica e manjada (surpreende somente por piorar, nunca melhora) só porque tem 20 e tantos anos e conquistas (poderiam ser mais pelo potencial desperdiçado), além de um sobrenome conhecido na ginástica de anos atrás é sacanagem, né?! A gente cai pra levantar e continuar andando, tentando melhorar, e não ficar culpando a própria sorte ou os outros pelos seus erros.

      ResponderExcluir
    12. Espero que os tropeços dos últimos anos sirvam, de uma vez por todas, pra ensinar alguma coisa aos brasileiros conformistas e preguiçosos que acham que a vida é levada na flauta e fica tudo bem. Quem não arrisca, não petisca. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, pelo amor de Deus!

      ResponderExcluir
    13. Se eu pudesse mandaria as mexicanas no lugar das brasileiras pra repescagem. Elas fizeram por merecer! Reagiram ao tombo e apostaram todas as suas fichas na medalha no Pan!
      P.S.: Estiveram no Mundial assim como nós e melhoraram grandemente para brilhar em casa. O que o Brasil fez? Assentou, parou, olhou e achou um culpado para a sua desgraça: os juízes! Coincidência demais tirar novamente notas baixíssimas na paralela em Guadalajara se elas fizeram seu melhor e mereciam o melhor, né? Só que agora o tombo foi maior: nem as mexicanas e as colombianas nos pouparam do vexame. Detalhe: Sem tradição, títulos em mundiais ou técnicas invejáveis de estrangeiros. (=

      ResponderExcluir
    14. Dificuldades todos têm, honra e dignidade de assumir seus erros e mostrar que são superiores às falhas do dia a dia faltaram ao Brasil, e continuam faltando. Até quando? Quando a Daniele e a Daiane estiverem com 50 anos de idade e um país inteiro carregado nas costas por puro conformismo e com prazo de validade mais que vencido fazendo o seu melhor (óbvio que não é seu melhor, é o pouco que resta do seu orgulho ferido e do seu talento ímpar)

      ResponderExcluir
    15. As romenas deixaram o Mundial sem medalha, não porque elas não tentaram fazer o seu melhor ou por falta de treino, ou técnica (elas vivem juntas, treinam todas juntas e abdicam muita coisa pra fazer bonito na ginástica, sem ficar culpando os outros por suas desventuras), e olha que elas não têm 1 terço do talento das nossas, que mesmo sem Oleg ou Bellu, Karoliy, conseguiram manter um pingo de dignidade até 2009 simplesmente por terem potencial, porque o trabalho técnico realmente não favorece em nada, prefiro o técnico do México a esses amadores cheios de não me toques. Nos EUA, gente assim não chega nem no Nacional. Tem muita gente que ama ginástica e faz de tudo pra chegar ao seu máximo mesmo fora de uma seleção.

      ResponderExcluir
    16. Essas meninas não têm 20 anos e já parecem velhas. Acorda, gente! A vida num é um conto de fadas que a gente quer e consegue ganhar tudo de mão beijada, não. A Elsa Garcia tem a idade da Jade (mais ou menos) e nem um terço do talento dela. E ela continua tentando vencer sem se acovardar por medo de tentar e fazer acontecer.

      ResponderExcluir
    17. A CBG também tá fazendo como sempre um péssimo trabalho. Faz tanta m**** que nem tem coragem de assumir o baixo nível da Ginástica do Brasil, apaga imagens das ginastas em competições, não permite transmissão dos Brasileiros, não publica resultados reais do fracasso das ginastas e ainda pouco se importava com as ginastas talentosas que tínhamos com Oleg. TRABALHO DURO NÃO MATA NINGUÉM, O QUE MACHUCA É O DESRESPEITO E O DESLEIXO COM AS PESSOAS, COMO SE FOSSEM LIXO. TREINO PUXADO TEM EM TODO LUGAR, GENTE DOENTE À FRENTE DO ESPORTE SÓ TEM, OU TEVE, NO BRASIL.

      ResponderExcluir
    18. Continuem tapando o sol com a peneira. Assim, em breve não terá nem mais ginástica do Brasil.

