-->
  • Análise e resultados dos Jogos Sul-Americanos 2014 - 1º dia


    No 1º dia da ginástica artística nos Jogos Sul-Americanos 2014, aconteceram ao mesmo tempo as classificatórias para as finais por aparelhos femininas, a final por equipes feminina e a final individual geral feminina. A equipe do Brasil ganhou com folga a competição por equipes e individual geral, se classificou para todas as finais e continuou tendo problemas em nosso pior aparelho: a paralela.

    O Brasil começou sua competição no solo, onde Daniele Hypólito e Jade Barbosa fizeram bem o seu trabalho. A ginasta Lorrane dos Santos, que compete em seu primeiro ano adulto, começou bem a série com uma sequência de duplo twist grupado + mortal pra frente (0.2 de bonificação), mas o restante da série não acompanhou o nível de dificuldade da primeira linha acrobática: Lorrane apresentou saltos de dança de valor B e uma diagonal de valor C.

    O salto, como de costume, foi o melhor aparelho das brasileiras, que apresentaram um yurchenko com dupla pirueta (Jade), dois yurchenkos com pirueta e meia (Daniele e Isabelle Retamiro) e um yurchenko com pirueta (Julie Kim). Com duas notas acima de 14 pontos (14.750 da Jade e 14.200 da Daniele), a equipe fechou o aparelho na primeira colocação, o que não aconteceu na paralela.

    Na paralela, o Brasil não teve nenhuma nota acima de 13. No mês passado, em um campeonato nos Estados Unidos, uma luz no fim do túnel apareceu com a ginasta Rebeca Andrade, que tirou 14.100 nesse aparelho. Era esperado uma melhora geral que ainda não foi vista: 12.650, 12.550, 12.450, 12.400 e 11.200 foram as notas finais na paralela, que deixaram a equipe em 3º lugar nesse aparelho.

    A trave teve seu ponto alto com Jade, que pontuou 14.250, a segunda maior nota de toda a competição. Julie Kim veio logo atrás, com 13.600, seguida de Juliana Santos, com 13.100. Daniele fez uma série difícil, com nota D 5.9, mas acabou tendo problemas e terminando com a nota final 12.900.

    No fim as brasileiras ficaram com o ouro por equipes, ouro no individual geral com Jade Barbosa e bronze no individual geral com Julie Kim. Jade se classificou para todas as finais, acompanhada de Isabelle Retamiro no salto e na paralela, Julie Kim na trave e Daniele Hypólito no solo. Juliana Santos e Lorrane dos Santos não se classificaram para as finais, que pelas regras só pode ter duas ginastas por país brigando por medalhas.

    Quando se analisa os resultados femininos de qualquer campeonato na América do Sul, não há muito o que falar além da equipe do Brasil, que é a maior potência do esporte no continente. Mas dessa vez algumas apresentações devem ser levadas em consideração.

    A equipe do Chile apresentou uma melhora. O fato da competição ter sido em casa pode ser um bom motivo para que isso tenha acontecido. As chilenas conseguiram passar a equipe da Argentina, que normalmente fica com a prata, mas que dessa vez estavam sem seu principal nome, a ginasta Valeria Pereyra, que parece estar com uma lesão no ombro.

    No salto sobre a mesa, as chilenas apresentaram yurchenkos e tsukaharas com pirueta, saltos de nível médio que não são muito efetivos em competições internacionais, mas que nessa competição foi quase suficiente para ficarem em primeiro lugar nesse aparelho (0.050 atrás do Brasil). Na paralela fizeram séries simples e limpas, que acabaram por deixar a equipe em primeiro lugar nesse aparelho. Na trave não foram bem, mas no solo não tiraram nenhuma nota abaixo de 13 pontos, o que é muito significativo para a equipe.

    As colombianas tiveram seu auge com a ginasta Bibiana Velez, que se classificou em primeiro para a final de paralela com nota D 5.5 e nota final 13.300. O Peru teve o seu com a ginasta Mariana Chiarella, que com a nota 13.500 se classificou para a final de solo em terceiro. A equipe da Venezuela não participou da competição, mas seria muito bem representada pela ginasta Jessica Lopez.

