-->
  • Post do leitor, por Pedro Henrique Sena

    2012 chegou, e com ele, mais um ciclo olímpico está chegando ao fim

    Mundial de 2009 – Londres

    Não foram muitas ginastas que conseguiram “sobreviver” a Pequim em bom estado, afinal, o código de pontuação anterior, em que as ginastas se matavam para fazer enormes dificuldades, acabou deixando muitas delas cansadas, lesionadas ou aposentadas.

    Muitos apostavam em Yang Yilin e Ksenia Semenova para o campeonato Mundial de 2009, mas estas deixaram muito a desejar. Apesar do novo código, a expressão artística foi pouco explorada pelas ginastas, esse quesito só foi, de fato, levado em consideração pela maioria das atletas no ano seguinte.

    Alguns pontos principais da competição foram:
    - Uma ginástica diferente do ciclo anterior, com bem menos dificuldades;
    - A queda de cabeça na final de solo de Jessica Gil;
    - Rebecca Bross perde o ouro no individual geral no último movimento do último aparelho;
    - O mundo é apresentado a uma nova romena, artisticamente impecável. Seu nome: Ana Porgras;
    - Mais uma vez uma americana é campeã no individual Geral: Bridget Sloan.





    Mundial de 2010 – Roterdã

    Foi um Mundial bonito de se ver. As ginastas conseguiram transparecer bastante o código de pontuação, com ótimas expressões artísticas.

    Falar do Mundial de 2010 é falar em Alyia Mustafina. Uma ginasta totalmente completa. Esteve em todas as finais e provou ao mundo que a tradição da ginástica russa não havia acabado. E com sua GRANDE ajuda (sem desmerecer as outras atletas), a Rússia consegue sua 1ª medalha de ouro por equipes em um campeonato mundial.


    Em 2010, pela primeira vez desde 2003, a seleção brasileira feminina não foi finalista por equipes no campeonato mundial, já nos mostrando que a renovação da equipe é de extrema importância. Apesar disso, O Brasil consegue uma medalha com Jade Barbosa, bronze no salto, após voltar da séria lesão no punho.


    -Algumas ginastas, voltam ao esporte, entre elas: Sandra Izbasa (que decepciona no solo), Vanessa Ferrari, Ksenia Afanasyeva (ouro com a equipe russa), Jiang Yuyuang (prata no individual geral) e Alicia Sacramone (ouro no salto);
    - Rebecca Bross erra mais uma vez no individual geral, pelo segundo ano consecutivo;
    - Romênia não ganha medalha por equipe, mas Ana Porgras brilha na trave e leva o ouro





    Mundial de 2011 – Tóquio

    A meu ver, o melhor campeonato do ciclo, mesmo sem Mustafina, Bross e Sacramone. Até porque era ano de classificação olímpica... Nesse ano as ginastas colocaram bastante dificuldade, mas sem perder a beleza (com algumas exceções).

    A melhor equipe, com certeza, foi a equipe americana. Apesar da polêmica vitória no individual geral de Jordyn Wieber, os EUA também levou o título por equipes; o ouro no salto, com a fantástica McKayla Maroney; e mais dois bronzes, na trave e no solo, enquanto as russas se contentaram com dois ouros e três pratas, um resultado também excelente.

    Os duelos mais esperados eram: EUA X RUS e Jordyn Wieber X Viktoria Komova. E em 2011 as americanas levaram a melhor...


    Em Tóquio, a tradicionalíssima seleção romena mostrou que está em grande má fase ao sair do campeonato sem nenhuma medalha. Enquanto isso, a China mostrava pra que veio com Yao Jinnan, Sui Lu e Huang Quishuang.

    Momento crítico para a seleção brasileira, que não conseguiu a vaga olímpica em solo japonês com notas “estranhas”, mas mostrou a garra brasileira no Evento Teste em Londres, conseguindo a última vaga para as Olimpíadas alguns dias atrás.

    Em 2011 mais ginastas voltaram à ativa, entre elas: Catalina Ponor, Daiane dos Santos, Shawn Johnson e Chellsie Memmel (sendo que as duas últimas não estiveram no Mundial).

    No salto, McKayla Maroney provou o favoritismo, seguida pela lendária Chusovitina (que voltou sem perder seu nível), seguida pela ginasta do Vietnã, que surpreendeu á todos. Jade Barbosa, com chances totais de medalha, acabou em 4º lugar após um triste erro.

    A final de trave foi como um show de Sui Lu, que cravou tudo. Jinnan e Wieber nem chegaram perto...

