-->
  • O que a ginástica reserva para 2013? - Parte 2




    ROMÊNIA

    Larissa Iordache, que chegou a ser apontada como "a nova Nadia", viveu uma Olimpíada frustrante. A atleta, que se lesionou na hora mais errada de sua carreira, teve que se contentar em competir com séries mais simples e, segundo seus técnicos, com muita dor. Ainda assim, atingiu a nona colocação na final do individual geral em Londres, provando que se estivesse em sua melhor forma, teria deixado Douglas e Komova bastante preocupadas. Em 2013, Larissa, que já anunciou estar recuperada, ganhará novamente os holofotes da mídia e, quem sabe, poderá executar suas séries de altíssima dificuldade no solo e trave para poder, também, conseguir resultados à sua altura na soma do individual geral.

    Larissa na trave em sua melhor forma. 



    Maria Rauta e Alina Stanila são também novas promessas do time romeno para o novo quadrênio. Ambas se tornam sênior em 2013. Alina conseguiu boas classificações em 2012, incluindo a prata no salto no Campeonato Europeu Juvenil, enquanto Maria Rauta apresenta séries de menor dificuldade, porém com bastante espaço para melhorias.

    Rauta na trave.



    Stanila em seu segundo salto na final por aparelhos do campeonato Europeu em 2012. 



    "Didi" Bulimar, Sandra Izsbasa e Catalina Ponor, também se mostraram dispostas para o próximo quadrênio. Sabemos bem do que são capazes, agora nos resta esperar para ver!


    Bulimar no solo, onde apresenta boa precisão em suas chegadas.



    Sandra no salto em Londres, que lhe rendeu o ouro!

    Catalina no solo em Londres, onde conseguiu a prata olímpica!

    ARGENTINA

    Valeria Pereyra é a ginasta argentina de maior expressão internacional. Após a participação olímpica, Valeria estará mais madura e experiente, para quem sabe, chegar mais perto do seleto grupo da elite mundial. Treinada pela jovem Daniela Conde, de apenas 26 anos, Valeria, de 16, apresenta boas acrobacias, tem linhas apuradas e séries de trave e solo que chamam atenção. Porém, não apresenta altíssimas dificuldades, e por isso não é cotada para conseguir uma medalha nas maiores competições internacionais do esporte.

    Valeria em sua série de solo - linda coreografia!

    VENEZUELA

    Jessica Lopez, a ginasta venezuelana que é treinada pelo brasileiro Nilson Savage nos Estados Unidos, mostrou que quer voltar com tudo para mais um quadrênio, e convidou a coreógrafa renomada Adriana Pop para fazer sua nova série de solo. A veterena mostra, mais uma vez, que ginástica não é coisa só pra meninas, e que mulheres vem conquistado cada dia mais seu espaço no esporte. Jessica apresenta uma série de paralela sólida e movimentos de dificuldade nos quatro aparelhos… Estamos na expectativa para ver como o novo código se adaptará à ginasta, que continua surpreendendo a cada ano. Em 2010, Lopez chegou a se classificar entre as dez melhores ginastas do mundo na final do individual geral em Tóquio.

    Jessica nas assimétricas, sua especialidade.


    AUSTRÁLIA

    Georgia Rose-Brown não conseguiu uma vaga no time australiano para as Olimpíadas, mas segue adiante para 2016. Dona de uma linha corporal e elegância invejáveis, a atleta de 1,65 de altura surpreende pelo porte físico incomum para atletas internacionais, e mostra que não só as baixinhas alcançam expressāo no esporte. Ela chegou a fazer parte do time nacional no mundial pré-olímpico e apresenta uma série limpa e difícil nas assimétricas e na trave, mas não tem o grau de dificuldade necessário nos outros dois aparelhos para figurar como uma atleta de altíssimo nível no individual geral. 

    Rose-Brown no solo, onde apresenta baixa dificuldade, mas ótima coreografia!