    Confira os resultados completos!
  • You might also like

    6 comentários:

    1. As notas de barra foram de fato horríveis ! As gurias tem que melhorar muita coisa .

      ResponderExcluir
    2. Acho que as Brasileiras, não apresentaram tudo o que esta treinando.

      Lorrane, e uma pedra precisa, já vi ela executando um dos Santos, em competição, ficou bem claro, que ela não apresentou tudo o que sabe, até porque essa e a sua primeira competição do ano, e o mundial ainda esta longe.

      Daniele Hypolito, além da musica nova no solo, eu acredito que ela venha com um duplo mortal esticado, e quem sabe uma outra acrobacia, mas ela também não mostrou tudo o que esta treinando.

      Jade Barbosa, esta voltando de lesão, seu pé não esta 100%, acredito que ela venha com um salto novo pro mundial,e um solo um pouco mais difícil, mas essa competição serviu pra ela entrar definitivamente no ritmo de competição, ela foi bem na trave, mas achei o salto dela com uma nota um pouco inferior ao de costume.

      ResponderExcluir
    3. Daniele foi muito bem no solo, serie praticamente cravada, mas ela precisa urgentemente colocar um elemento de dificuldade além da Dupla e meia, e ligar saltos de danças aos movimentos, ou ela assim faz, ou vai ficar nesse solo pra sempre.

      Também gostei da apresentação da Jade, mas precisa limpar a serie de solo e paralela, no salto achei a nota um pouco baixa, mas acho que ela ainda nao estava totalmente segura pra saltar.


      Isabela e Juliana ajudaram no que podia e sinceramente estou gostando muito do trabalho delas na seleção, é visível que elas querem brigar por uma vaga e estão atrás disso, ouvi boatos que a Isabela treina DTY e como fez no WOGA competiu bem no Jogos. E Juliana certamente treina elementos novos na trave.

      Julie, até que enfim conteve o nervosismo e nao sofreu nenhuma queda na competição, é isso que precisa ser trabalhado nela, o psicológico, porque ela tem uma linha de ginástica excelente, sua trave é muito boa.

      e da Lorrane eu esperava um pouco mais no solo, quando ela mandou um DTG+mortal na hora achei que a segunda passada seria um tsk, mas acabou nao arriscando elementos dificeis, digo isso porque ela sabe fazer Dos Santos com meia.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. pois e , mas acredito Jade, Lorrane, Dany, não apresentaram tudo o que estão treinando.

        Os técnicos Brasileiros sabem, que para o Brasil se classificar pro mundial, series com notas D 5.5, ou 5.4 praticamente tiram o nosso pais da disputa.

        Lorrane e muito potente, e acredito que ela vai realizar acrobacias e saltos mais difíceis até o mundial, Jade já salta o Mustafina esta indo bem na trave, e pode dificultar o solo também.

        Dany tem potencial na trave, e pode ajudar no solo.

        Excluir
      2. concordo plenamente contigo. tirando a parte da Kim que pra mim não gosto. ela é muito arrogante e não tem humildade nenhuma. isso prova cada vez mais o que eu digo. jade e Daniele estão excelentes. Lorrane com certeza VAI BRILHAR MUITO ESSE ANO. aproveito pra dizer muito obrigado ao gym blog por nos proporcionar tudo em primeira mão. ps: minha opinião sobre Julie é pessoal e totalmente particular. beijinhos .

        Excluir
      3. Concordo o psicológico nessas competições são os vilões. Gosto das americanas porque lá tem todo um sistema de psicólogo que trabalha isso a FAVOR das atletas não contra. Brasil tinha que convidar um grupo pra isso. Adoro a Juliana espero ela ter uma chance nessa equipe tão brilhante e promissora. Rebeca Andrade está cada dia mais EXCELENTE . Não digo isso de fã só nas olimpíadas digo porque acompanho de perto o trabalho da Keli e todos os envolvidos. Esse ano vai ser ótimo e ainda cód bons resultados. Beijo a todos ficam com DEUS :)

        Excluir