-->
  • Entrevista com Ana Porgras



    Achei a entrevista da Ana Porgras em um site, por indicação de um leitor, e resolvi postar a entrevista traduzida aqui.

    PROSPORT
    : Ana, como você está?
    Ana: Eu estou bem, em casa com minha irmã.


    PROSPORT
    : Com ou sem ginástica?
    Ana: Sem. Eu me aposentei da ginástica.

    PROSPORT: Por que você tomou esta decisão?
    Ana: Eu tive minhas razões e gostaria de não falar sobre elas, mas cheguei num ponto em que eu senti que não podia mais fazer isso. Havia muitas lesões, eu estava me sentindo cansada. E depois da última lesão, no cotovelo, em dezembro, eu percebi que não quero mais fazer isso.


    PROSPORT
    : Não houve informações sobre essa lesão no cotovelo ...
    Ana: No começo de dezembro eu estava treinando salto e enquanto eu realizava o yurchenko, minha mão escorregou. Eu fui ao médico e ele me disse que havia uma fratura no cotovelo esquerdo. Eu tive que usar uma tipóia...

    PROSPORT: Você já está pensando em se aposentar?
    Ana: Sim, mas eu não estava 100% decidida. O médico disse que eu poderia treinar, mas minha mão ainda estava doendo. Depois que voltei da França percebi que não podia continuar mais.

    PROSPORT: Sua irmã e sua mãe ... o que elas estão dizendo?
    Ana: Todo mundo falava comigo e tentava me fazer mudar de ideia, mas minha decisão é final.

    PROSPORT
    : Como é a vida sem a ginástica?
    Ana: Eu não sei ainda. No momento eu estou ok, comecei a escola aqui em Barlad, onde moro com minha irmã.

    PROSPORT
    : Você não se sente triste com a decisão?
    Ana: Não, eu não me arrependo de ter parado. A vida continua.

    PROSPORT: Mas tem gente voltando a treinar...
    Ana: A partir do momento em que eu tomei esta decisão eu sei que não vou voltar atrás. Eu disse que ia parar e eu não vou voltar.

    Fonte: http://www.anaporgras.ro/english/index2.php?subaction=showcomments&id=1326795514&archive=&start_from=&ucat=&
  • You might also like

    10 comentários:

    1. Ela me pareceu muito fria, parece que tomou raiva do esporte!

      ResponderExcluir
    2. se ela ta certa de sua decisao que seja feliz!:(

      ResponderExcluir
    3. Ainda tenho esperanças que ela volte até 2016. Ou ela realmente jamais quis entrar no esporte, e foi obrigada, como tantos pais fazem com suas filhas na Romênia, na China e na Rússia. Vejam, depois de sofrer sirurgia no joelho fraturado, Ekaterina Lobaznyuk teria que ficar um ano afastada do esporte (se repararem, é o mesmo caso da Rebecca Bross). Mas "Katja" simplesmente largou tudo. Por que? Por que era uma moradora de uma cidadela da Sibéria, e seus pais a obrigaram a entrar no esporte, quando o técnico da seleção russa estava no local, buscando novos talentos. Ela sempre declarou que não gostava de ser ginasta, que queria uma vida normal. Às vezes, as lesões mais graves são a libertação que estas meninas precisam.

      Um dis elas percebem que poderiam ser bem maiores do que já eram, mas a volta será tão penosa que poucas arriscam-se. Por isso sou tão fã da Catalina Ponor. E por isso fico tristes com a perda de talentos como Daniela Sofronie e Monica Rosu (afastada por brigas constantes com a Federação Romena de Ginástica). Ou a própria Katja, e Anna Chepeleva, ou Oana Ban (ROU).

      Sim, o esporte é renovação. Mas não abandono ao que já é excelente. A Trave da Cataline ainda é absurdamente difícil, especialmente com o Tsuk Carpado de saída.

      Ana, seja feliz. E eu espero, sinceramente, que um dia o arrependimento bata e você perceba que sua mágoa não é culpa do esporte. É culpa de quem te botou nele.

      ResponderExcluir
    4. A ginástica pode ser muito cruel para alguns... Não só a ginástica como qualquer esporte em nível de elite. Logo essa "raiva" que ela parece estar sentindo passa. Espero que ela seja muito feliz : )

      ResponderExcluir
    5. Nossa, ela parece mesmo que tomou raiva do esporte...será que foi só isso mesmo?
      É uma pena, todos os fãs da ginástica, eu incluída, sentirão falta dela, e da sua absolutamente linda e artística ginástica... espero mesmo que ela nao se arrependa...

      ResponderExcluir
    6. como ela diz: a vida continua e a ginástica continua sem ela! sinto cheiro de alguma sujeira no ar que ela nao quer revelar! se fosse só pelas lesões podia ter dado um tempo, mas parar de vez? com essa idade? deve ter acontecido alguma coisa que ela nao quer revelar!

      será que foi algum abuso gente? to sempre pensando no pior....

      ResponderExcluir
    7. Nossa, percebi agora que escrevi "sirurgia"...imperdoável para uma amante da Língua Portuguesa. Matem-me depressa, ninguém está olhando!!

      ResponderExcluir
    8. Normal Renata. Ás vezes, na velocidade da digitação, acabamos por escrever as palavras como pronunciamos... =P

      ResponderExcluir
    9. Infelizmente é uma perda, era uma ginasta bastante talentosa e elegante. Na entrevista a Porgras aparenta está com raiva do esporte, mas pode ser não seja assim, mas sinto que tenha mais motivos do que lesões para sua aposentadoria. Inclusive não sei se já viram, mas ela já mudou de visual este é o link da foto http://migre.me/7KiBM
      Que seja feliz.

      Abraços Laryssa

      ResponderExcluir
    10. Gostava muito da ginástica dela, mas acho que ela tava sendo muito puxada pelos técnicos pra melhorar, já que era a melhor AA da Rou...deviam esstar exigindo dela mais do que ela podia dar...e vale ressaltar a diferença da ginástica pra vários outros esportes de alto nível...as meninas são crianças, se aposentam aos 20 em média...então elas tem que passar por tudo isso ainda na infancia e adolescencia, o que é bem foda

      ResponderExcluir