-->
  • Domínio estadunidense na ginástica artística feminina? - Parte 1


    Na ginástica artística feminina podemos identificar um quarteto de países considerados já tradicionais no esporte – alguns mais que outros – mas que, em linhas gerais, alcançaram um nível elevadíssimo. Trata-se da Rússia (a principal herdeira da antiga URSS), da Romênia, da China e dos Estados Unidos. Cada um desses países tende a seguir certo padrão no esporte, como por exemplo, o biotipo das atletas, destaque em certo(s) aparelho(s), artisticidade, etc. Por exemplo, a Romênia é caracterizada por formar ginastas carismáticas, de baixa estatura, ágeis e potentes, tendo se destacado, especialmente, em aparelhos como trave, salto e solo. Já as chinesas tendem a transmitir um tom de seriedade, porém carregado de expressão artística; em sua maioria, são atletas magras e também pequeninas, de aparência frágil e delicada, mas que têm uma capacidade tremenda de trabalho dentro da técnica de cada exercício e conseguem apresentar séries com postura quase impecável, especialmente na trave e nas barras paralelas. Enquanto que as russas (note-se que quando me refiro às russas também deixo implícitas as memoráveis ginastas soviéticas) tradicionalmente apresentam linhas corporais mais alongadas e elegantes, tendo como traço mais marcante a beleza e capacidade artística inconfundíveis, aliadas a séries difíceis. Essa escola tem como aparelhos de destaque o salto, o solo e, mais recentemente (últimos 20 anos), atingiu um desenvolvimento muito característico nas barras.  Por fim, os Estados Unidos, que foi o último país a conquistar um lugar nesse seleto grupo e começou a trilhar seu caminho de sucesso de maneira meteórica, geralmente tem ginastas de estatura maior e com uma estrutura corporal aparentemente mais forte, com muita potência e facilidade acrobática incrível. Graças a isso, as americanas são conhecidas hoje por apresentarem séries com valor de dificuldade altíssimo e consistência absurda. Elas trabalham muito bem no solo e na trave, mas, ultimamente têm mostrado um progresso singular no salto sobre a mesa. É importante observar que cada uma dessas escolas tem seus elementos idiossincráticos que as distingue e isso, sem dúvida, dá um ar todo especial às competições. Apesar de ter minhas preferências individuais, e é normal que os admiradores desse esporte se identifiquem mais com determinada escola, é igualmente importante ter em mente que essas características únicas de cada modelo não os tornam melhores ou piores que os demais, mas sim diferentes. São essas diferenças que dão graça ao esporte!

    Feitas essas considerações iniciais, necessárias ao debate que vou propor nesse post, quero encaminhar a discussão para o fim devido: Os Estados Unidos, mesmo sendo o último país a entrar nesse quarteto e, portanto, tendo um desenvolvimento tardio nesse esporte, já pode ser considerado como a principal potência da ginástica atual? Lembre-se que essa posição foi ‘digladiada’ entre Romênia e URSS por muito tempo e, na realidade, nunca se chegou a um consenso se houve uma superioridade, quer seja romena, quer seja soviética. Estaríamos testemunhando uma supremacia inédita e absoluta nesse esporte, sob a liderança dos EUA? Eu arriscaria dizer que sim, e vou mostrar as razões.

    Primeira parte do artigo de Fabiano Araújo "Domínio estadunidense na ginástica artística feminina?"
  • You might also like

    62 comentários:

    1. tomara que acabe logo!!!!!
      quer oemergentes latinos, outras atletas do leste europeu, e claro as 'brasileiras'

      ResponderExcluir
    2. Não consigo entender como a Aly Raisman tirou 9.100 em execução na final de solo dos jogos olímpicos. Enquanto Catalina, quase impecável tirou um 9.000. Tudo bem que algumas acrobacias da Raisman são realmente boas, mas aqueles saltos ginásticos após as acrobacias e as expressões de dança são ridículos. Citei a Raisman por ser um exemplo típico de "modelo americano"
      Eu espero que o COP 2013/2016 dê mais valor a expressões ligadas a força e principalmete a leveza da ginasta.
      To cansado de ver aquela consistência com tanta falta de Ginástica de Qualidade. Me doi os olhos!! De verdade.