      ResponderExcluir
    19. Eu achei horrível a apresentação das brasileiras, pareciam que não tinham treinado estavam inseguras, isso é falta de treino, quem quer ir para uma olímpiada tem que treinar muito , e certo, porque se notava bem a insegurança delas, QUANDO NÃO SE ESTÁ SEGURO, NÃO HÁ VITÓRIA

      ResponderExcluir
    20. O Brasil foi pessimo VOLTA OLEG!!

      ResponderExcluir
    21. Volta OLEGGGG!!!
      Se o Oleg nao voltar concerteza a classificação vai fikar dificil, acorda Brasilll...

      ResponderExcluir
    22. É, vamos sonhar com o Rio 2016... E se realmente isso for possível.

      ResponderExcluir
    23. Gostei muito do post todo, faz todo sentido e traz compreenssão. Mas compreender pra agir e jamais pra aceitar, acomodar. A conclusão desse texto diz tudo, a chave é um trabalho integrado de toda equipe brasileira que é envolvida com a ginástica artística, observar em detalhes toda a realidade e reagir. Formação de treinadores...essencial!!! Existe algo específico para formação de treinadores capacitados no Brasil?

      ResponderExcluir
    24. Não sei se é para rir ou para chorar. Vamos continuar com essa política antiga de reforçar clubes, capacitar treinadores blá...blá...blá...e vcs irão ver onde vamos parar(aliás já estão vendo). Essa idéia retrograda foi tentada desde de Pequim e volto a repetir quatro anos de inércia e que só ouvi esse papinho de que o problema foi a seleção permanente!!! ACORDA!!!!! Então que apareçam os técnicos brasileiros para resolver o problema essa é a hora!!!! pelo menos os que foram treinados nos últimos quatro anos. Cadê? O Oleg não vai colocar a mão em algo onde nem se quer existe projeto. Ele já está trabalhando duro no projeto muito bem traçado para volta dele ao Paraná. Se essa coordenação da ginástica feminina permanecer esses resultados serão bons diante do que virá.

      ResponderExcluir
    25. Concordo com quase tudo.
      Acho que o pan foi uma competiçao desnecessaria pra essas meninas mesmo. Porem, os meninos tambem competiram no mundial com a mesma equipe do pan e a equipe feminina do Mexico foi a mesma do mundial com a perda importante da ginasta Alexa Moreno que nao competiu o pan e podia ter colocado notas altas pro Mexico no salto e solo. Assim, cansados por cansados, o Mexico bateu o Brasil e o meninos foram campeoes-alias, parabens pela raça e garra deles.
      Eu, geralmente falo bem mal dessas meninas do Brasil e coloco quase 100% da culpa das derrotas e maus resultados em cima delas. Mas, sei que elas nao sao culpadas de tudo. O projeto Oleg que começou em 2003 foi uma grande falha da administraçao da cbg, pois focou em resultados imediatos. O Oleg deveria pegar as ginastas do adulto que estavam melhores e treina las para que tivessemos bons resultados em Atenas e Pequim. Esse objetivo foi cumprido? sim, a ginstica do Brasil saiu do pre olimpico de 1999 quando ficou em 18 como equipe e chegou em 2003 com o 7 lugar e em 2007 com o 5 lugar. Porem, para as meninas que eram infantis e juvenis nesse periodo nao houve tanta atençao e investimento, portanto as meninas que chegaram senior em 2007-2008-2009. priscila, bruna, ana claudia, khiuani, ethiene. nao tiveram a mesma atençao do Oleg nem o mesmo treinamento e em 2008 em diante quando elas passaram a ser as primeiras da fila para serem lapidadas pelas maos do Oleg elas ficaram orfas pq ele foi embora. Claro que ha historias de meninas que se formaram sem o Oleg e se destacaram a la Daniele e Adrian. E tambem acredito no fato dessa geraçao 2007-2008-2009 ser menos talentosa naturalmente a exceçao de Ana Claudia e Bruna, mas a Bruna desde que foi pra Curitiba entrou em decadencia permanente.
      Com a volta do Oleg nao sou a favor da volta da seleçao obrigatoria permanente, mas muitas meninas vao querer ir treinar com ele, como a Daiane ja declarou querer voltar a treinar com ele. Jade devia desesperadamente implorar pro Oleg treinar ela, ela pode gostar do flamengo, do Rio, da praia e de morar com o pai mas ela nao vai voltar nem perto de 2007-2008 treinando no Rio. Daniele nao funciona com o Oleg entao ela deveria continuar no Rio. Todas, TODAS as ginastas deveriam treinar ub com o Oleg imediatamente, Daiane, Jade e Daniele tiveram uma queda imensa na execuçao das barras.

