-->
  • Daiane dos Santos planeja ser mais completa nos Jogos Olímpicos de Londres


    Nunca uma cirurgia fez tão bem a Daiane dos Santos.Ainda em recuperação de uma operação no joelho direito-a quarta realizada no local em sua carreira-a ginasta diz que finalmente eliminou as dores que tanto a incomodaram durante anos em treinos e competições.A atleta gaúcha está tão animada que,depois de cogitar a aposentadoria após os Jogos de Pequim,já faz planos para chegar como veterana em Londres-12.
    "Vou estar com 29 anos nas próximas Olimpíadas e sei que ainda posso dar o melhor de mim.Mas isso nem é tão fantástico,porque existem outras ginastas pelo mundo que também competem em alto nível com esta mesma idade.A Oksana Chusovitina(ginasta do Uzbequistão naturalizada alemã)é um exemplo disso",afirmou.
    Daiane,entretanto,não quer apenas estender sua carreira.Sem dores,a ginasta quer ampliar seu leque de aparelhos e passar a ser competitiva não apenas no solo.Além de melhorar suas performances no salto e nas paralelas,Daiane quer passar a brigar por medalhas também na trave e chegar mais completa aos Jogos e Londres.
    "Eu não competia na trave porque forçava demais a perna e as dores eram insuportáveis.Agora isso passou.É uma nova fase para mim",disse."Antes de eu começar a ter problemas graves nos joelhos,eu disputava trave.Nunca foi meu melhor aparelho,mas quero retomar isso",completou.
    Os problemas nos joelhos de Daiane começaram em 2001,quando a ginasta operou o tendão patelar do joelho esquerdo.Em 2003,semanas antes dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo,Daiane fez uma artroscopia no direito.A terceira operação aconteceu em junho de 2004,vésperas dos Jogos de Atenas,quando a atleta tirou um pedaço de cartilagem do joelho direito.
    A operação às vésperas do torneio olímpico foi apontada como uma das razões pela qual Daiane não conseguiu conquistar uma medalha na Grécia.A ginasta,que errou a aterrissagem em um dos saltos de sua série embalada pelo chorinho "Brasileirinho",treinou normalmente apenas dois meses antes de seguir para os Jogos.
    A cirurgia foi mantida em segredo pela ginasta e,a pedido da Confederação Brasileira de Ginástica(CBG),o hospital que realizou a operação,também não divulgou informações sobre o caso.
    Em outubro do ano passado,sob os cuidados do Dr. Wagner Castropil,Daiane realizou uma osteotomia,procedimento cirúrgico que tem por objetivo corrigir deformidades do esqueleto.Já há algumas semanas,com o mesmo médico,voltou à mesa de cirurgia para retirar uma placa que havia sido colocada no joelho direito.A previsão dos médicos era de que a operação só fosse acontecer no final do ano.A antecipação surpreendeu o especialista.
    "Daiane foi muito regrada e justamente por isso conseguiu se recuperar tão bem da primeira cirurgia que fizemos(no ano passado).Ela não faltou a nenhuma sessão de fisioterapia.Foi um exemplo.Geralmente atletas ficam desanimados depois de uma operação.Ela não",afirmou Castropil.
    A ginasta,entretanto,não sabe ainda não sabe quando voltará a competir."Quero disputar o Mundial de Londres,mas ainda não sei se vou conseguir.Mas esse é meu objetivo,meu sonho",finalizou Daiane.O torneio inglês acontece em outubro deste ano.

    Fonte:Gymblog Brasil
  • You might also like

    Um comentário:

    1. Que bom! Ela deve estar muito animada por não sentir mais dores.
      Qual ginásta não ficaria?

      Seria ótimo se ela ficasse mais completa, e a Daiane é muito capaz, ela já provou a todos ser um grande exemplo de superação.

      Eu acho que ela deveria treinar saltos bem dificeis, ela tem muita força. Acho que ela é bem capaz de fazer um "Produnova".

      ResponderExcluir