      Eu, até hoje não me conformo em ver a Komova com a prata no AA em Londres. Qualquer leigo conseguiria compreender a superioridade dela em relação a Gabby.

      As vezes eu fico pensando se a potência que os Estados Unidos tem no mundo não puxa a sardinha pro lado delas!
      Ahh!! Se fosse a Dayane com a série da Gabby, seria uma brasileira saltitante, animada, mas com execução penosa de 8,100 ou menos. Mas como é uma Norte Americana, ganha o abençoado ouro no AA. #Ódio!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olha amigo, eu concordo MUITO contigo, concordo tanto que nem tenho o que acrescentar a sua posição!!! Abraços!!!

        Rafael.L.O.

        Excluir
      2. O fato de Komova ainda é justificável já que ela apresentou um salto não mt bom e no salto não se analise coreografia mas sim explosão e força algo que sobra nos Eua! =)

        Excluir
      3. Sem dúvida, houve favoritismo à Raisman na final de solo. Prova disso é que, para umas das árbitras, a segunda pior nota de execução foi a da Ponor, ficando atrás somente da Izbasa. Além disso, depois que China, Romenia e Rússia já tinham ficado, cada um, com um ouro das outras finais por aparelho, os EUA só deixariam o ouro do solo escapar se Raisman caísse. Como isso não ocorreu, inflaram tanto a nota dela que a diferença para o segundo lugar foi gritante.

        Excluir
      4. quando komova deixar de ser uma derrotada talvez seje campeã

        Excluir
      5. Para vencer o AA precisa ser bom em mais de um aparelho meu amigo!
        A Gabby só foi superior a Komova no Salto! Os outros três a Komova ganhou de lavada!! E aí? o que me diz?

        Excluir
      6. Lavada foi a diferença de 0.500 no salto da Gabby a Gabby viria ainda apresentar uma trave com média superior e o solo a Komova realmente merecia média maior mas não ha o que dizer o que tirou a medalha da Komova foi o salto

        Excluir
      7. Quanto a olimpíada eu não falo nada da Komova ter ficado em segundo lugar, apesar de eu gostar muito dela, acho que foi até merecido a prata. Komova tem um sério problema de auto confiança e isso é visível. Um erro por mais besta que ele seja já mexe totalmente com a cabeça dela.

        Digo isso, pois acho a Mustafina com um psicológico muito bom e mesmo se ela estiver abalada com algo que aconteceu, ela não passa isso para o público ou pelo menos nunca passou isso para mim. Acho que ela tem um tipico perfil de campeã e ela ter vencido o AA do mundial de 2010 em Rotterdam em cima da Rebecca Bross e da Jiang Yuyan (que mesmo que somasse 1 ponto da queda da trave da Bross na nota final dela ainda não alcançaria a nota final de Mustafina, e que entre Douglas e Wieber acho a Bross melhor) foi muito merecido.

        Agora um fato que, para mim, que até hoje ainda não desceu e nem vai descer nunca foi Komova ter perdido o AA para Jordyn Wieber no AA de Tokyo. Nesse ai, eu acredito que Wieber só ganhou por que é uma norte americana como você falou fez referência no seu comentário. Eu também acredito muito que o fato de você ser do 'team USA' já é um requisito para você ser campeã de AA.

        Excluir
      8. Realmente, ninguem engoliu, nem entendeu até agora a nota de execução da Ponor.
        Concordo plenamente que houve favoritismo para a Raisman.
        Não sei como o salto dela depois do DTC foi considerado.
        Concordo também que a Komova precisa deixar de ter espírito derrotista. Pelo amor de Deus... esse povo é russo ! Conhecidos pela frieza e concentração ! Enquanto ela não tiver equilíbrio mental fica difícil. A mesma coisa com a Jade Barbosa. Ela só perdeu o AA no Pan de 2007 e ficou com o Bronze no mundial pelo desequilíbrio emocional. Caso contrário ela teria ganhado tudo pois tinha ginástica pra isso.