      ResponderExcluir
    26. ANTES FOSSE SÓ A EXECUÇÃO QUE VEM DECAINDO. AS DIFICULDADES VÃO SENDO RETIRADAS A CADA ANO E AS SÉRIES VÃO FICANDO SÓ COM RESQUÍCIOS DO QUE TINHAM, FICAM NO OSSO, MAIS ENXUTAS IMPOSSÍVEL. REALMENTE, NESSE RITMO NÃO CONTINUAREMOS NEM ENTRE AS 16 SELEÇÕES DO MUNDO. FORA QUE O POUCO QUE ELAS FAZEM, FAZEM MAL-FEITO. A DAIANE AINDA CONSEGUE VOLTAR A FAZER SÉRIES DIFÍCEIS NO SOLO, MAS É SÓ. A DANIELE SÓ MELHOROU MESMO O SOLO COM O DE, MAS JÁ TIROU. IMAGINA: A DAIANE FAZENDO TE QUE VALE G NÃO TIRA MAIS QUE 14 NA SÉRIE. NAS BARRAS FAZ DUAS LARGADAS, TEM DIFICULDADE 5,6 NA MELHOR DAS HIPÓTESES E TIRA 12 s: A DANIELE SÓ TIRA ELEMENTO DA BARRA, A BRUNA TBM, A ANA CLAUDIA TINHA UMA SÉRIE SUPER DIFÍCIL DE BARRA E HJ NÃO FAZ NEM SAÍDA VALENDO C... PRISCILA CUSTOU PRA APRENDER UMA SEGUNDA LARGADA E JÁ TIROU ELA, E AINDA PIOROU NA EXECUÇÃO. ELAS PARECEM PESADAS E LENTAS NA UB, É MTO FEIO ASSISTIR AO BRASIL NESSE APARELHO.

      ResponderExcluir
    27. GENTE, PEGA AS SÉRIES DESSAS MENINAS (TODAS DE 2008 A 2011) E MONTA UMA NOVA COM OS MELHORES ELEMENTOS QUE ELAS JÁ FIZERAM. AGORA COMPARA COM AS ATUAIS E ME DIGAM O TAMANHO DA DIFERENÇA: O POTENCIAL X A DECADÊNCIA
      SE ELAS SE MANTIVESSEM EM SUA MELHOR FORMA, TERÍAMOS SEGURAMENTE 3 EQUIPES ADULTAS DE ALTÍSSIMO NÍVEL HJ! E O QUE TEMOS SÃO MEIA DÚZIA DE MENINAS QUE NÃO RENDEM NEM UM TERÇO DO QUE JÁ RENDERAM NOS ÚLTIMOS ANOS. AGORA, EU SINCERAMENTE NÃO ENTENDO POR QUE. NÃO É POSSÍVEL QUE NOSSOS TREINADORES SEJAM TÃO RUINS QUE NEM MANTER UM TRABALHO BEM FEITO POR ALGUNS ANOS CONSEGUEM. VEJAMOS AS MENINAS QUE INTEGRARAM A EQUIPE DE 2008: DAIANE, DANIELE, JADE, LAÍS, ANA CLÁUDIA, KHIUANI, ETHIENE, JULIANA E MILENA (ÚNICA RETIRADA, FAZENDO MUITA FALTA)
      2009: BRUNA, PRISCILA, JANAÍNA, ANNA, HARUMI, NADHINE E LETÍCIA (NOVOS TALENTOS E TÉCNICA DEFICIENTE, UM DESPERDÍCIO) - RESERVAS: ALINE, NAYARA, VITTÓRIA, NICOLE E CAROLINA. - NÃO-SELECIONADAS: LETÍCIA (GNU), DANI ROBLES, BARBARA EFIGENIO, JULIA PASQUINI, MAYARA ABRÃO E OUTRAS.
      2010: ADRIAN E GABRIELA (POTENCIAL, MAS POUCO RENDIMENTO, POUCA EVOLUÇÃO)
      2011: NINGUÉM S:
      TENTEM MEMORIZAR TUDO O QUE ELAS JÁ FORAM CAPAZES DE FAZER E MONTEM SUAS SÉRIES E VERÃO DO QUE É QUE FALO, TENHO CERTEZA!