    Na final de paralela Viktoria Komova não decepcionou, e á frente de Nabieva garantiu o ouro.

    E o solo... Com várias desistências, a vitória acabou ficando com a reserva Ksenia Afanasyeva, em quem quase ninguém apostava.

    Mas para nós, brasileiros, não há como negar: a ginasta do ano foi Daniele Hypólito. Madura, segura, forte e com a certeza de fazer o seu melhor, ficou em 13º no individual geral.


    Lembrando do individual geral de Tóquio.



    Os Jogos Olímpicos estão chegando. Quem são suas favoritas? Quem foram as melhores ginastas do ciclo até aqui?


    Espero que o Brasil trabalhe mais suas dificuldades e execuções, para que a nossa primeira medalha olímpica apareça. Pelo menos com a Jade já temos chances no salto. Agora, quem sabe que surpresas essas meninas nos trarão em Londres para fechar com chave de ouro esse emocionante e eletrizante ciclo olímpico? E vocês, o que esperam do Brasil?
  • You might also like

    21 comentários:

    1. Percebi q vc amava Ana Porgras, triste a aposentadoria dela.

      ResponderExcluir
    2. Eu quero Komova no ALL AROUND!!!!

      ResponderExcluir
    3. Eu espero do Brasil muitas surpresas pois elas melhoraram mto nos ultimos 2 meses e emio, e sei que elas podem voltar com tudo.
      Como não é novidade p/ ninguém Jade e Daniele serão as colunas da equipe e acredito que Jade vá pra final do VT Daiane no solo e Dani no AA mas não sei pq mas acredito que ela pega a final de trave, claro se ela colocar pelo menos 0.4 de dificuldade.
      Lais Souza volta esse ano, Ana Claudia tb será q elas chegarão em condições de competir em londres?

      ResponderExcluir
    4. meu nome é mateus
      Minhas apostas na certa Jde se cravar os dois saltos com certeza absoluta por tudo que é mais sagrado ela ganha medalha, daiane trabalhe essa sua postura e faça sua seria de 6.3, dani por favor vc e jade vão no individual então faça duplo esticado e jade tbm, bruna,gabi,harumi,leticia,ethiene,priscilla quem disse que vcs não ajudam? façam seu melhor, vlw brasil vai vim medalaha sim e quem sabe por equipes...

      ResponderExcluir
    5. Primeiro, parabéns, muito bom o post!!

      Para mim, essa olimpíada vai ser só surpresa, eu acho que teremos uma grande briga pelo individual geral com wieber x Komova x Mustafina x Yao x Alguma outra americana que ainda nao sei quem será!! Quase ninguém está contando com a Yao Jinnan, mas não podemos deixar de levar em consideração que ela errou no AA do mundial e não levou o titulo por isso, ou seja, com upgrades ela tem sim muita chances de medalhar, quem sabe até sonhar com o ouro!! Mas uma coisa é fato eu mal posso esperar para ver essa olimpiadaaaaa!!!!

      Isadora

      ResponderExcluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    7. Em primeiro lugar parabéns pelo ÓTIMO post. Gostei muito!
      Apesar de termos grandes ginastas neste ciclo, grandes histórias de superação, retornos espetaculares, novos talentos impressionantes e tudo, para mim, sem dúvidas a melhor ginasta do ciclo é Alya Mustafina. Ela é uma estrela. Determinada, artística, séries super difíceis, muita atitude, coragem. Ela é a estrela do ciclo para mim.
      Quanto ao Brasil espero que façam uma excelente classificatória como fizeram no evento teste. Acredito que até lá as meninas possam estar um pouco melhores em execução e sabemos que todas elas têm potencial para um pouco mais de dificuldade. Então espero que elas passem algumas equipes e quem sabe se estiverem num ótimo dia, numa subdivisão bem estratégica elas possam chegar perto da vaga na final por equipes. Um décimo ou nono lugar para o Brasil já seria excelente. Uma final por equipes seria como uma medalha. Individualmente espero que a Daiane e Jade sejam finalistas por aparelhos no solo e salto respectivamente e fiquem entre as 4 melhores. No individual geral espero que a Dani faça uma competição espetacular e possa conseguir melhorar sua melhor posição (décimo segundo em atenas), e quem sabe se ela conseguir fazer tudo que está planejando consiga uma vaga na final de salto, solo ou trave.Da Jade também espero uma final do individual geral e tomara que ela coloque todo seu talento em ação e conquiste um resultado melhor que Pequim. Aprendi no evento teste que vale muito a pena acreditar nelas... Força Brasil!

