-->
  • O Mundial de ginastas "B"

    Quais as chances de ginastas "B" conquistarem uma medalha em Mundial? Verdade seja dita: uma a cada quatro anos, no Mundial Pós-Olímpico. E esse ano, depois de tantos desfalques e lesões, aparece mais uma boa oportunidade desses ginastas entrarem para uma final e conseguir uma medalha importante.

    Se você é um ginasta "B", esquece. Para se conquistar uma medalha internacional na ginástica artística masculina, até mesmo em etapas de Copa do Mundo, você tem quer um ginasta "A" de verdade. As competições da GAM são sempre muito fortes! Os Estados Unidos se ferrou nos últimos Jogos Pan-Americanos, achando que sua equipe "B" conseguiria o ouro por equipes. Não enviaram seus principais ginastas pra a competição e perderam bonito para a nossa seleção, que competiu com os nossos melhores ginastas e conseguiu um inédito ouro por equipes.

    Agora, se você é uma ginasta "B", mas tem um pouco de dignidade, esse ano você tem sua grande chance! E é importante que você a abrace com todas as forças! Rs... É possível conquistar uma medalha no Mundial, até mesmo no individual geral, sendo uma ginasta "B". Foque o ápice do treinamento em um Mundial desses e boa sorte!

    Vamos aos últimos resultados de Mundiais Pós-Olímpicos, começando por 2005.

    Monette Russo, australiana, Mundial de 2005: medalha de bronze no individual geral. Nenhuma nota acima de 9.400 foi contabilizada nessa final. Monette ainda esteve na final de paralela, trave e solo, ficando a poucos décimos de pódio dessa finais.



    Suzanne Harmes, holandesa, Mundial de 2005: medalha de bronze no solo, pisando de fora do tablado, com desequilíbrios até nos saltos de dança e com nota final de 9.212. A surpresa foi tanta que nem ela acreditou no que estava acontecendo.



    Koko Tsurumi, japonesa, Mundial de 2009: medalha de bronze no individual geral, com yurchencko com pirueta no salto e com 13,725 no solo. Nesse Mundial, com uma paralela próxima dos 15 pontos, a ginasta já era considerada favorita á uma medalha no individual geral. Koko ainda foi prata na paralela, com 14,875. Ana Porgras foi bronze, com 14,675. Não que Porgras tenha sido uma ginasta "B", mas uma romena medalhar na paralela em um campeonato Mundial dentro do novo código de pontuação, é um caso raro!



    Younna Dufournet, francesa, Mundial de 2009: medalhar de bronze no salto. Seus saltos foram:

    1 - yurchencko esticado com pirueta e meia (D: 5.3)
    2 - yurchencko com meia volta com mortal esticado com meia volta (D: 5.6)



    Ivana Hong, americana, Mundial de 2009: medalha de bronze na trave. Hong foi uma americana muito "B" e só conseguiu uma medalha individual nesse Mundial, apesar de ter sido ouro por equipes em 2007. Mas tem um detalhe: se não fosse americana, Ivana Hong seria uma ginasta "A" em qualquer outro país do mundo! Rs...



    Jessica Gil, colombiana, Mundial de 2009: finalista de solo. Não conquistou medalhas, mas foi finalista desse aparelho com nota de 13,950. A série estava até legal, teria até ficado bem colocada na final se não tivesse acontecido uma queda horrível na segunda passada. E se não fosse uma ginasta de um país sem tradição na ginástica artística feminina.

    Série de Gil na classificatória



    Série de Gil na final. Eu torci.



    Nos nomes e vídeos, mencionei apenas os mais (ou menos) importantes. Se fosse para comentar cada ginasta presente nas finais, a lista seria maior. Muitas ginastas nem entrariam na final caso o Mundial fosse outro.

    Agora é só esperar pelos resultados desse ano. Marta Pihan, Vasiliki Millousi, Dorina Boczogo, Carlotta Ferlito, Yu Minobe, Giulia Steingruber, Sanne Wevers e Ida Gustafsson são nomes fortíssimos nesse Mundial.
  • You might also like

    28 comentários:

    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    2. Realmente os mundiais pos olimpicos tem sido assim desde 2005. Nos anteriores, porém, a história era outra. Só tinha ginasta forte nas finais e pódios como de costume. Ah, e a Ivana Hong foi campeã mundial viu? por equipes em 2007. Entrou pra equipe mas não recebeu as pontuações que se esperava, e acabou nem sendo incluída em nenhum aparelho da final por equipes. Mas como você disse, qual é o país que não gostaria de ter ela na equipe.

      ResponderExcluir
    3. Zamo merecia muito mais a medalha no solo do que a Harmes....