    Georgia Godwin é uma das maiores promessas australianas na atualidade. Dona de diversos títulos nacionais desde a categoria mirim, a atleta treinada pelo mesmo par russo que formou a especialista de paralela e solo Larissa Miller, mostra competência razoável nos quatro aparelhos. A pequena "pocket-rocket", como é descrita pelos australianos, já surpreendeu com acrobacias difíceis no solo, como um duplo esticado e uma tripla pirueta.  Com características bem diferentes de Larissa, o maior problema de Georgia são suas falhas técnicas (execução dos movimentos), sua paralela e a falta de artisticidade.

    Godwin na trave.

    Texto de Marina Aleixo, ex-ginasta e colaboradora do Gym Blog Brazil.

    Da série " O que a ginástica reserva". Todo fim de ano estaremos fazendo postagens sobre os maiores nomes que competirão no ano seguinte. O último texto será exclusivamente escrito sobre ginastas do Brasil. Ideia original de Marina Aleixo. 
  • You might also like

    37 comentários:

    1. Winicius Damasceno

      Catalina Ponor se aposentou? estou certo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Está decidindo...

        Mas pelas reportagens que são divulgadas, tudo leva a crer que focará no MUNDIAL DA ANTUÉPIA em 2013, para tentar um inédito OURO em mundiais.

        Excluir
      2. nao, só depois da copa do mundo em antuérpia em setembro.

        Excluir
    2. A única pessoa que chama ou chamou a Godwin de "Rocket-Pocket" foi a Mez do AGB que eu saiba.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você vai querer mesmo discutir com a escritora do texto, que é treinadora e mora na Austrália???

        Excluir
    3. BOM TEXTO
      Mas poderia ter colocado mais ginastas romenas "revelação", ou são apenas estas duas mesmo, caso seja é preocupante a situação da Romênia, no quesito renovação

      Vi em uma reportagem que Isbasa irá continuar competindo até 2016, focando solo e salto :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Essas são as mais relevantes dentre as que viram sênior em 2013!

        Excluir
      2. Silvia Zarzu e Andreea Munteanu também são relevantes.

        Excluir
      3. Seriam se fossem de 1997. =*

        Excluir
    4. Agora sim Gymblog, agora fiquei feliz, ginastas de verdade e não robozinhos programados. Time lindo esse da romênia!!!! Queria que Komova tivessa ganhado, porém se Larisa ganhasse não ficaria nem um pouco triste, que venha o mundial de 2013!!!

      ResponderExcluir
    5. parabens cedrick, adorei esse post, muito mais q o anterior (q embora excelente) fala das americanas né, q nao me interesso muito. adoro iordache e torço muito por ela, tomara q 2013 seja seu ano e deixe as americanas pra trás rsss

      ResponderExcluir
    6. Na minha opiniao as melhores juniors romenas sao Laura Jurca Silvia Sarzu e madalina Blandea

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mas não são de 1997. Favor se informar.

        Excluir
    7. Catalina disse em seu perfil oficial do Twitter, que voltou aos treinos apenas para um evento de gala esse mês. Ela tinha dito que poderia disputar o Mundial da Antuérpia, ano que vem, mas que não havia decidido nada ainda.

      ResponderExcluir
    8. A Ponor não se aposentou de vez agora?

      ResponderExcluir
    9. A catalina não se aposentou? li um notícia que ela já tinha anunciado a aposentadoria!!!

      ResponderExcluir
    10. Preocupadíssimo com a Romênia :/

      Carlos Ferreira.

      ResponderExcluir
    11. Não Catalina não se aposentou , na boa na minha opinião se a Komova tivesse um pouco mais de cabeça no lugar essa Olimpíadas era para ter entrado na Historia da Rússia , ela tinha capacidade de ganhar o ouro , tinha capacidade de ganhar medalha na UB tinha capacidade de ganhar medalha na BB , infelizmente ela não tem um bom emocional , e vamos combinar que eu perdi o tesão de ver o AA quando vi que a Wieber estava fora querendo ou não ela é foda e antes de Londres todo mundo achava que ela iria arrasar contudo , Ginastica é isso , um dia você ganha no outro você perde

