-->
  • FIG divulga lista nominativa do Mundial e Brasil conta com boas equipes


    Terminou ontem o prazo para que as Federações Nacionais enviassem para a Federação Internacioanl de Ginástica as listas nominativas do para o Mundial de Glasgow. A lista é provisória e pode ser alterada de hoje, dia em que foi divulgada, até o começo das competições, no dia 23 de outubro.

    Algumas Federações Nacionais como Romênia e Itália ainda nem realizaram seus campeonatos nacionais, que provavelmente serão seletivos e decisivos para as conclusões finais. Apesar disso, dá pra ir tendo uma noção do que podemos esperar do Campeonato Mundial mais importante do ciclo.

    Confira os ginastas previamente selecionados para representar o Brasil.

    MASCULINO

    Arthur Zanetti
    Arthur Nory
    Caio Souza
    Lucas Bittencourt
    Francisco Barreto
    Péricles Silva
    Diego Hypólito

    Apesar da lista ser provisória, é certo que os cinco primeiros dessa lista estarão na equipe. A dúvida fica entre Péricles Silva, que tem um histórico de inconsistência, e Diego Hypólito, que foi reserva já no Mundial passado mas acabou competindo e trazendo uma medalha pra casa. Diego continua com chances de final e medalha nesse aparelho, mas como o foco é a classificação olímpica e a ajuda dele em outros aparelhos fora solo e salto não é tão forte, fica uma dúvida com relação ao reserva. Petrix Barbosa também está no grupo de treinamento para o Mundial e pode ser que consiga uma vaga na equipe.

    A falta de Sérgio Sasaki será sentida como uma garantia de boas notas em todos os aparelhos, mas a falta não torna as coisas impossíveis para o Brasil. A equipe continua forte e muito bem preparada para a conquista da vaga olímpica com os ginastas que atualmente compõe a seleção. Caio souza cresceu muito em todas as suas séries e tem praticamente as mesmas notas que Sasaki conseguiu no Mundial passado, quando acabou não competindo por conta de uma lesão de última hora.

    FEMININO

    Daniele Hypólito
    Jade Barbosa
    Flávia Saraiva
    Julie Kim
    Lorrane dos Santos
    Letícia Costa
    Thauany Lee

    É bem provável que a reserva seja Thauany Lee, que é a atual melhor opção para compor a equipe caso algo aconteça. Isso porque existem rumores de que Flávia vem sofrendo com lesões por stress e pode ficar fora do Mundial. Isso seria uma tragédia, já que as coisas ficaram difíceis sem a Rebeca Andrade e ficariam mais ainda sem Flávia Saraiva. Com essas duas ginastas completamente saudáveis e compondo a equipe, arrisco afirmar que a classificação era certa.

    Entretanto, um excelente trabalho de composição das séries foi feito com todas as ginastas que estão na lista. A fase "séries fáceis e limpas" do ciclo passado acabou e o Brasil conta com séries de bom grau de dificuldade e que realmente tornam a classificação olímpica possível, mas claro, como todas as outras equipes do mundo, o Brasil precisa acertar.

    Confira a lista completa: http://www.fig-gymnastics.com/site/site/download?fileId=2401

    Post de Cedrick Willian

    Foto: Ricardo Bufolin
  • You might also like

    18 comentários:

    1. Na torcida pelas equipes! Alguém tem notícias de outras meninas, que não estão nessa equipe, mas podem evoluir para entrar na equipe olímpica, tipo Mari Oliveira, Milena Theodoro...

      ResponderExcluir
    2. Se a Flavia Saraiva não for a esse Mundial ,arrisco a dizer que a classificação para Olimpíada é impossível.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Seria mais difícil figurar entre as oito melhores equipes, mas com certeza classificariam entre as 16.

