-->
  • O porquê de não perder as esperanças nas meninas

    Sabemos que a batalha será árdua, que o caminho a frente será difícil, porém acreditar é preciso. Aqui vai mais uma razão, um pouco mais racional e matemática, do porquê eu acredito que o Brasil ainda está nessa disputa.

    Itália, França e Canadá são as equipes mais preparadas para este evento em termos de resultados anteriores (incluindo o mundial pré-olímpico) e de qualidade técnica de suas ginastas. Como estas equipes estão muito fortes, acredito que devam fazer o pódio do Evento teste. Todavia, o quarto lugar ainda não está decidido.

    Como referência para este post, segue um quadro com as somatórias gerais e por aparelho de cada equipe nas classificatórias do último mundial:

    Os dados acima seguem a seguinte ordem: salto, barras, trave, solo e somatório geral da equipe.

    Coréia e Bélgica terminaram abaixo do Brasil no mundial, respectivamente 15o e 16o. Portanto estamos, em tese, na briga contra Espanha e Holanda pelo 4º lugar.

    Holanda está desfalcada de duas ginastas, uma delas é a sua principal ginasta (Celine van Gerner). A diferença de notas entre Brasil e Holanda no somatório total das equipes durante a classificatória do mundial pré-olímpico foi menor que 0.5. Como Celine pontuou na casa dos 14 tanto na trave (14.300) quanto nas paralelas (14.166), e considerando que eles não teriam outra ginasta do mesmo nível, acredito que já estaríamos na vantagem contra a Holanda.

    Eis o motivo: o Brasil foi melhor que a Holanda no Salto e no Solo, obtendo uma vantagem de aprox. 1 ponto na soma dos dois. A Holanda colocou a diferença justamente na trave e nas paralelas, onde eles precisariam de Celine para pontuar tão alto quanto. Nas paralelas a diferença foi de 1.2 e na trave de apenas 0.1.

    Lisa Top será digamos a substituta de Celine. Uma ginasta nova com muito talento e que já vem sendo reconhecida por campeonatos como o Pre Olympic Youth Cup onde ela terminou em #2. Suas notas de Salto e Solo foram na casa dos 14, o que já seria uma vantagem de quase 1 ponto em relação a Celine. Entretanto, suas pontuações de trave e paralelas foram na casa dos 11 (sem quedas).

    Assim sendo, partindo de uma visão bem prática, estaríamos em uma disputa real e direta contra uma equipe ao invés de sete. Já ficou mais interessante, não?

    Bem, a Espanha cresceu muito rapidamente e em pouco tempo. Resgatou ginastas importantes como a Izurieta e já foi chamada de "China da Europa" pela ótima execução em tudo que faz. A diferença entre Brasil e Espanha foi de aprox. 1.3 no comparativo das notas das equipes no mundial.

    Dissecando por aparelhos, a grande vantagem da Espanha está nas paralelas onde pontuaram quase 3 pontos a mais que o Brasil. O Brasil foi superior no solo (0.6 acima) e na trave (0.4 acima) enquanto a Espanha foi superior no salto (0.4) também.

    Algumas modificações foram feitas nas séries brasileiras que podem fazer o Brasil somar mais 1.3 (que foi a diferença entre Espanha e Brasil). Por exemplo: a mudança na série da Daiane substituindo DTC por DTG pode fazê-la pontuar mais já que ela continua com uma boa dificuldade porém sem tantas deduções de execução e/ou aterrisagem; Daniele fazendo salto após as acrobacias pode subir a nota também; aumento da dificuldade na trave e nas barras
    ; chegadas melhores no salto de todas. Não devemos subestimar o poder de mais um “0.1”.

    Além disso, não é difícil de acreditar que tanto a Daniele quanto a Adrian podem chegar aos 14 no salto; que a Jade pode tirar mais de 12.900 no solo; Daiane pode tirar 13 nas barras, assim como Bruna e Daniele. Se você somar as possibilidades claras de melhoria mais as limpezas e um pequeno aumento de dificuldade nas barras e trave, esse 1.3 de diferença com a Espanha pode acabar ficando a nosso favor.

    Claro que é imprescindível lembrar que todos os argumentos aqui apresentados são conjecturas baseadas no mundial pré-olímpico, notícias recentes, e alguma dose de otimismo (mais necessária do que nunca).

    A classificação do Brasil para alguns seria merecimento, para outros pura sorte. Seja qual for o motivo, queremos ver o Brasil nas Olimpíadas com uma equipe completa, certo? E o que podemos fazer é torcer, e torcer muito para que possamos atrair tanto o merecimento como a sorte para o nosso lado. A ginástica é imprevisível e se qualquer uma das oito equipes sentir a pressão e errar, o resultado final pode vir a surpreender. Quem sairá vencedor neste último combate pré-olímpico? Quarta-feira saberemos.