      ResponderExcluir
    4. Sim, este é um ótimo mundial para ginastas "B", então, seria um bom ano para avaliar o futuro do país, como todos mencionam: Daniela Silva Santana e Mariana Valentin. Torço muito para Millousi chegar a sua tão sonhada final de trave em um Mundial e torço pela medalha da Steingruber no salto, e ainda pode chegar a final de solo. Gostaria de ver também Jessica Lopez na final de paralela, assim como a gostaria de ver na final de trave. '-'

      ResponderExcluir
    5. Pois é ... esse mundial é um evento próprio pra oportunidades de ginastas de países subdesenvolvidos na ginástica ganharem uma medalha. Pode ser uma boa pra Dani, quem sabe ela pega final no solo e na trave e ainda fica no TOP 10 do individual geral.

      ResponderExcluir
    6. Destino conspirando para Daniele Hypólito voltar ao topo B.

      hahahahahahahahahahahahahah

      ResponderExcluir
    7. Chances da Daniele Hypolito ser 1 reserva na trave. Será que ela conseguirá, ou virá com aquele papo que o nível tava bem alto.

      ResponderExcluir
    8. Excelente post Cecrik !! Adoro o Gym Blog Brazil

      Ivana Hong foi campeã mundial por equipes em 2007.

      Mundial pós olímpico realmente não tem sido lócus de grandes ginastas.

      ResponderExcluir
    9. Tavendo Dani? agora chegou a sua vez....

      ResponderExcluir
    10. Talvez se a fig exigisse uma competição por equipes pós-olimpiadas o nivel aumentaria, mesmo nao tendo ginastas fortes, quanto mais meninas melhor!

      POST PERFEITO! PARABÉNS!

      ResponderExcluir
    11. Preferia o antigo solo da Carlotta... o legal é que mesmo com três passagens ela conseguiu no Europeu maior nota que a Giulia, que usa um Chusovitina e um duplo esticado...

      ResponderExcluir
    12. wyomi masela fora do mundial tambem - tendão de aquiles.

      ResponderExcluir
    13. Apesar de mundiais pós-olímpicos não serem tão fortes, exatamente por muitos países enviarem ginastas mais novas e inexperientes, já que não garante classificação olímpica, não acho que seja para tanto, uma vez que há a necessidade de se adequar ao novo código. Muitas campeãs foram muito bem merecidas como Nastia Liukin em 2005, e acho que mesmo com os desfalques deste ano, o mundial será sim, de bom nível, com Larisa Iordache, Aliya Mustafina, Yao Jinnan, Sandra Izbasa, Shang Chunsong, Simone Biles, Kyla Ross, Victoria Moors e Mckayla Moroney.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo plenamente com vc Luiz Otavio, acho que as Americanas vão monopolizar no salto, as Romenas virão com tudo e irão brigar com as Americans pelo ouro no Solo, nas Barras vai ter um embate muito interessante entre China e Russia, e na trave com certeza vai dar China e Romenia.

        Excluir
    14. Concordo com quase tudo o que foi escrito. Alguns resultados bizarros do mundial de 2005 têm explicações bem lógicas:
      a) o bronze da Harmes resultou da incompetência das concorrentes(Pavlova, Tweddle, Ponor, Cheng e Daiane estavam presentes e falharam nas suas séries). Zamo acertou mas foi assaltada pela arbitragem.
      b) O bronze da Monette também resultou de furto da arbitragem já que ela apresentou uma porcaria de salto e os juízes fingiram que foi lindo.
      Discordo da parte em que se cogita que um time B no masculino não serviria para ganhar competições. Acredito que China e Japão possuem times reservas capazes de ganhar um mundial por equipes. Rússia, Alemanha, França, EUA e Inglaterra também possuem ginastas reservas de altíssima qualidade.
      Com todo o respeito aos fãs da equipe de GAM do Brasil, penso que aquele ouro por equipes no Pan Americano foi semelhante ao que aconteceu no Mundial da Austrália: uma equipe B venceu por incompetência dos concorrentes. Nosso time possui excelentes talentos individuais como Zanetti, Diego, Sasaki, Nory, etc., mas eles são especialistas em dois ou três aparelhos e não são suficientes para levar o time nas costas tendo em vista que os demais ginastas que completam o time são considerados fracos (em termos de cenário internacional). Enquanto não aparecer, no mínimo, dois especialistas no cavalo com alças, barra fixa e paralelas creio que termos que nos conformar com a impossibilidade de enviar um time completo para as olimpíadas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adorei seu comentário !!

        O time do Masculino do Brasil está evoluindo, mas precisamos com urgência de especialistas no *cavalo com alças, *barra fixa e *paralelas !!

        Excluir
      2. Isto aconteceu em 2007 com a Steliana Nistor, ela teve notas super altas em todos os aparelhos com uma tecnica mt ma, msm assim adr ela kk

        Excluir
    15. Marta Pihan, Vasiliki Millousi,Giulia Steingruber e Jessica Lopez mereciam uma medalha neste Mundial!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Torcendo muito pra Vasiliki pegar uma final na trave, muito batalhadora, sempre atualizando suas séries!