        Excluir
      9. Por Favor Cedrik. Posta esta foto....
        9.100 de execução !!!!
        PFV !!!

        https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151584161314111&set=a.10151584160959111.1073741830.22532419110&type=1&permPage=1

        Excluir
    3. Com certeza.
      Hoje EUA estão superiores a qualquer outro país.

      Possuem mais número de ginastas de ponta
      Com maiores D e E
      O lado artístico tem de ser melhorado, mas é mais fácil arrumar isso do que a parte acrobática !

      ResponderExcluir
    4. é logico que a equipe americana domina a ginastica atualmente,vimos isso na ultima olimpiada onde elas deixaram as russas no chinelo,as russas nao tinha a menor chance contra elas.
      sobre o favoritismo dos jurados as americanas:
      Acredito que sim,a um favoritismo.mais mesmo que nao ouvesse as americanas teriam ganhado o ouro,e outras as romenas,russas e chinesas tambem tiveram notas infladas.
      E esse dominio americano esta longe acabar,vemos ginastas no começo do ciclo olimpico como:katrlyn ohashi que parte de:7.2 na trave,mykayla skinner que faz cheng e amanar no salto e duplo com dupla esticado no solo,e a melhor de todas Simone Biles,que parece um mix das melhores ginastas do mundo.

      por: Gabriel Bueno

      ResponderExcluir
    5. Hum acredito que não pois pode ser apenas nesse ciclo ou não, a Romênia apresentou uma safra de puta qualidade em Atenas com Catalina, Monica, Nicoleta, Oana, Silvia e Alexandra afinal foram 4 OUROS, 1 PRATA e 1 BRONZE. Já os Eua vieram sem Chellsie Memmel e acabaram com 1 ouro, 4 pratas e 1 bronze, e viriam em Pequim com uma equipe ofuscada por Shawn Johnson e Nastia Liukin, que acabaram sendo derrotadas na competição de equipe por uma equipe nivelada da China que tinha He Kexin e Yang Yilin como excelência nas barras Cheng Fei no salto e solo acompanhada de Jiang Yuyuan ainda na trave tínhamos Li Shanshan ou seja eram absurdamente boas enquanto que na equipe dos Eua o salto dava dó já Shawn executava Amanar mas apenas ela Alicia ainda executava Chusovitina mas as outras ginastas executavam 1 pirueta e meia...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. e2012 USA sempre se manten no podio enquanto as outras pontencia ta sempre oscilando.

        Excluir
      2. os Eua oscilaram tbm agora é o mento delas mas em 1996 ano das magnificas o que vc viu em 2000 das americanas?

        Excluir
      3. vc tem duvidas que a equipe de 2016 será mais forte que2012?

        Excluir
      4. Nenhuma americana executava 1 1/2 so a Nastia, a Sloan que saltou na final fez DTY a Memmel e a tinha outra que nao lembro saltavam DTY so que estavam lesionadas e nao saltaram. tanto que no TF os EUA foram as que mais pontuaram.

        Excluir
    6. ...nas finais por aparelhos vimos a China ir com ginastas variadas em todas as finais já os Eua me irritava ver apenas Shawn e Nastia apesar de gostar delas. Bom ou seja para mim Eua não é coletivo e sim individual. Os exemplos tão citados das medalhas All-Arounds dos Eua é mais um exemplo disso somadas as medalhas de oura Americanas no feminino temos:

      1984 - Individual geral e Barras Assimétricas
      1996 - Equipes e Trave
      2004 - Individual Geral
      2008 - Indivual Geral e Trave
      2012 - Equipes, Individual Geral e Solo

      10 ouros.

