-->
  • O que a ginástica reserva para 2013? - Parte 3


    CHINA

    Zen Siqi conquistou a afeição (e a desconfiança) dos fās internacionais após suas aparições em competições de alto porte a partir de 2011. A atleta que, como outras chinesas, não aparenta os 16 anos que apresenta no passaporte, gerou novas controvérsias a respeito das denúncias de falsificaçāo de documentos de atletas chinesas, que vem à tona a cada 4 anos. Seus técnicos optaram por não colocá-la no time olímpico, mas Zen Siqi apareceu novamente como um nome forte no cenário nacional e mundial após o sucesso no campeonato Chinês recentemente (as atletas que competiram nas Olimpíadas não participaram). Com uma linha apurada e movimentos precisos, Zen mostra a tradicional beleza da ginástica chinesa… e os defeitos também: a atleta não possui dificuldade suficiente nos aparelhos "de perna", o que dificultará sua colocação entre as três primeiras do individual geral no mundial do ano que vem.

    Siqi na trave no Camp. Nacional Chinês de 2011

    Zhu Siyan é outra estrela emergente na ginástica chinesa, e promete ajudar a carregar o nome do país nos próximos anos. A atleta possui idade "indefinida" em documentos encontrados na internet, por isso é difícil especular se estará no páreo para fazer parte do time chinês em 2013.


    Tan Sixin divide opiniões quanto aos seus fās. Para alguns, a ginasta graciosa, com uma flexibilidade e saltos ginásticos invejáveis; para outros, a menina frágil e desmotivada, que não consegue segurar a pressão que carrega nos ombros. De um jeito ou de outro, Tan Sixin ainda emerge como um dos principais nomes do país, mesmo após estar fora do time nacional nas Olimpíadas de Londres. Em 2013, os admiradores e os críticos da sua ginástica exuberante esperam que essa pequena estrela viva o sucesso que é capaz.

    Sixin na trave - saltos ginásticos impecáveis

    Yao Yinnan chegou a Londres como um dos principais nomes da ginástica mundial, após ter ficado com a terceira colocação no individual geral do campeonato mundial pré-olímpico, mesmo depois de uma queda na trave. Yao, que sofreu uma contusão na coxa logo antes dos Jogos e voltou pra casa sem nenhuma medalha na mala, parece estar de volta aos treinos, e esperamos que atinja seu potencial em 2013. Infelizmente o conto das ginastas chinesas tende a ser bem similar quanto à expectativas não alcançadas, mas Yao tem tudo para se despontar novamente por ser apontada como uma das 10 melhores "all arounders" que a China já produziu.

    Yinnan é uma das poucas ginastas chinesas que apresentam explosão nas acrobacias no solo.

    Deng Lin Lin, Sui Lu e He Kexin voltaram pra casa com uma medalha de Londres (cada uma), conquistando o primeiro e segundo lugar na final de trave, e o segundo lugar nas assimétricas, respectivamente. As três são consideradas veteranas do time chinês e, por isso, levantam dúvidas quanto às condiçōes físicas para o próximo quadrênio. Mesmo assim, ainda há esperança de que consigam continuar no esporte e alcancem resultados expressivos.

    Deng na final por aparelhos em que alcançou o título de campeã olímpica em 2012.

    Sui Lu na série de trave que foi possivelmente uma das mais bem executadas de todo o quadrênio.

    Kexin na apresentação que a revelou para o mundo, e gerou controvérsias.


    Da série " O que a ginástica reserva". Todo fim de ano estaremos fazendo postagens sobre os maiores nomes que competirão no ano seguinte. O último texto será exclusivamente escrito sobre ginastas do Brasil. Ideia original de Marina Aleixo.
  • You might also like

    21 comentários:

    1. Então... este negócio de "elas não têm 16 anos, e mimimi..." é puro despeito. Falar é fácil; quero ver é provar.

      Tanto que foram as próprias ginastas chinesas que acabaram revelando a farsa de suas idades em 2000. Se elas mantivessem o bico fechado, ninguém nunca descobriria. Porque ninguém conseguiu provar nada. Hoje existe o tal teste ósseo, que mostra a idade real das atletas. Contra isso, não há argumentos.