    Anexo:

    Para os que gostam de números, segue um documento para vocês compararem a performance do Brasil no mundial pré-olímpico. O arquivo contém um resumo do último mundial, incluindo as notas de partida, de execucão e final em cada aparelho por ginasta.

    Download


    Créditos da foto: Grace Chiu (http://www.graceclick.ca/)

  • You might also like

    9 comentários:

    1. mas nao se esqueça que a Espanha tem mais um DTY e aumentou a dificuldade das series tb.

      ResponderExcluir
    2. Legal comparar Brasil com Espanha, mas esqueceram a Coréia?

      ResponderExcluir
    3. Temos que acreditar vou torcer muito muito por elas por mais que seja difícil não é impossível temos que ter pensamentos positivos e acreditar nelas.VAMO LA BRASIL

      ResponderExcluir
    4. Meh. Acabei de ler a review do podium training do The Examiner e não me pareceu mto bom pro Brasil não.

      Pelo que li lá, Itália tá impecável.
      Canadá tá impecável.
      a Korea está super impressionante nas paralelas e trave. Meio fraca no solo.
      Holanda, mesmo sem sua principal ginasta está forte. Não dá pra se enganar só pq perderam a principal. a Dianne Teunisse tá matando a pau.
      Espanha fez um solo bom e saltos bons.
      França fez saltos fortes, está mais forte que no mundial nas paralelas, teve alguns problemas na trave, mas a Youna detonou.
      Brasil: Daiane impressionou no solo e foi bem nas paralelas. Jade foi fraca no solo, mais ou menos no salto e decente nas paralelas com alguns erros. Adrian e Daniele fizeram um bom salto.

      Isso tudo que tá no minuto a minuto do the examiner.
      Então sei lá. Esse negócio de o Brasil depender dos erros das outras é meio incompetência, mas né.

      ResponderExcluir
    5. A Jade foi super bem no solo, só aquele DC final dela que me pareceu que ela queria cravar e acabou underrotating a acrobacia e ai chegou com o tronco lá embaixo. É visível que a estratégia do Brasil foi limpar, pôr mais artisticidade nas séries e manter as dificuldades possíveis. Não houve grandes mudanças na composição das séries. Acho uma estratégia arriscada, porém é inegável que as séries delas principalmente de solo e destaque para Dai na UB ficaram mais assistíveis e quem sabe sejam vistas com melhores olhos pelas árbitras.
      Acho que Holanda, mesmo com a falta da Celine, não pode seer mesmo descartada. Coréia não sei o que dizer elas tem potencial, mas tem inconsistência quase na mesma medida.
      França, Itália e Canadá estão garantidos pra mim.
      Agora até a Geo falar que dependemos das meninas terem a melhor competição da vida delas e ainda assim depender de falhas das adversárias ai podemos ter certeza que nossa situação não é boa.

      Ah só pra constar, fiquei muito triste pelos meninos hoje. Acho que eles podiam ter competido melhor e bater Canadá e Itália, mas paciência né?! hoje não foi o dia deles. Entretanto, eles sim podem dizer "fizemos o nosso melhor, nos esforçamos e viemos com raça!".

      ResponderExcluir
    6. Debora, a Jade foi muito bem no solo sim. Ela tirou o duplo esticado abortivo (que é um dos piores da historia), esta com um DTG limpo, TC limpo também. Falaram que ela fez um DTY ótimo. Nas paralelas ela melhorou um pouco, só errou a saída. E ela foi MUITO bem na trave.
      Daiane foi decente no solo, barras e salto. Daniele foi decente no solo, salto e trave. Adrian aparentemente fez um bom salto e trave.
      Minha preocupação é a Bruna e a Ethiene.

      ResponderExcluir
    7. e tomara que de tudo certo pra elas e que errem o minimo possivel.as espanholas tao sim na briga com o brasil mas eu nao esqueço as coreanas que nas paralelas estao bem fortes principalmente a heo seon mi e no salto elas tem dois DTY.vamos torcer pra elas ficarem tensas e errem principalmente nas paralelas ja que e o pior aparelho do brasil.

      ResponderExcluir
    8. Falaram aqui que o Aportv passaria este pré-olímpico. Mas não tem nada na grade.

      ResponderExcluir
    9. ELAS ESTÃO CLASSIFICADAAAAAAAAAAASSSS!! PARABÉNS MENINAAAAAAAAAAAASSS!! Ah, aqui é a Renata!

      ResponderExcluir