      Romênia desde 1984:

      1984 - Equipes, Salto, Solo e Trave
      1988 - Solo, Trave e Barras Assimétricas
      1992 - Salto e Solo
      1996 - Salto
      2000 - Equipes e Individual Geral
      2004 - Equipes, Salto, Trave e Solo
      2008 - Solo
      2012 - Salto

      18 ouros

      China

      1984 - Barras Assimétricas
      1992 - Barras Assimétricas
      2000 - Trave
      2008 - Equipes e Barras Assimétricas
      2012 - Trave

      6 ouros

      Rússia (desde 1996)

      1996 - Barras Assimétricas
      2000 - Salto, Solo e Barras Assimétricas
      2012 - Barras Assimétricas

      5 ouros

      Bom o que quero dizer é que é por momento como pode ser que para o ciclo das Olimpíadas saia na Romênia uma nova Silivas ou em outras nações despontem emergentes como por exemplo a Itália, o Canadá ou os antigos voltem não é Ucrânia.

      Não dá para saber o que vai ocorrer mas na minha opinião é algo passageiro os Eua estão nos eu momento e aproveitam mas lá a ginasta não dura =) lembrem-se disse ou ela vai ser famosa ou então fica com preguiça de treinar. Para mim passe é uma gripe que temos de aguentar a té o próximo ciclo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. passageiro, quando USA conquintor a seu primeiro ouro olimpico as atuais campeãs olimpicas dava seus primeiros kyla ainda nen era nascida, e foi nessa epoca que shawn entrou na ginastica, vc ja pode imiginar o que aconteceu logo depois de londres.
        A ginastica USA esta longe de ser passageira seus campeonatlos estar cada vez maior o que torna a ginastica cada vez mais popular
        O grande problema dos USA será quando seus campeonatos internos ser maior que o mundial como ja acontecer em alguns esportes e não derem a menor inportacia para o mundial como no basquete.

        Excluir
      2. super concordo com sua opinião, os EUA sempre só possuem uma ou duas super-ginastas individuais e outras que são razoáveis ...

        Excluir
      3. Não acho que que eles darão menos importância aos mundiais, pois ao contrário do Basquete, a ginástica olímpica não tem uma Liga de competição com eventos constantes...dando aos mundiais importância inerente.

        A ginástica norte americana pode assemelhar-se com a natação, um esporte olímpico muito popular por lá !!

        Mudando o rumo das minhas ideias [...]

        Os EUA revelam muitas ginastas de ponta e a mentalidade delas está mudando.
        Vide que as campeãs olímpicas já disseram que continuarão treinando visando defender seu país nas competições. Isso só engrandece ainda mais a competição interna por lá. Forçando-as a aumentar a dificuldade e execução.

        Já nos outros países não há isso.

        Exemplo claro é a Rússia, onde que pelo que parece somente Maria Kharenkova reuni os requisitos pra compor a equipe nos próximos anos...Já Romênia, China...mal sabemos de suas futuras revelações.

        Excluir
      4. Não acho que seja passageiro. Acho que eles tem mais que 2 super-ginastas, prova disso foi que a Jordyn foi desclassificada no all around pela regra de só ter 2 ginastas por país e no caso da trave também a Kyla foi desclassificada pela mesma regra. Em 2008 Nastia e Shawn eram completamente fora do padrão, as outras ginastas americanas que se comparavam às demais, mas não tem como dizer que a Sacramone (apesar das falhas) não é uma super-ginasta, por exemplo. E assim acredito que os demais países que vão ter que se adaptar ao nível D dos EUA, pois eles ainda tem ginastas de sobra para manter a supremacia por mto tempo.

        Excluir
      5. A equipe de 2008 teve bons resultados por causa da Shawn e da Nastia não há o que dizer, vamos lembrar:

        A equipe era composta por Shawn, Nastia, Chellsie, Bridget Sloan, Samantha e Alicia. Vc disse que as outras fora a Shawn e a Nastia eram iguais as dos outros países então tá

        AA - Sloan teria se classificado mas teria ficado longe do podio que provavelmente seria componto por Yang Yilin, Steliana Nistor e Ksenia Semenova não necessariamente nessa ordem.

        VT - Aconteceria o mesmo e Sacromone ficaria na 4 colocação algo injusto pos acho que ela deveria terminar com o bronze mas não né.

