-->
  • Cuba ganha dois ouros nos Juegos del Alba


    Cuba obteve os dois primeiros ouros disputados nos 'Juegos del Alba',com as vitórias das equipes masculina e feminina sobre a Venezuela e a Colômbia na última quinta-feira.Na sexta-feira,Cuba garantiu os dois títulos do individual geral.
    A equipe feminina liderou com uma vantagem de mais de 10 pontos em relação à Colômbia(202,450) e a Venezuela(201,650).Cuba não envia representante feminina para uma competição oficial da FIG desde do Campeonato Mundial de 2003 e esta vitória sobre a principal equipe da Colômbia pode encorajar as autoridades de levar a equipe para o Campeonato Mundial de 2010(Roterdão),que servirá como uma preparação para as Olimpíadas.A equipe cubana foi composta por Jennifer Alike,Yahara Cesé,Dovelis Elena,Yaney Hernández,Dayana Rodríguez e Madelén Tamayo,sendo Tamayo e Cesé as mais experientes do grupo.Colômbia viajou para Cuba com sua equipe mais forte,que foi liderada por Nathalia Sánchez.As representantes colombianas já obtiveram sucesso competindo em várias etapas da Copa do Mundo.Fazendo parte desta equipe medalhista de prata estavam Catalina Escober,Melba Avendaño,Gabriela Gómez e Marcela Sandoval. Venezuela não trouxe sua melhor ginasta,Jessica López,mas conseguiu alcançar a medalha de bronze com Fanny Briceño,Jainer Fuenmayor,Eliana González,Yarimar Medina, Masiel Peña e,a mais experiente da equipe,Yvette Rojas.
    Cuba também venceu a prova masculina por equipes somando 337,050 pontos com a equipe 'A' e a equipe cubana 'B' ficou com o bronze(316,250).No meio das duas equipes cubanas,com a segunda colocação,aparece a Venezuela,que obteve 323,450 pontos sem os seus dois principais ginastas,José Luis Fuentes e Regulo Carmona.A equipe cubana 'A' tinha Fidel Silot como melhor ginasta e era completada por Irving Arroyo,Carlos Campaña,Gerardo Medina,Juan Monjuy e Yunier Rodríguez.Os cubanos que integravam a equipe 'B' eram os jovens Ernesto Vila,Darian Cobas,Carlos Kindelan,Jorge Soria e Raiko Valdés.A presença de tantos ginastas cubanos nesta competição suscita esperanças de vê-los em competições internacionais no futuro. Venezuela tinha Carlos Carbonell e Johny Parra como os ginastas mais conhecidos da equipe;O grupo também era formado por Nelson Fuenmayor,Santiago Marcano,Ubaldo Sanguiz e Adicks Trejo.
    As provas individuais gerais realizadas na última sexta-feira também foram dominadas por Cuba,que conquistou os dois ouros.Jennifer Alike(55,250) surpreendeu ao superar a atual campeã nacional cubana,Madelén Tamayo e a vice-campeã,Yahara Cesé.A colombiana Nathalia Sánchez ficou com a prata somando 53,850 pontos e Tamayo garantiu o bronze com 53,300 pontos.A prova masculina também trouxe surpresas com a vitória de Gerardo Medina,que marcou 86,400 pontos ,mais de um ponto à frente do veterano colombiano Jorge Hugo Giraldo(85,275).O venezuelano Adicks Trejo ficou com o bronze obtendo 84,825 pontos.
  • You might also like

    2 comentários:

    1. Eu lembro da equipe feminina de Cuba no Pan 2007, as meninas me pareceram bem fraquinhas ainda, e eu me lembro de uma que parecia estar gordinha.

      Seria muito bom ver os países latino americanos ganhando medalhas em competições mundiais.

      ResponderExcluir
    2. Seria muito bom mesmo Danilo(de preferência que a maioria dessas medalhas viessem para o nosso país,claro!).
      Parece que o Equador está "fabricando" uma promessa para esse novo ciclo olimpíco:o nome dela é Elid Helwigg(a menina tem até site oficial!!!)

      ResponderExcluir