      ResponderExcluir
    8. Galera to fazendo uma série de videos a respeito da ginastica artistica feminina nos jogos Olimpicos, tipo: previsões as respeito das equipes(as ginastas que irão competir) e também das finais por aparelho. o primeiro foi da Nossa seleçãao

      http://www.youtube.com/watch?v=49IwUMAACDI&feature=youtu.be

      Tá ai o link pra quem quiser da uma conferida.

      ResponderExcluir
    9. eu espero o melhor do brasil que elas venham com tudo mesmo ja que conseguiram a vaga.quero ver todas as ginastas dando tudo de si pra conseguir uma vaga na seleçao jade,dani,dai(certeza ja estao),bruna,priscila,ethiene,harumi,leticia,gabi e se voltarem bem laiz e ana claudia,quero ver todas com suas didicudades pra ver quem sera merecedora de ir pra londres(igual as americanas que brigam pra entrar na equipe).
      vou torcer pra jade pega final no salto e AA,dai no solo e dani no AA(nao acredito muito na final de trave) e quem sabe uma final por equipes adoraria ver EUA,RUS,ROM,CHN,AUS,G.BR,ALE e BRA disputando essa final.

      ResponderExcluir
    10. Até agora não me conformo com a derrota de Vika Komova no AA de Tóquio. Wieber não mereceu de forma alguma a medalha de ouro. Ela tem acrobacias difíceis? Claro que tem. Mas não cravou NENHUMA no AA. Fora os erros absurdos nas Barras Assimétricas. No Individual Geral, o maior erro de Komova foi o passo relativamente largo que ela deu no duplo carpado ao final de sua graciosa rotina de solo (apesar de eu realmente preferir a rotina de 2010, um show de originalidade). Lembrem-se:

      - A Dupla e meia da Wieber na saída da Trave é tão D quanto o Duplo Gripado de Komova;

      - O Duplo esticado da americana vale D, assim como o Tsukahara grupado da russa, ambos na saída das UB;

      - Wieber fez um Amanar, mas Komova cravou um DTY;

      - Komova teve uma execução de solo infinitamente melhor que a de Wieber.

      Quanto à disputa por equipes de 2011, os Estados Unidos realmente mereceram o ouro. Que amanar é aquele da Maroney...Oh God, how? Se repararmos bem, ela ganha tanta, mas tanta altura que facilmente executaria um TTY. Lembra muito a Fei Cheng.

      A barra de Vika é linda. Mas sinto falta da combinação Tchatchev + Pak de 2010. Aliás, as russas arrasam nas UB...o que será que elas têm? Há algo diferente na água?? Precisamos descobrir!

      A trave de Sui Lu. O que diabos ela colocou nos pés? Super Bonder?! O único desequilíbrio "maior" que vi foi no mortal com meia volta, ainda no começo da série. Ela foi como a Shawn Johnson nas classificatórias por equipes de Pequim. Quem viu, sabe que a Shawn foi muuuito melhor que na final da Trave. Recebeu um injusto 15.975, quando merecia claros 16.300.

      Sinceramente acho que Jade tem chances no salto e na trave, se ela concentrar-se mais. A prova disso é sua rotina AA de 2008, que recebeu 15.500 (com erros e tudo mais). Arthur, se for com a gana de Tóquio, conquista uma medalha facilmente. Serginho Sasaki? Ainda o considero a "aposta por fora". Diego parece mais maduro. Por favor, por favooor Diego: NÃO-CAIA-DE-NOVO. Não adianta terminar a classificatória em primeiro e cair na final.

      Daiane? Espero que ela tenha chances. Ela ganhou medalhas no evento-teste, claro, mas as melhores do solo não estavam lá. Daiane, aprenda que o código mudou. Você tem potência para executar saltos de danças após as passadas.

      Mas uma coisa é certa: renovar é preciso. chinesas, russas e americanas fazem isso em todos os ciclos. Até a já quase-esquecida Ucrânica traz umas rotinas de UB que são de assustar. As coreanas chegaram a ameaçar (tá, por cinco minutos, mas ameaçaram!). Se quisermos brilhar em 2016, algo precisa mudar.