        BB - Sacramone se classificaria e então provavelmente Cheng Fei seria a campeã e Sacramone brigaria pela prata com Anna Pavlova

        UB - Eua nem participaria e o pódio seria composto He Kexin, Yang Yilin e Beth Tweddle.

        FX - Sloan estaria na final mas ficaria afrente apenas de Pavlova e Fei que cairia, o pódio seria composto por Sandra Izbasa, Jiang Yuyuan e Ekaterina Kramenko.

        Ou seja o que seria Usa?

        Excluir
      6. ok, mas eu não entendo essas maninas que as pessoas tem de falar que sem fulana ou cilcana o time nao conseguiria nada. Todos tem que entender que toda equipe sempre terão as principais atletas e ponto. Não existe isso se fulana ou ciclana nao tivesse, porq todo time vai ter ciclana ou fulana que vai carregar o time nas costas. Todo time americano sempre vai ter duas ou tres ciclanas pra salvar o time e isso serve de exemplo tbm para os outros países

        Excluir
      7. Bem tosca essa suposição, uma vez que a Memmel e a Peszek também tinham chances reais de finais em AA, BB, UB e FX e se lesionaram pré-competição.

        O lance é que Shawn e Nastia era MUITO SUPERIORES a todas as outras ginastas da competição, elas são eram extremamente competentes no que faziam...presenciamos ginastas que vão entrar para a história. Só que tudo é ainda muito recente para darmos o devido valor.

        Excluir
      8. a ucraniana foi campea olimpica na trave em 1996

        Excluir
      9. Anônimo no Wikipédia tem a relação das campeãs olímpicas de quase todas as edições das Olimpíadas.

        Em Atlanta 1996, as medalhistas da trave foram.

        Ouro:Shannon Miller (USA)
        Prata:Lilia Podkopayeva (Ucrânia)
        Bronze: Gina Gogean (Romênia)

        Excluir
    7. parabens fabiano pelo post. E a sim um dominio a americano,basta ver q biles tem o melhor AA da atualidade isso sem contar com as outras revelações americana,Agora cade as revelações russas, romenas, chinesas.

      ResponderExcluir
    8. Mary Lou Retton devia ter existido nunca, assim os americanos não se esforçariam em fazer uma renovação ótima até Atlanta \o/ (talvez). Assim que eles começaram a dominar, o esporte ficou terrível. Carly Patterson ganhando já mostrou sinais que a ginástica já tava em um declínio. Patterson. era. terrível. Agora temos péssimas coreografias, ginastas que parecem homens (existe coisa mais masculina que Alicia SUCKramone?) ou um hidrante (Shawn) vindo das americanas. Não que elas sejam as únicas, mas já que elas dominam, eu queria um melhor representante do esporte, não essas acrobacias robóticas delas.

      Se fossem TODAS tão boas quanto a Shannon Miller, I wouldn't bother. Sdds 1988, 1992, 1996, 2000...

      ResponderExcluir
    9. Acho sim q os EUA se consolidaram como potência... Concordo q haja uma dependência de uma especifica ginasta ... Mesmo assim n se pode desconsiderar as conquistas de Shawn e Liukin em 2008 , as conquistas em 2012 e o belo trabalho nas juniores q estarão aptas para 2016...(Isso sem mencionar as tantas medalhas em mundiais )

      ResponderExcluir
    10. Para mim cada ano olímpico teve sua nação destacada

      1996 - Eua e Rússia
      2000 - Rússia e Romênia
      2004 - Romênia
      2008 - China
      2012 - Eua

      ResponderExcluir
    11. Bom, acredito que o domínio americano não seja passageiro. Mas eles simplesmente estão longe de fazer uma ginástica bonita. A cada ano que passa, os solos das atletas americanas ficam cada vez mais ridículos e para mim, Raisman foi o pior solo que eu já vi em toda a minha vida. Tá para nascer uma americana que faça um mais terrível. Entretanto, adoro o trabalho delas na trave, mas em questão de precisão e não nas coreografias. Não escondo de ninguém que eu adoro e sou fã da ginástica das Romenas e das Russas. São de uma elegância inquestionável. Alem do que se parecem com bailarinas e não com halterofilistas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fabiano Araújo28 abril, 2013 04:26