        Excluir
    3. A equipe masculina hoje colhe os frutos de um trabalho, duro, persistente e silencioso. Não é qualquer equipe que pode deixar um ginasta como Sasaki descansar e colocar um bicampeão mundial como Diego na reserva. Não estou sendo cruel com Hypolito, mas equipe competitiva é aquela que se cerca do maior número de ginastas talentosos possíveis, para que em casos de lesões ou de estratégia de competição, os objetivos da delegação não fiquem comprometidos.

      Já a classificação feminina nesse mundial vai ser inesquecível. Como disse em um post anterior, das oito vagas que dão acesso direto aos jogos olímpicos, 6 já estão garantidas: EUA, Rússia, Romênia, China, Japão e Grã Bretanha (não tem jeito, essas equipes são inalcançáveis).
      Mas a verdadeira batalha será travada pelas duas vagas restantes, uma vez que sete equipes tem condições de abocanhá-las: Alemanha, Austrália, Canadá, Holanda, Itália, França e Brasil. Cada uma dessas seleções tem suas qualidades e defeitos, mas aquelas que errarem menos vão levar essas vagas.

      As brasileiras melhoraram muito nesse ano, haja vista que nunca houveram tantos upgrades como agora. É claro que com a Rebeca na equipe, poderíamos brigar de igual pra igual com Japão e Reino Unido, porém, ela se lesionou.
      Mas deposito muita confiança nelas, pois nunca vi tanta determinação nas meninas como agora.
      Espero que Flávia descanse para o amistoso com a Alemanha no mês que vem, e lógico, pro mundial (quero ver ela na final de trave, pois ela merece).

      PS: notícia do amistoso encontrado nessa reportagem:
      http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2015/09/brasil-escala-ginastas-para-o-mundial-mas-sasaki-mantem-esperanca.html

      Lucas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dificil tira as outras 2 vagas de Itália e Canadá no Feminino,só um milagre.

        Excluir
    4. e o Brasil nas barras assimétricas? alguém sabe como estão as meninas?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. As meninas tiveram uma relativa melhora, mas nada muito gritante. Esperam-se médias em torno de 13,5.

        Excluir
    5. As melhores notas do brasil no femenino com certeza vai ser da jade barbosa,flavia saraiva e daniele hypolito

      Jade barbosa media
      15,000 na trave
      15,250 no solo
      15,300 no salto
      14,500 na univen bars sem erros

      Flavia saraiva
      15,050 Na trave
      15,000 no solo
      14,450 no salto
      14,200 na univen bars

      Daniele hypolito media
      14,700 no solo
      14,400 na trave
      14,350 no salto
      14,250 na univen bars

      Sem erros graves elas poden tirar uma media. bem alta .


      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Essas notas tão completamente fora da realidade. Sendo plausível:
        Jade Barbosa
        VT-14.900 UB-13.500 BB-14.350 FX-14.000
        Flávia Saraiva
        VT-14.100 UB-13.500 BB-14.600 FX-14.400
        Daniele Hypólito
        VT-14.200 UB-13.000 BB-14.000 FX-14.000

        Excluir
      2. comentei no teu post. era para ser no de cima rsrs

        Excluir
    6. Jadeusa vai lacraar \o/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Só se for na selfie kkkkkkkkkkkkk!

        Excluir
      2. Kkkk...Isso com certeza.
        O Brasil deveria levar só a nova geração, pelo menos seria uma expectativa diferente, e estaríamos apostando em alguma coisa. Tinhamos que arriscar.
        Pois com Jade e Daniele , já estamos cansados de ouvir.
        Eh treinamos muito, demos o nosso melhor, mais infelizmente não foi desta vez, ginástica é assim mesmo. ....

        Excluir
      3. recalcada huum# hahahaha

        Excluir
    7. É verdade que a Julie Kim sofreu uma lesão de LCA e vai ficar fora de ação durante alguns meses? A coisa tá ficando complicada pro Brasil...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É verdade sim, ela rompeu o crazado anterior. Foi a mesma lesão da Rebeca, e num salto quase igual ao que acometeu lesão aquela (reversão mortal carpado com pirueta). Provavel que voltará só para o evento teste.

        Excluir