-->
  • Análise da primeira subdivisão feminina - Evento Teste Londres 2012



    Resultados até agora:

    Sofia Gomez está em primeiro no geral, dentre as ginastas que não estão aqui com uma equipe. Se contarmos com as canadenses, ela fica em segundo, atrás de Peng Peng. Sofia fez uma ótima competição. Acertou todas as séries e continua melhorando. É muito bom ver uma ginasta como ela, de um país pequeno e que só teve uma ginasta de renome internacional até hoje: Luisa Portocarrero, que competia na época de Barcelona em 1992 e que era treinada pela ex-treinadora canadense Angela Orchad. Já ouvi dizer que Sofia é treinada por Loredana Boboc, campeã olímpica e mundial por equipes com a Romênia. Ela realmente apresenta muitas características afins com as romenas, como por exemplo o flick + mortal com pirueta na trave. Mas em todas as competições quem a acompanha é um senhor. Alguém tem mais notícias sobre isso?


    Jessica Lopez é a quinta no geral comparada a todas ginastas mas, contando apenas as individuais, ela está em segundo, atrás de Sofia. A série dela de paralela foi mais simples que no Mundial. Ela tirou 13.7 neste aparelho, sem fazer o jaeger esticado e sem a ligação de tkatchev + gienger. Isso diminuiu sua nota de partida e, consequentemente, sua nota final. Ela simplificou todas as séries, mas ela sabe que não precisa gastar tudo aqui para se classificar individualmente.


    Jessica Gil é a próxima na classificação. Ela fez uma ótima competição, com exceção da paralela. Mas o que mais gostei de ver foi ela se saindo bem no solo. Neste mesmo ginásio, há mais ou menos 2 anos e 3 meses, Jessica saiu daqui carregada pelos bombeiros depois de uma queda horrível de cabeça no solo, em uma final histórica para a Colômbia. Não sei se estou errado, mas acho que nenhuma colombiana havia se classificado para uma final em mundiais até então. A última lembrança que ela tinha daqui era de ser carregada para fora da área de competição com suspeita de uma séria lesão. Hoje ela começou com um lindo duplo estendido e terminou a série visivelmente feliz. Foi um dos pontos altos para mim nesse primeiro grupo.


    Yamilet Pena não competiu bem. Teve falhas em todas as séries, inclusive no salto. Quando ela se preparou para o segundo salto, todos aqui na banca de imprensa ficaram tensos. A Blythe Lawrence (do examiner.com) chegou a fechar os olhos, e todos nós nos assustamos mesmo, porque esperavamos um duplo para frente. Mas na verdade ela fez uma pirueta grupada, então foi aquele susto de não saber o que estava acontecendo. Infelizmente ela errou esse salto também. Não zerou, mas chegou agachada e caiu.


    Yao Jinnan foi maravilhosa nas paralelas! Todos aqueles trocos, Ono, Bi e variações, mais jaeger e tkatchev, mais shaposhnikova vindo do stalder afastado e maloney com meia. Pra finalizar ela crava um duplo estendido lindo, ou seja: essa série dela tem de tudo! Na trave ela só errou o mortal grupado para frente. Chegou baixo e quase caiu. E infelizmente nao fez solo...
    A Sui Lu é tudo que eu esperava! Ela é muito boa mesmo, é muito bom ver a ginástica dela. A trave foi fenomenal! Quando ela cravou o mortal com meia volta, todo mundo delirou. E no solo ela não fez todas as dificuldades e também não fez a coreografia nova. Mas foi muito bom ter a oportunidade de ver essa série mais uma vez. Ela é um poço sem fundo de suavidade e leveza. Amo!

    A equipe do Canadá, meus amigos, está maravilhosa! Conseguiram uma boa nota por equipes, e isso sem competir perfeito. Elas tiveram quedas, pisadas fora do tablado e desequilíbrios grandes na trave. Enfim, elas ainda vão melhorar muito até os Jogos Olímpicos. Acho que elas tem tudo para estar na final por equipes. A paralela e o salto delas está incrível, enquanto a trave está boa e o solo também. No solo, aliás, elas deram um show de parte coreográfica. Esta é uma equipe muito interessante... Passaram por uma fase onde o Canadá já não tinha nenhuma expressão internacional. Sempre gostei das ginastas do Canadá, mas por um tempo nem me lembrava delas mais. Passaram uma fase de reestruturação, pois as melhores atletas estavam machucadas ou aposentadas, e as juvenis que todos esperavam muito (como Peng Peng e Charlotte Mackie) deram uma sumida do cenário. Parecia ser o fim. Ainda mais quando Vaculik e a Hopfner-Hibbs foram para a ginástica universitária. Mas as coisas foram melhorando... Uma nova júnior surgiu: Victoria Moors! Britany Rogers se recuperou das lesões, Peng Peng voltou com tudo e Vaculik resolveu dar mais uma chance para a elite... Enfim, tudo se encaixou e elas estão MUITO bem. Quando a Vaculik desceu da trave, Peng Peng lhe deu um abraço muito apertado. Esse abraço, visto daqui, parece ter tido o seguinte significado: "CONSEGUIMOS!" E o melhor é que tem mais canadenses chegando... A fábrica não pode parar!


    A Holanda competiu bem. Teve umas quedas, poderia ter sido melhor, mas é uma equipe fraca. O melhor delas é a paralela. Linha bonita, ótimas paradas de mãos e boa dificuldade. Mas tiveram muitos erros no aparelho que mais precisavam acertar. Fora a paralela, tiveram alguns bons momentos isoladamente, principalmente com Wyomi no salto, fazendo um yurchenko com dupla e Marlies Rijken, com sua graciosidade no solo e trave.
    Acho que o Brasil passa a Holanda. Temos mais trave, mais solo e mais salto. Mas precisa acertar.
    A próxima rotação tem Bélgica, Espanha e França. Vai ser bem interessante e decisivo para nós. Dependendo do que acontecer aqui, vamos saber melhor o estado das nossas chances.
    Vamos lá.
  • You might also like

    2 comentários:

    1. Gente, procurem "london test event" no youtube, que tem alguns videos..

      ResponderExcluir
    2. ta aqui o salto da Yamilet http://www.youtube.com/watch?v=zH3NiyrnWqk

      ResponderExcluir