        Você pegou o ponto central dessa primeira parte do artigo: a proposta é justamente abrir um debate sobre essa, ainda suposta, supremacia do Team USA, SEM entrar no mérito subjetivo de preferências. Eu também tenho as minhas preferências e tive que ter um mínimo de imparcialidade para escrever esse artigo, já que eu não sou o maior fã dessa escola. Mesmo assim eu sei reconhecer que elas apresentaram sim ginastas muito artísticas, como por exemplo Nastia Liukin, Ivana Hong e a Shawn Johnson de 2007 (que era uma fofa *-*). Em última instância, trata-se de analisar fatos e não gostos. Muito obrigado pelos seus comentários, Luan!

        Excluir
      2. seria ridiculo se o criterio para definir a medalha fosse a dança....

        Excluir
      3. O solo da Priessman consegue ser MUITO pior...

        Excluir
      4. De nada, Fabiano, é um prazer dar a minha opinião. E sim, concordo com você. Apesar de não ser fã dessa escola, tenho a Shawn e a Nastia como duas ótimas atletas que que gostava muito de ver competindo. :)

        Excluir
      5. Luan, gosto do seu ponto de vista.
        Queria um contato mais direto pra gente poder debater sobre ginástica!
        Se possível, meu contato é nv.rodrigo@gmail.com . E, para quem gosta do esporte e deseja essa interação... pode mandar e-mail tbm .

        Abraço!

        Excluir
      6. "Raisman foi o pior solo que eu já vi em toda a minha vida. Tá para nascer uma americana que faça um mais terrível. [2]"

        Que solo foi aquele !! Affff...Deprimente

        Excluir
    12. Não concordo. Não acho que EUA possa ser considerado uma potência, por mais resultados positivos que tenha, pelo simples motivo de não ser uma escola.

      Explico.
      Marta Karoliy e Bella Karoliy são romenos.
      Liang Chow é chinês.
      Valeri Liukin é russo.


      EUA é simplesmente um país que trouxe técnicos das melhores escolas para treinar ali. Não pode ser considerado potência simplesmente porque não tem uma identidade própria, uma técnica própria. Me desculpem, mas Bella Karoliy não é Octavian Bellu. Valeri Liukin não é Alexander Alexandrov. O fato de treinarem nos EUA não significa que EUA é potência e muito menos uma escola.

      Esses resultados positivos são temporários enquanto os Karoliy estiverem a frente da seleção. Só isso.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pior se não me engano o treinador da Maroney tbm é de fora

        Excluir
      2. Povo, nada a ver esse comentário.

        Se for assim, nos vários esportes que possuem treinadores de fora o mérito dos títulos são dos treinadores e não dos atletas do país.

        Nada a ver !! Mesmo !!

        Excluir
      3. Fabiano Araújo28 abril, 2013 04:31

        Deborah, interessantíssimo o seu comentário. Eu pretendo escrever sobre isso posteriormente. Mas, por ora, siga esse raciocínio: se os EUA são capazes de agregar tantos técnicos de ponta é porque eles oferecem melhores condições do que as próprias "potências tradicionais", não é? Apenas esse fato já coloca os EUA numa posição de vanguarda, na minha opinião.
        Muito obrigado pela sua colaboração e por ter abordado esse tema. :)

        Excluir
    13. Já vi em um post anterior aqui no blog que mostra que essas quatro potencias ginásticas sempre vão se revezando entre as três melhores...e EUA estando ligeiramente no topo...eu não gosto NADA da linha das ginastas americanas...não sou enorme especialista, mais muito fã do esporte, sendo fã convicto das soviéticas e romenas...e vejo que as americanas, salvo poucas exceções, não tem uma graciosidade nos elementos artístico, por isso não julgo como as melhores nesse quesito. Vc assistindo uma prova de solo, entre a Raisman e Mustafina, ou Gabby com a Ponor, vc tem uma impressão que está vendo uma robô(eua) e uma bailarina...força as americanas tem, conseguindo executar com enorme facilidade saltos e movimentos acrobáticos de babar...mais a ginástica não é só isso...onde está a ARTE, regente nesse esporte desde sempre? Acho que questão de tempo, os outros países se adequaram a esse novo molde atlético, e quando isso acontecer...AHHH, não vai ter pernas gigantescas e musculosas que vão conseguir desbancar a suavidade e russas e chinesas!