      ResponderExcluir
    28. é eu concordo. No meu post acima deixei de cair em cima das meninas um pouco. Mas, falta pra elas muita raça e força de vontade. As meninas de Curitiba treinam fl+layout na trave e acham que estão fazendo muito. A Jade nem se salva mais, ela perde em dificuldade a cada dia, não evolui no salto, só piora na ub e tira dificuldade da trave. Pra Jade ainda se tem a desculpa do punho ferrado, mas essa desculpa só vale pro solo e salto e o resto?
      A Daniele acho que é a que eu salvo desse grupo e discordo do post do anonimo aqui em cima. Ela vem com uma série de trave muito boa, a melhor da equipe disparada, ela faz saltos bons ainda que sem regularidade, no solo aumentou a dificuldade e tem execução muito boa e na ub...piora a cada dia, mas é claro que a melhora que a daniele teve na ub entre 2003 e 2008 se deve ao treinamento com os ucranianos. É só ver que no mundial de 2001 pra trás ela custava a passar dos 9,000 na ub e em 2004 ela tirou 9,5xx e em Pequim 14,625. Porém, o maior problema da Daniele é a idade, isso pesa em competições longas como o mundial e o pan. Ela cansa rápido e não consegue manter o nível das séries como aconteceu no pan que ela facilitou a ub e tirou o DE no solo.
      Daiane pfff... não tem solução pra ela. Ela é potente? sim, sabe fazer muita dificuldade no solo? sim. Mas de que adianta fazer muita dificuldade e fazer tudo sujo? até no salto ela é sujinha. Mas, como a nova geração não tem quase nada(frase de Georgette Vidor) a Daiane se mantem na equipe por ter nome perante os árbitros e pra dar uma impressionada com as dificuldades que ela faz.
      Bruna devia voltar pro Flamengo urgentemente.
      Acho que as meninas deviam desde agora adotar um centro de treinamento(que possivelmente seria em Curitiba, pq as idealizadoras do projeto da volta do Oleg-eliane martins e vicelia florenzano- nao vao deixar esse projeto delas ir pro centro de treinamento do rio nunca)e treinar com o Oleg. Essa estratégia seria benéfica pelo menos pra Daiane, Ana Cláudia,Adrian e Jade. Não sei o que é bom pra Priscila, sinceramente. Daniele nao iria de jeito nenhum, mas deveria ir pra reaprender a fazer ub. E Jade, se for esperta, deveria ir também.
      Se não houver um plano rápido pra treinar até o test event, teremos que nos contentar com 2 ou até mesmo só 1 ginasta em Londres.

      ResponderExcluir
    29. Rixa Daniele x Daiane de volta?
      http://www.midiamax.com/noticias/774096-pan+marca+decadencia+ginastica+feminina+com+racha+intrigas+entre+atletas.html



      na verdade acho que nunca acabou não é?! em Curitiba elas se toleravam mais.

      ResponderExcluir
    30. Fabiano Araújo31 outubro, 2011 16:30

      kkkkk
      racho de rir dos comentários do Igor.

      *ps.: fico imaginando como seria um 'fight' entre a daniele e o Oleg. kkkkk

      ResponderExcluir
    31. Acho que temos que voltar nossas atenções para a renovação das atletas, criar novos talentos, não existe só o Oleg no mundo. É só ele que ganha todos campeonatos mundiais claro que não.Temos que investir mais nos centros de formação de atletas de G.A feminina. A confederação que deveria estar por trás disso visando já um trabalho para 2016. Daniele, Daiane não vão ficar para sempre competindo não. ACORDA GENTE VAMOS CRIAR NOVOS TALENTOS. Até quando vocês vão ficar pedindo o Oleg. Para gente! Oleg foi igual um namoro teve momentos bons mas foi embora acabou, e quando volta nunca é mais como antes. Temos que aceitar o fim e bola para frente. Vamos atrás de um futuro melhor e não fazer de novo os mesmos erros.