      Outra coisa...belíssimos artigos, muito bem elaborados. Mas He Kexin não "foi relevada" nas Olimpíadas. Antes disso, ainda em 2008, ela participou de uma ou duas etapas de Copa do Mundo.

      Vídeos do Youtube:

      watch?v=mpMrbdVDB5I - Etapa de Doha;
      watch?v=G58ARjkUeeY&feature=related - Etapa de Cottbus, ambas em 2008.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. "Se elas mantivessem o bico fechado, ninguém nunca descobriria"...quer dizer que vc acha certo mentir idade? fala sério, direitos iguais para todas!

        Excluir
      2. Você resolveu pegar uma frase aleatória de todo o meu comentário e fazer uma tese sobre o que eu acho certo ou errado. Get over yourself.

        O que eu disse claramente mostrando a incompetência da FIG em descobrir farsas, ou descobri-las de forma errônea, punindo sem a menor necessidade. Quem não se lembra da pobre Andrea Raducan, pega como bode expiatório para mostrar todo o "trabalho" da FIG contra o dopping?

        Afirmo novamente: se a investigação fosse eficiente, as ginastas chinesas de 2000 seriam "pegas na mentira" ainda em Sidney. Mas não. Precisou-se que uma delas falasse sobre a idade. Se ela não tivesse falado, aquela seleção jamais seria pega. Não foi o bom trabalho da FIG. Foi a consciência pesada de uma ex-atleta.

        Excluir
    2. Esse negócio das idades das chinesas é bem controverso. Esses tempos vi no tumblr algo do tipo "todo mundo fala que as chinesas não aparentem ter 16 anos... Mas e a Daiane do Santos que tem 29 e parece ter 16?"
      :p

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. parece ter quanto? 16? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk menos...

        Excluir
      2. meu Deus, só disse que vi no tumblr...

        http://mollocktastic.tumblr.com/post/28076317250/everyone-complains-about-chinese-girls-age-but

        Excluir
    3. Boas ginastas revelação, mas não estão no páreo das norte americanas

      Infelizmente as chinesas na hora H sentem a pressão e acabam errando suas séries.

      E a falta de Amanares e solos fortes são alguns dos calcanhares de aquiles da ginástica chinesa na atualidade.

      Esperaremos as revelações russas !!

      ResponderExcluir
    4. A China, mesmo com seus ginásios espalhados pelo país inteiro, vem encontrando dificuldades de manter aquele time estrondoso de 2008. E pelo que parece, esse próximo ciclo não revela uma grande safra... Mas parabéns mais uma vez Marina pelo seu post; vc escreve mto bem!
      Suponho que o próximo seja o do Brasil né... tõ ansioso pra ver sua opinião, principalmente sobre quem vai pro mundial da Bélgica no ano que vem.

      ResponderExcluir
    5. http://www.youtube.com/watch?v=JVRLzS5uSik sera que e essa? achei esse video dela Zhu Siyan

      ResponderExcluir
    6. Eu também estou esperando as revelações russas.

      ResponderExcluir
    7. quero ver a russiaaaaaaaaaa!

      ResponderExcluir
    8. As Chinesas não se dão muito bem com pressão veja Cheng Fei em 2008 nas duas finais em que era favorita caiu, uma verdadeira líder de equipe chinesa e que mantinha bons resultados era Zhang Nan

      ResponderExcluir
    9. Muito bom e realmente sui lu foi a melhor trave nesses 4 anos. To doida pra ver o post das russas!!

      ResponderExcluir
    10. Gente: Dementieva ganhou o Memorial Joaquim Blume com 56.600 e já está fazendo trave de 6,3!! Agora Oleg Vernyayev ta com tudo, Sasaki que se cuide no aa, Oleg ganhou com 90,000 com diferença de 2 pontos para Daniel Purvis que somou 88 e ele não tem nenhuma série abaixo de 6. A menor é 6,2.

      ResponderExcluir
    11. Já viram o solo novo da da Victoria Moors?
      http://www.youtube.com/watch?v=J-6nCU7dU5A&feature=plcp

      ResponderExcluir
    12. To loko pra vee o post das Russas... Go Russiaa!!!

      ResponderExcluir
    13. Zhu Siyan é de 1998. =*

      ResponderExcluir
    14. Gentee, e a Huang Qiushuang???

      ResponderExcluir