      ResponderExcluir
    14. Creio que atualmente exista tal domínio americano, como já houve domínio russo, romeno, chinês, soviético... Exceto pela primeiro grupo citado (gosto da magníficas de 1996, Nastia, Ivana Hong, Shawn e Sacramone) sou admirador de todas as outras nações competidoras da ginástica artística. O que se viu em Londres foram acrobacias extremamente mecânicas, frias (ao MEU ver) e sem a expressão artística que a modalidade pede. Espero que com a alteração do código a ginástica americana passe a desenvolver melhor a parte artística, pois a técnica elas já tem e a base forte do esporte também. Por falar em base, olhe só como está a ginastica romena atual sem revelações e com Diana Laura Bulimar e Larisa Andreea Iordache como destaques. China aponta querer sair do limbo, Chunsong Chang vem ai com um belo potencial e espaço para melhoras. Creio que não exista um fator isolado que faça com que os EUA seja potência do momento da ginástica. Incentivos, bons técnicos e estruturas adequadas contam muito, aliado á isso há países enfrentado dificuldades de renovação, faltas de incentivo e outros fatores.

      ResponderExcluir
    15. Falou em AMERICANAS, chove comentários. Sempre difamando-as. Este domínio americano começou depois que investiram nas bases e, portanto, estão colhendo os frutos. Não adianta, mudaram o código de pontuação, os EUA explorarão os melhores pontos para eles e, vão sim, sem dúvidas, continuar no topo. As russas podem ter o melhor balé, mas nem só de balé vive a ginástica. A única ginasta, no meu ponto de vista, que misturava excelentes acrobacias e de explosão, diga-se de passagem, com saltos e expressão artística perfeitos foi "Daiane dos Santos", mas ela tinha seus erros. No mais, até o Mundial.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A Ponor tbm era bem potente e tinha uma coreografia mt boa, Elena Shushunova, Daniela Silivas entre outras amo a Daiane mas única ela não foi não

        Excluir
      2. Bom os EUA tem conseguido resultados excelentes em todos os aparelhos no entanto ainda considero solo delas o pior de todas as quatro nações, o salto sem dúvidas e o melhor e continuará sendo já que a Maroney está treinando a tripla e as juniors já executam amanares, a trave senti mt a falta do que vimos em Pequim com Shawn, Sacramone e Nastia mas agor a a Katelyn Ohashi isso tá para mudar no entanto ainda vejo o domínio romeno nesse aparelho já que as russas são mt instáveis e as chineas realmente eu não sei.
        E as barras de longe e a romênia é pior nesse aparelho e as Russas e Chinesas são as melhores esse é um aparelho que das americanas em Londres só a Gabby era boa(minha opnião) para mim o Japão é melhor que os Eua e a Romênia.

        Ou seja os Eua vem com notas mt altas no salto e médias absurdas no solo fator que os coloca para sima, sim a nota na Raismam foi roubada tanto que vimos mts vaias na prova.

        Excluir
      3. Se a Daiane não foi única me apresente outra ginasta que faz as acrobacias que a daiane fazia com a altura e perfeição que ela fazia...

        Ou melhor, me apresente uma ginasta mulher que faça um DTE cravado.

        Dá pra contar nos dedos quantos homens fazem este elemento...