        Excluir
    16. Acho que Vanessa Ferrari vai ser campeã mundial no AA novamente.heheheheeh

      ResponderExcluir
    17. Acho preconceituoso e indignante, discriminar "ginastas B" !
      Isso só mostra que o está incluso em todas as esferas sociais...lamentável!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Também acho lamentável pessoas que não entendem o senso de humor do texto e querem dar liçãozinha de moral. Preguiça master.

        Excluir
    18. mais um desfalque a vista - Jonna Adlerteg com erupções pelo corpo desde o fim de semana e corre o risco de nao ir a Osijek - como programado. Nesta etapa da Copa do Mundo, vamos ver se Teja Belak realmente está com o tornozelo afetado por uma lesão e se terá condições de ir a Antuérpia.

      ResponderExcluir
    19. Gente voces tão falando ai, mas voces tão esquecendo que a russia, vem com a equipa olimpica igualzinha, so nao sabemos se vai ser tar a nabieva ou a komova, portanto a final por equips eu aposto na russia. A Romenia, nao sei, eles perderam ponor mas a Iordache e a Diana bulimar estao fortes, mas 2 ginastas nao fazem uma equipa ... Outro pais que se perdeu apos os jogos olimpicos foi o Canada, eles tao metendo ginastas mt fracas a ir pa copas do mundo, portanto se forem essas esquecam.

      Eu vou dar as minha previsões:
      AA-
      1º Biles
      2º Mustafina
      3º Iordache
      3º Ross(kayla)
      Salto
      1º Maroney
      2º Biles ou peseka
      3º/4º Izbasa

      Assimétricas:
      1º Mustafina
      2º Jessica Lopez
      3º Ross

      Trave:
      1º Iorchache
      2º Mustafina
      2º Ross
      3º Vasiliki (se for e estiver em forma)
      3º Bulimar
      (Trave tem muitas ginastas boas a lutar medalha)

      Solo:
      1º Kseniia Anafasyeva
      2º Maroney
      3º Iordache (Se fizer a serie do europeu 2012)
      3º Victoria Mors

      AA:
      1º Biles (este ano foi a que teve melhor nota no AA)
      2º Mustafina
      3º Ross ou Iordache
      5º Bulimar
      6º Roxi Popa (Espanhola esta treino umas series com um valor de dificuldade muito alto)
      7º Anafasyeva (ela meteu o amanar portanto sempre candidata a ser nr2 da russia)
      8º E.Black(CAN)

      TF-
      1ºRussia
      2ºUSA
      3ºRomenia


      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Filhoo, a Afanasyeva não vai ao mundial huahsuashuas'... procure se informara mais... E colocar Biles/Paseka antes da Izbasa é furo heim... a Biles e paseka tem dificuldade, mas péssimas execuções... comparadas a Izbasa, tudo bem que o ouro dela em Londres foi porque a Maroney falhou, mas não posso deixar de dizer que ela tem uma ótima execução...

        Excluir
    20. Ow gente, um mundial de GSL (Ginastas de segunda linha). E olha que são Ginastas B só até o top 10, depois disso o nivél consegue cair ainda mais. O mundial de 2005,apesar de ser um dos piores da história, ainda foi mais digno do que o de 2009. Em Melbourne tinham 4 medalhistas olímpicas, sendo que duas delas eram campeãs olímpicas e duas medalhistas de bronze olímpico. Ponor (três ouros em athenas, três pratas no mundial de 2003, várias medalhas em europeus), Zamo (também campeã olímpica em 2000, e muitas medalhas importantes), Pavlova (dois bronzes olímpicos), e Nan Zang (bronze no individual geral em athenas, único de seu país naquela olimpíada). Tinha a Memmel e a Daiane que eram campeãs mundiais, a Sacramone e a Liu kim apesar de novatas, mas já eram campeãs panamericanas. Enfim, várias coisinhas em relação ao mundial de 2005. Ai eu pergunto, o que tinha no mundial de 2009? Que eu lembre a única medalhista olímpica era a inútil da Sloan, que nem merecia estar na equipe de 2008, além da Ivana hong que era campeã mundial. Se eu estiver errado ou esquecido alguém, dão um help ai galera.
      Gláucio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Esqueceu de Deng Linlin, He Kexin ambas campeãs olímpicas em 2008. Elizabeth Tweddle, até então campeã mundial em 2006.

        Excluir
    21. Tinha a Ksenia que nao lembro o sobrenome que foi campea na UB, Bross na sua melhor forma, Sloan merecia e muito estar na seleção de 2008, só nao foi finalista no solo pq na ultima passada saiu deio do tablado, mas mesmo assim ficou entre as primeiras do AA, nao se classificando pq só podem 2 ginastas, Koko Surumi bem ou mal foi finalista olimpica na trave, Ana Maria Tamirjan que foi bronze por equipes, Ariella Kaelin que foi finalista no salto e as norte coreanas uma que foi ouro no salto que na final caiu nos dois saltos. O nível nao tava tão ruim assim, ta igual esse ano.

      ResponderExcluir