      ResponderExcluir
    11. espero que a Daiane pegue a final no solo e suba no pódio

      a jade se esforce pra mudar pelo menos um salto, botar um cheng ou um amanar porq com esses saltos que ela ta agora ela nao chega no pódio numa final olimpica

      que dani além de pegar uma final no aa, pegue uma final em algum aparelho e bote logo esse dupla pirueta no salto que todos nós aguardamos

      que o brasil bote mais dificuldades e pegue uma final no tf!

      que diego e zanetti brilhem e conquistem essa medalha olimpica tao aguardada!!

      que minha paixao: catalina ponor pegue uma final na trave e suba no pódio!

      que as americanas vençam as russas no tf porq nao aguento mais ver elas com vice.

      que sacramone medalhe no salto

      que shawn consiga voltar à equipe olimpica e faça uma final brilhante na trave pra tentar defender seu titulo.

      são tantas coisas... vamos aguardar!

      to com a impressão que essa olimpiada vai ser melhor do que a de pequim...

      ResponderExcluir
    12. meu sonho seria ver Daiane ganhando ouro no solo Jade qualquer medalha no salto! e Dani qualquer medalha tbm na trave! gente elas merecem elas ralam e sao boas nesses aparelhos mas tbm tenho sonho d ver Beth Tweddle ganhando ouro nas assmetricas aff adoro ela! vamos torcer!

      ResponderExcluir
    13. Meu maior sonho na Ginástica: Daiane ganhar ouro no solo nas Olimpíadas.

      ResponderExcluir
    14. Pedro Henrique Sena, você deveria postar mais vezes no GBB, muito bom o post!

      Eu gostaria de ver em Londres 2012 para o Brasil, séries de dificuldades e execuções altas nas paralelas, trave e solo. O salto deveria ficar como está, pois ao meu ver está excelente. Acho que a equipe brasileira estará assim: Daniele, Jade, Bruna, Daiane e Ethiene, mas não duvido de Adrian e outras atletas nas olimpíadas, vamos esperar para ver. Desejo muita sorte para o Brasil e que elas acertem tudo! E que a Jade salte o Cheng e ganhe o ouro, dependendo do seu punho, e que a Daniele também vá para as finais de salto, trave e solo, que para mim acho muito provável ela ir para essas finais, não devemos achar que impossível, as três finais da Daniele é realmente possível e acredito que ela ganhará medalhas, assim como a Daiane, tomara que ela faça com o DTC, DTE, Tempo + DTG e TSKE, e aumente os saltos ginásticos dela como em 2004.

      Eu também quero ver o retorno olímpico de Shawn Johnson e Nastia Liukin, e também queria ver muito a Mustafina e a Elyse Hopfner Hibbs na sua segunda olimpíada!

      E quem sabe a Komova faça um confronto real com a Wieber e ficam brigando no meio do pódio! hehe' seria uma cena inesquecível!

      ResponderExcluir
    15. Mustafina e a Elyse Hopfner Hibbs?a primeira ainda nem foi pra uma olimpiada e a segunda nao se aposentou?

      ResponderExcluir
    16. Obrigado pelos elogios pessoal, que bom que gostaram do Post!

      ResponderExcluir
    17. Ótimo post, muito bem feito. Acredito que este será um grande ano para a ginástica nas Olimpíadas. Estou muito ansiosa para conferir o duelo entre USA x RUS x CHI e no AA entre Vika, Aliya, Wieber, Yao... Alegria pura para quem é fã, por mais que eu esteja torcendo para Musty.

      Também estou torcendo pelo retorno da Shawn e da Nast.

      E também concordo com tudo que a Rê Cardin disse. Principalmente na parte da trave. A trave da Sui Lu foi excelente. Nossa como me lembro desses 15. 975, que mereciam ser bem mais....

      Abraços Laryssa.

      ResponderExcluir
    18. Anônimo,ele quiz dizer q quer ver o retorno da Elyse Hopfner Hibbs indo para sua segunda Olimpíada,e o retorno da Mustafina que vem de lesão.

      ResponderExcluir
    19. ah com certeza seria bem mais emocionante se a komova ganhasse dessa vez! seria tipo uma revanche do que aconteceu no mundial!
      apesar dela ter ficado com a prata, nao tem como negar que A NOITE FOI DELA! ela brilhou muito mais do que Jordyn wieber, ela é mto mais elegante, muito mais clássica, tem muito mais estilo do que a americana, e isso torna suas séries bonitas de se ver...é um tipo de ginástica que eu realmente admiro!!!

      ResponderExcluir
    20. KOMOVAAAAAAAAAA, vc eh lindaaaaaaa! e vai ganhar com fe em deus!

      ResponderExcluir