        Excluir
    16. Meu ponto de vista não tem muita novidade: acho que as americanas estão onde merecem, colhendo os frutos dos investimentos que os EUA fizeram na ginástica. Admiro as americanas principalmente pela dificuldade e precisão, é incrível como elas quase não erram. Agora, elas estão longe de ter a ginástica mais bonita, mas digo isso de uma forma geral, não que as americanas sejam todas robóticas. Eu não achava a Nastia Liukin um robô, e o solo da Mary Lou Retton em 1984 é bem bonito, além da parte acrobática estar à frente da época.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. As ginastas do WOGA no geral não são robóticas elas são treinadas pelo Valeri por isso a única no WOGA que para mim não fugia a regra era a Rebeca Bross

        Excluir
    17. A Nastia Liukin , apesar de ter competido pelo EUA , é de origem russa e nasceu na
      Russia , por isso ela não parecia um robo no solo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. e o técnico dela (nastia) era russo tb neh !

        Excluir
      2. Não acredito na supremacia americana.

        Elas foram melhores nestes jogos olímpicos, quiçá neste ciclo.

        A Romênia em 2004 conseguiu mais medalhas de ouro que os EUA em 2012 e ninguém falou em supremacia romena naquele período.

        A mesma coisa sobre a final de AA de Sidney.

        Supremacia leva tempo.

        Michael Phelps teve supremacia na Natação, 8 anos sem perder quase nada.

        A equipe de volei feminina de cuba teve supremacia, por ganhar 3 olimpiadas seguidas e ganhar quase todos os campeonatos importantes durante 12 anos.

        Os EUA estão no topo agora, ok. Mas afirmar que é uma supremacia já é outra coisa....

        Excluir
      3. mais a rômenia não tinha e não tem a renovação americana

        Excluir
      4. Renovação não significa vitória.

        Excluir
    18. As americanas são de fato as ginastas a serem batidas daqui pra frente; os EUA tem uma ótima safra de ginastas a cada ciclo e todas essas ginastas exploram muito bem o código de pontuação.
      Algo errado que andam falando é que elas não são artisticas; isso é uma grande besteira!! Não é só por que não dançam como Komova que não são artisticas. Alexandra Raisman tem uma ótima série de solo; ela ganhou porque soube explorar o código, tem muito ginastica e muita técnica; ela tem um estilo diferente, mas isso não quer dizer que não é artistica; ACORDEM: É GINASTICA ARTISTICA E NÃO GINASTICA BALÉ... da mesma forma, Dougglas, Daiane e Daniele são também artisticas, só que posssuem estilos próprios, são originais.

      ResponderExcluir
    19. A grande verdade é que os EUA só levou a medalha por equipes em Londres porque as outras equipes falharam. Assim como não levaram em Beijing porque as chinesas acertaram (gosto muito mais das ginastas de americanas de 2008 do que as de 2012).

      AS GINASTAS AMERICANAS GERALMENTE NÃO GANHAM POR SEREM MELHORES (É ÓBVIO QUE HÁ EXCEÇÕES) MAS SIM PORQUE OU ALGUÉM ERROU OU SUAS NOTAS FORAM INFLADAS COMO É O CASO DO SOLO DE RAISMAN EM LONDRES.

      Por isso e também pelo fato de faltar graciosidade das atletas, não sou muito fã da ginástica dos EUA. Convenhamos que o biotipo dos americanos não favorece nesse ponto ao esporte. Nastia era linda e graciosa, mas tem genes russos, então...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo com vc, haha.

        Excluir
      2. por isso elas foram feitas para o salto, Sacrahomem que o diga

        Excluir
    20. Falou em Americanas, surge a polêmica da artisticidade. Enfim, o nome do esporte é Ginástica Artística, torço para as ginastas que conseguem juntar a parte acrobática com a parte artística. E, atualmente, poucas americanas conseguem isso, tipo a Sarah Finnegan, a McKayla Maroney (na minha opinião, ela dança bem e pode evoluir nesse quesito), Bailie Key que é uma fofa, e também a Madison Desch.

      Ainda bem que agora o código desconta se não tiver artisticidade. Eu quero ver os dois juntos. Eu acho que estou acompanhando o esporte errado, se eu quisesse só ver passadas difíceis, tumbling like Raisman e nada de ballet, eu ia assistir Ginástica de Trampolim.

      ResponderExcluir