      ResponderExcluir
    32. gente e verdade que a dai que a volta da seleçao permanente?outro dia eu vi ela falando em uma entrevista que nao gostava da ideia de ter novamente a seleçao permanente...falou tambem que elas sao os "espelhos" dos clubes...

      ResponderExcluir
    33. NÃO CONCORDO COM O IGOR QUANTO À DANIELE. TUDO QUE ELA FAZ HJ NA TRAVE, JÁ FAZIA. TIROU A ENTRADA DIFÍCIL DELA QUE NEM SEMPRE ERRAVA, JÁ FEZ MORTAL P FRENTE, DOIS MORTAIS GRUPADOS SEGUIDOS P TRÁS, JÁ FEZ MORTAL COM PIRUETA E JÁ SAIU DE TSUKAHARA GRUPADO. NÃO TEM COMPARAÇÃO. NO SOLO, ALÉM DO DE, ELA JÁ FEZ TSUK, DTG, DUPLA E MEIA BATE PIRUETA, TEMPO E TRIPLA, DUPLA P FRENTE BATE MORTAL P FRENTE, UMA E MEIA BATE UMA E MEIA. NA PARALELA, JAEGER, GIENGER, OITAVA+PIRUETA, PIRUETA E MEIA, PIRUETA NA CUBITAL, BI, TSUKA ESTICADO. NO SALTO, DTY! ESSE É O MELHOR DA DANIELE.

      ResponderExcluir
    34. QUANTO À DAIANE: VT- DTY; UB- PIRUETA E MEIA, SEGUNDO GIRO PRÓXIMO DA BARRA, PIRUETA NA CUBITAL E SAÍDA DE DG PRA FRENTE COM MEIA; BB- ENTRADA DE MORTAL, MORTAL P FRENTE, M P TRÁS, TWIST, REVERSÃO S MÃOS, ESTRELA SEM MÃOS, FLIC E LAYOUT, SAÍDA DE DUPLO P FRENTE; FX- TE, DTE, MORTAL P FRENTE AO PASSO + DTC, MORTAL P FRENTE COM PIRUETA AO PASSO +DTG, TEMPO+TEMPO+FLIC E TSUK, MORTAL AO PASSO E TRIPLA, MORTAL P FRENTE BATE DUPLO.

      ResponderExcluir
    35. Claro que não é só o Oleg que ganha campeonatos mundiais, mas estamos falando de estratégias imediatas pra chegar ao test event e fazer um milagre dessas meninas ficarem entre as 4 últimas equipes qualificadas. Então o que seria melhor? jogar todas no flamengo? todas seriam péssimas de ub e idênticas à "sem sal" da Gabriela Soares; jogar todas na mão do "sem noção" do Blanco(técnico do Pinheiros)? Acho que o melhor que há no Brasil até o test event é a preparação que o Oleg pode oferecer, mas ele mesmo já disse que não quer treinar a seleção inteira. Temos que ver como vai ser isso.

      E claro que no Brasil ainda há muito para se investir na ginástica com a criação de novos CT's, capacitação de técnicos e bla bla bla coisas que são faladas desde que a Luísa Parente ia na televisão reclamar da falta de apoio.

      ResponderExcluir
    36. Para o anônimo, sim tudo que você disse elas já fizeram(exceto o full in de saída na trave que ela só treinou e nunca fez em competições), mas: 1º elas estão velhas 2º nem no seu auge de forma e idade elas fizeram todas essas dificuldades juntas 3º algumas dessas dificuldades não alterariam em nada ou até diminuiriam a nota de dificuldade delas, ex.: fazer a cortada+mortal+mortal que a Daniele já fez ela provavelmente perderia em dificuldade porque o sheep jump sozinho vale D enquanto ela teria que assegurar a ligação dos mortais pra ganhar 0,1 e ter o mesmo valor do sheep sozinh; standing full pffff..esquece só vi ela fazer uma vez em competição quando ela era beeeeeeem novinha e caiu; pra que fazer 1.5+1.5 no solo se 1.5 bate 1.0 da o mesmo valor de bonificaçao?
      A entrada dela na trave ela nem sempre errava mesmo, so errava 9 em 10 e ela consegue o mesmo valor de bonus fazendo fl fl mortal esticado que ela faz agora.
      Sobre a Daiane, alem dela ser velha e nao saber se controlar, a forma dela na ub eh tenebrosa, ela pode socar dificuldade que vai continuar tirando 7 ou menos de execuçao, trave...nem preciso falar. Solo ela pode dar conta de fazer todas as combinaçoes possiveis, mas nunca vai saber se controlar e sempre vai dar 500000000 passos e tirar 7 de execuçao.