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. bem feito p wieber! quem manda roubar o ouro de komova no mundial? foi castido de deus! kkkkkkkkkkkkkk

        Excluir
    12. "teria deixado Douglas e Komova bastante preocupadas", kkkkkkkkkkkkkkk, menos...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Porém não né querido , caso vc não saiba o que ela tava fazendo se já com uma UB de 5.9 ela fazia um 14.366 imagine com a de 6.5 que ela tava fazendo.Fora BB e Fx 6.9 e 6.7 e o Amanar ...Preocupação é o de menos

        Excluir
      2. Preocupadas, eu ficaria desesperada, acho que só musta sobreviveria ao ouro, raisman não iria nem pisar no solo, deng linlin não subiria nem na trave.

        Excluir
      3. essa foi boa! kkkkkkkkk isso eh desculpa pra "Boi dormir"...Iordache é otima? é! mas tirar o ouro da gabby ou komova? ai ja é demais!

        Excluir
    13. Ahh gente, Bulimar tenque ficar continuar né. É novinha demais ainda! E junto com a Iordache, pra mim vão ser as que vão surpreender na Romenia.
      As Juniors que virão para o proximo ano da Romenia, não acho que vão conseguir chegar perto dos EUA não... Vamos esperar aí pra ver né.
      Se Ponor e Izbasa continuarem (o que acho meio dificil), a Romenia vem com tudo pro mundial.

      ResponderExcluir
    14. As Juniors que virão para o proximo ano da Romenia, não acho que vão conseguir chegar perto dos EUA não... Vamos esperar aí pra ver né [2]

      Preocupado com a Romênia !! Heheheh

      ResponderExcluir
    15. Raluca Haidu, nada...? Chelaru tb nada...?

      Das juniores romenas, gosto mais da Asiana Peng. :~

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mas ela não é de 1997 (está longe disso).

        Excluir
    16. Muito bom o post; Marina parece que veio pra ficar no GymBlog...Parabéns!
      Gostei muito da inclusão da Valeria Pereyra; gosto muito dela; mas infelizmente queria que ela aumentasse a dificuldade nos aparelhos pra ter chance pra ir na final do AA no mundial.
      E vou enrossar o coro dos demais comentários sobre a Romênia, pois parece que eles irão enfrentar o mesmo problema que o Brasil está enfrentando agora: "safra fraca".
      Jessica Lopes não teve sorte, com o código de pontuação e com a resistência dos árbitros de admitir que a série da sulamericana tinha potencial suficiente pras finais, mas fazer o quê né...
      E estou muito ansioso pro post das brasileiras! quero ver quem vai entrar no time de promessas...

      ResponderExcluir
    17. Apesar de gostar muito da Romênia(também),acho que a briga por Ouro nessse próximo ciclo vai ser entre USA e Rússia que realmente voltou pra brigar tanto no feminino como no masculino.A Iordache realmente não teve sorte,ela se lesionou no momento mais errado de sua vida.Sucesso pra ela.

      ResponderExcluir
    18. Fãs da ginastica romena me desculpem, mas essa Rauta nem se compara com as juniors norte americanas ...Sua trave além de ser simples tem vários desequilíbrios

      Romênia precisa de Amanares e barras fortes para voltar ao topo !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rauta esteve lesionada esse ano e não conseguiu evoluir bem.

        Excluir
    19. O novo dirigente dos EUA agora juntamente com dona Martha é valeri liukin, estourador de joelhos alheios!! Virão barristas melhores? Pq as barras dos eua foram uma desgraça.

      ResponderExcluir
    20. Poxa esperava mais promessas pro time Romeno !!

      Marcos

      ResponderExcluir
    21. Gente, e a Lauren Mitchel??

      ResponderExcluir
    22. USA no feminino tem tudo para ganhar 2016. Romenia pelas juniors que apresentou não fará muito sucesso. Russia deverá ter um time forte.China nunca sabemos, mas melhor que o 2012 deverá ser concerteza. ANA

      ResponderExcluir