      ResponderExcluir
    37. NÃO DISSE QUE ELAS JÁ FIZERAM TUDO ISSO EM COMPETIÇÃO OU QUE PODERIAM SOCAR TUDO NUMA SÉRIE SÓ PRA CAIR TROCENTAS VEZES. POTENCIAL É UMA COISA E REALIDADE É OUTRA PARA QUALQUER GINASTA, QUE SE LESIONA, TEM PROBLEMAS COM A FORMA OU TÉCNICA MEDÍOCRE. TREINAR COISAS DIFÍCEIS É QUE FAZ COM QUE CONSIGAM REALIZAR EM COMPETIÇÕES TAIS COISAS. FALAR QUE SÃO VELHAS, GORDAS, SEM TALENTO OU TÉCNICA E ACHAR QUE SE TENTAREM PELO MENOS EM TREINO ALGO QUE JÁ CONSEGUIRAM FAZER EM DADO MOMENTO DA CARREIRA VAI TIRAR ALGUM PEDAÇO É DISCURSO DE GENTE SEM AMBIÇÃO E CONFORMISTA QUE LEVA AS COISAS NA FLAUTA E EMPURRANDO COM A BARRIGA, COISA DE BRASILEIRO MESMO. POIS, VC ACHA QUE COM A EXPLOSÃO MAS SEM A TÉCNICA DE ALTÍSSIMO NÍVEL QUE A SHAWN TEM ELA CHEGARIA PERTO DO PODER DA DAIANE? E OLHA QUE NÃO TEMOS KAROLIYS, BELLUS OU SHANZENS AQUI NO BRASIL, PORQUE SE TIVÉSSEMOS NINGUÉM SEGURARIA OS NOSSOS TALENTOS HJ ENTERRADOS. QUEM NÃO ARRISCA, NÃO PETISCA, MEU BEM! E SE ELAS PENSASSEM OU PENSAM COMO VC, NÃO TERIAM FEITO NADA PELA HISTÓRIA DA GINÁSTICA NO PAÍS. E DIFICULDADE ELAS TÊM CAPACIDADE DE FAZER, EXECUÇÃO É QUESTÃO DE TÉCNICA E POLIMENTO, TREINO. FAZER MAIS LIGAÇÕES NÃO DIMINUI EM NADA DIFICULDADE, SÓ ACRESCENTA. AGORA, SE VC PENSA QUE TENTAR MELHORAR E ARRISCAR NÃO VAI AJUDAR EM NADA NOS RESULTADOS E NAS NOTAS DAS BRASILEIRAS, NÃO SEI O QUE TÁ FAZENDO NUM BLOG CHEIO DE PESSOAS QUE TORCEM E ACREDITAM NO BRASIL NA GAF ANTES DE DIZER QUE PORQUE NÃO ARRISCAM NEM SE LEVANTAM APÓS OS TOMBOS NÃO SÃO CAPAZES DE NADA. POR QUE VC DIZ QUE ESTÃO VELHAS OU FORA DE FORMA PRA CHEGAREM A TANTO SE NEM AO MENOS SABE SE ELAS JÁ TENTARAM?

      ResponderExcluir
    38. E OUTRA COISA, SE ESSAS MENINAS PUDESSEM PASSAR UMA TEMPORADA NO RANCHO DA KAROLIY TREINANDO, COMO FAZEM OS OUTROS PAÍSES EMERGENTES DA AMÉRICA LATINA, VOLTARÍAMOS SEM DÚVIDA ALGUMA AO TOPO E BRIGARÍAMOS QUIÇÁ COM AS AMERICANAS EM PAN-AMERICANOS. COLÔMBIA, VENEZUELA, MÉXICO E ARGENTINA NÃO TÊM BONS TÉCNICOS, MAS VIVEM FAZENDO ESTÁGIOS NOS EUA OU SE MUDAM DE VEZ P LÁ E VOLTAM SEMPRE MELHORES. DESSE JEITO, LOGO VIRAREMOS FREGUEZES DESSE MONTE DE PAÍS RIDÍCULO DA GINÁSTICA PORQUE NÃO QUEREMOS MUDAR PARA TENTAR MELHORAR NOSSA SITUAÇÃO. DEPRIMENTE!

      ResponderExcluir
    39. JÁ TIVEMOS AMANAR, CHENG, DOS SANTOS 1 E 2, TSUK ESTICADO, MORTAL AO PASSO E DTC... ISSO LONGE DOS GRANDES TREINADORES DO MUNDO (KAROLIY, SHENZEN, BELLU, ALEXANDROV). IMAGINEM SE NOSSA TÉCNICA FOSSE TÃO BOA QUANTO ÀS DE CHINA, EUA, ROMÊMIA E RÚSSIA. SÓ NÓS TEMOS COM TODA IMPROPABILIDADE E FALTA DE APOIO, BONS TÉCNICOS NACIONAIS OU INFRA-ESTRUTURA DE PONTA, DAIANE, DANIELE, JADE, LAÍS... TEMOS MUITO QUE ADMIRÁ-LAS COM TODAS AS ADVERSIDADES, A RENOVAÇÃO TARDIA, OS ESCÂNDALOS DE NEGLIGÊNCIA COM MENINAS QUE VIRARAM CEDO MULHERES DE FIBRA E TALENTO INCOMENSURÁVEIS.

      ResponderExcluir
    40. OLHEM PARA A MUSTAFINA E A EQUIPE RUSSA: TÉCNICA SUPOSTAMENTE EXCELENTE E DIGNA DE UMA CAMPEÃ MUNDIAL QUE TREINA COM PROFISSIONAIS SUPER CAPACITADOS E OFEREM AOS SEUS ATLETAS TODA A BASE PARA SEREM INCRÍVEIS... TENHO NÁUSEA QDO VEJO O AMANAR DELA, DA NABIEVA E AS TENTATIVAS FRUSTRADAS DA KOMOVA QUE NEM É TÃO EXPLOSIVA ASSIM P TAL FEITO. NO SOLO, PRIMEIRA PASSADA DE VALOR NO MÁXIMO E OU DEs SEM EXPLOSÃO E NA CONTA. PIRUETAS COM CHEGADAS INSEGURAS E PERNAS MAIS FLEXIONADAS E CRUZADAS IMPOSSÍVEL. ISSO PQ TREINAM NA RÚSSIA, COM UM DOS MELHORES TREINADORES DO MUNDO.
      E O APAGÃO NA CHINA: UBs E BBs MUITO BONITINHAS, VTs E FXs SOFRÍVEIS.
      NOS EUA, RAISMAN COM EXECUÇÃO DIGNA DE UMA APRENDIZ D SACRAMONE Q NUNCA FARÁ UM AMANAR OU UM DE OU DTC COM EXECUÇÃO DECENTE, ALTURA...
      ROMÊNIA: SANDRA IZBASA, CAMPEÃ OLÍMPICA, ABRE O SOLO COM TSUK GRUPADO; POR FAVOR, NÉ! DIANA CHELARU, CAMPEÃ MUNDIAL DE SOLO EM 2010, ENTRA DE TSUK GRUPADO TBM. É CÔMICO. SÓ TEM NOME, SEM TALENTO OU POTENCIAL A SER EXPLORADOS POR SEUS TREINADORES DE ELITE.

      ResponderExcluir
    41. E A PONOR QUE GANHOU A OLIMPÍADA COM AQUELA TÉCNICA PATÉTICA DELA E NEM UM TERÇO DA EXPLOSÃO DA DAIANE. NUNCA PENSEI Q A VERIA FAZER UM DE NO SOLO. AGORA FAZ, MAS A EXECUÇÃO NÃO É DAS MELHORES. TSUK CARPADO MEIO GRUPADO MEIO NÃO SEI O QUÊ. MAS COMO DIZEM; ESSE É O SHOW DA GINÁSTICA MUNDIAL. BRASIL JÁ ERA. AFFSSSS (UM MILHÃO DELES).

      ResponderExcluir
    42. AH, IGOR, SE TODOS OS COMENTÁRIOS QUE FAÇO FOSSEM MESMO POSTADOS, VC ENTENDERIA DO QUE É QUE FALO.

      ResponderExcluir